5.31.2009

Índice de massa corpórea (ICM) e Controle de Peso


A presença anormal de gorduras extras na área do abdome foi associada aos maiores riscos de doenças cardíacas, doença da artéria coronariana, hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade e outros quadros, sem qualquer relação com o peso ou o índice de massa corporal real do indivíduo. Em geral as taxas de gordura, da cintura até o quadril, acima de 0.8 para as mulheres, e acima de 1.0 para os homens, indicam excesso de gordura abdominal.

IMC é sigla de Índice de Massa Corpórea, uma medida para se determinar se uma pessoa está abaixo, em seu peso ideal, ou acima do peso.

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.

Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:
IMC= peso÷ (altura )²
IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5

Abaixo de 18,5 —Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9— Parabéns , você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 —Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 —Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 —Obesidade grau II
40,0 e acima— Obesidade grau III

Fonte: http://como-emagrecer.com/calculo-de-imc...

O controle de peso é definido como a manutenção do peso corporal em um nível desejável.

DETERMINAÇÃO DO PESO CORPORAL DESEJÁVEL
Sobrepeso:
O "sobrepeso" ou a "obesidade" são termos usados para descrever o excesso de peso corporal. Eles não têm o mesmo significado. O sobrepeso pode significar estar muito pesado sem necessariamente possuir uma grande quantidade de gordura corporal. Odesidade se refere a grandes quantidades de gordura, não importando qual o verdadeiro peso corporal. O sobrepeso pode significar mais músculos, devido a um aumento no tecido magro. As pessoas podem ser obesas e ter peso apropriado para sua altura porque grande porcentagem de seu peso é de gordura. Uma pessoa atlética pode pesar mais que o recomendado baseado nos cálculos de peso corporal desejável, mas não seriam consideradas obesas porque a maior parte de seu peso é devida a seus músculos e não à gordura. O controle do peso para pessoas que estão acima do peso envolve atividade física contínua e monitorização da quantidade de alimentos ingeridos.

Abaixo do peso:
A anorexia nervosa e a bulimia são distúrbios da alimentação associados a uma alteração negativa da imagem do corpo. A anorexia nervosa é um distúrbio de limitações auto-impostas extremas, resultando em uma perda de peso perigosamente rápida, ao ponto de inanição. Esse transtorno é mais comumente encontrado em meninas adolescentes, mas também pode ocorrer entre meninos, crianças e adultos. A bulimia é uma alimentação compulsiva seguida de vômitos auto-induzidos e está freqüentemente associada à anorexia nervosa. Muitas vezes, não há perda de peso significativa e a condição pode não receber cuidados médicos até que a pessoa procure assistência. Perda de peso intencional em excesso pode levar a pessoa a ficar perigosamente abaixo do peso. Para essas pessoas, o controle de peso envolve manter uma ingestão suficiente de alimentos para prevenir a perda de peso que se ganhou.

Como determinar se você está acima ou abaixo do peso:
A porcentagem de gordura corporal pode ser determinada por um nutricionista profissional ou um fisiologista. As informações a seguir ajudam a determinar as recomendações de alguns níveis de gordura corporal. A mulher adulta média, nos Estados Unidos, tem entre 22 e 25% de gordura corporal. A proporção de 30% de gordura corporal já é considerada obesa. Uma quantidade desejável é entre 20 e 21%. Homens adultos nos Estados Unidos têm entre 17 e 19% de gordura corporal; considera-se obeso aquele que possui 25% ou mais de gordura corporal e a quantidade desejável está entre 13 e 17%.

Uma maneira fácil de se determinar o peso desejável é usando a seguinte fórmula:
mulheres: 50 kg para os primeiros 1,5 m de altura e 2,5 kg para cada 2,5 cm adicionais. O peso corporal desejável pode ser calculado utilizando-se esta fórmula.
homens: 53 kg para os primeiros 1,5 m de altura e 3 kg para cada 2,5 cm adicionais.
para uma estrutura corporal pequena, 10% devem ser subtraídos; para uma estrutura grande, 10% deve ser adicionado.

CALORIAS PARA A MANUTENÇÃO DO PESO
para manter o peso, pode-se usar a seguinte fórmula:
10 calorias para cada 500 g de peso corporal desejável, se a pessoa for sedentária ou muito obesa.
13 calorias para cada 500 g de peso corporal desejável, para as pessoas com pouca atividade ou para as pessoas maiores de 55 anos de idade.
15 calorias para cada 500 g de peso corporal desejável para as pessoas com um nível de atividade moderado.
18 calorias para cada 500 g de peso corporal desejável para as pessoas que realizam atividades intensas.
Níveis de atividade:
atividade intensa: realização de atividades físicas vigorosas durante 60 minutos ou mais, pelo menos 4 ou 5 vezes por semana.
atividade moderada: realização de atividade como natação, cooper ou corrida, entre 30e 60 minutos de cada vez.
Atividade baixa: atividade física regular, não planejada; atividades ocasionais semanais ou aos fins de semana é o único tipo de atividade física (como golfe ou tênis recreacional).

UMA DIETA BALANCEADA:
não coma carne mais que uma vez ao dia. Peixe e aves são recomendadas ao invés de carnes vermelhas ou processadas porque engordam menos.

Evite fritar os alimentos, seus alimentos absorvem as gorduras dos óleos de cozinha, aumentando sua ingestão de gordura. É recomendável que você asse ou grelhe os alimentos. Se for fritar, use óleo polinsaturados como o óleo de milho.

Reduza o consumo de sal, tanto o sal de cozinha como intensificadores de sabor que contenham sais como glutamato monossódico (GMS).
é muito importante consumir a quantidade certa de fibras em sua dieta. A fibra é encontrada em vegetais com folhas, frutas, feijões, cereais, nozes, tubérculos e alimentos integrais.
não coma mais que 4 ovos por semana. Embora sejam fonte de proteína e baixos em gorduras saturadas, os ovos tem alto conteúdo de colesterol e devem ser evitados por esse motivo.
Escolha frutas frescas como sobremesa, em vez de biscoitos, bolos ou pudins.
nada em excesso é bom. Seja em calorias, ou num certo tipo de alimento. Uma boa dieta balanceada com criatividade e variedade é o que se adequa melhor às suas necessidades.

Siga as recomendações do guia alimentar em forma de pirâmide.

RESUMO DAS RECOMENDAÇÕES PARA CONTROLE DE PESO.
Conselhos básicos para que o controle de peso seja bem sucedido:
A atividade física aeróbica ajuda a aumentar o tecido muscular e também a queimar calorias. A atividade física deve ser balanceada com a dieta para manter o peso desejado.
As mudanças graduais nos hábitos alimentares ajudarão a estimular uma mudança de estilo de vida permanente. Aconselhamento e mudança de comportamento podem ser necessários
ingira uma dieta bem balanceada e saudável
evite o consumo de álcool, ou beba com moderação
RECURSOS
Um nutricionista é uma fonte excelente de controle individualizado de peso. O nutricionista profissional pode dar as informações necessárias sobre aulas e programas disponíveis em sua comunidade

Fonte:adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia

Não se automedique

Nenhum comentário: