8.15.2009

Analgésico eleva pressão

Analgésico eleva pressão
Mulheres que tomam este tipo de remédio pelo menos uma vez por semana correm mais risco

Rio - Um estudo recente relacionou o uso de analgésicos não narcóticos, como aspirina e ibuprofeno, pelo menos uma vez por semana, com desenvolvimento de hipertensão em mulheres. Segundo o levantamento, 17% de um grupo de 83.832 voluntárias com idades entre 27 e 44 anos que desenvolveram o problema tomavam os remédios do tipo ao menos uma vez por semana.

As voluntárias, que foram acompanhadas por 14 anos por cientistas da Universidade de Harvard, não apresentavam pressão alta, diabetes ou doenças cardiovasculares no início da pesquisa. Os pesquisadores analisavam seis hábitos das mulheres, incluindo o uso de analgésicos, prática de exercícios físicos diários por trinta minutos, a dieta e o consumo de álcool.

Apesar de constatar a relação entre o uso deste tipo de medicamento e a hipertensão, o fator foi considerado o que representou menos risco. O mais perigoso foi a obesidade: 40% das voluntárias que passaram a ter hipertensão poderiam tê-la evitado se não tivessem sobrepeso, segundo a pesquisa.

Não é a primeira pesquisa que associa o uso de analgésicos a este tipo de doença, mas ainda não há nenhum levantamento conclusivo sobre o assunto. Segundo especialistas, há casos em que os remédios podem causar ainda lesões renais em pessoas que têm predisposição.

Dicas para evitar a doença

Além da baixa ingestão de analgésicos, segundo a pesquisa, foram associados à prevenção de pressão alta índice de massa corpórea menor do que 25 kg/m³, adesão à dieta apropriada contra hipertensão, 30 minutos diários de exercícios, consumo de álcool de no máximo uma dose diária e suplementação com ácido fólico. O levantamento foi publicado no jornal da Associação Médica dos EUA.

Fonte: O Dia

Nota "boaspraticasfarmaceuticas": Não a automedicação

Nenhum comentário: