5.28.2009

Uso de jaleco é apenas para ambiente de trabalho

A regra é clara: deve-se usar jaleco apenas dentro dos ambientes propícios
Uma das principais ferramentas de trabalho dos profissionais de saúde é o jaleco. Fundamental para ambientes propícios como hospitais, clínicas, entre outros, o jaleco agora virou moda e anda pelas ruas de algumas capitais do Brasil.

O uso inadequado da roupa fora do expediente do trabalho, como ruas, lanchonetes e supermercados faz com que 90% das bactérias resistam por até 12 horas na roupa. “O jaleco é um equipamento de proteção tal qual a luva e o sapato, sendo um protetor de uma contaminação cruzada”, afirma a fonoaudióloga e tutora do Portal Educação, Maria Luiz Severo.

O profissional é protegido e evita ser contaminado pelo jaleco, que age como uma contaminação cruzada, ou seja, impede que a pessoa possa ser contaminado por algum material biológico dentro do ambiente hospitalar/laboratorial/anatômico e também evita que o profissional leve algum agente contaminante externo para esses locais.

“Por isso a regra é clara: usar jaleco dentro dos ambientes propícios. Quando entrar veste e ao sair tira, é muito simples. Tem muita gente que acha o jaleco bonito e pode ser sinônimo de status”, ressalta a fonoaudióloga.
Na verdade, o jaleco é um depósito de agentes biológicos altamente infectantes, carrega vírus e bactérias e as pessoas que o usam fora do ambiente próprio, pode ser responsável por disseminar patologias.

Um comentário:

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

É inacreditavel que as novelas da Globo não cansam de mostrar médicos em hospitais fazendo as suas refeições em restaurantes e após transitarem dentro das clínicas médicas e consultórios com a mesma roupa.
Depois reclamam das infecções hospitalares.