10.22.2009

Mesoterapia

A mesoterapia é um tratamento que se baseia na injeção de substâncias na pele ou subcutâneo. Foi desenvolvida na França e rapidamente popularizou-se pelo mundo. Tem sido muito utilizada para o tratamento de celulite e gordura localizada, com ótimos resultados quando bem indicada.



Seu intuito é proporcionar alta concentração dos fármacos na área a ser tratada, sem que haja grande absorção sistêmica, o que ocasiona boa resposta terapêutica sem praticamente efeitos colaterais.

Há vários medicamentos que agem sobre a gordura e inchaço, melhorando o contorno corporal e reduzindo medidas. Os pacientes que melhor se beneficiam com a mesoterapia são aqueles que se encontram no peso ideal e apresentam pequenos acúmulos de gordura ou celulite. Como a quantidade dos fármacos a ser utilizada é limitada para evitar efeitos colaterais, o acúmulo de gordura localizada permite uma alta concentração do medicamento na área a ser tratada e conseqüentemente melhores resultados.

Vale sempre a pena ressaltar, que a mesoterapia é um procedimento médico e somente deve ser aplicada por especialista, para que a segurança seja máxima e os resultados confiáveis.

Fonte: www.cirurgiaestetica.com.br


A Mesoterapia baseia-se na utilização de medicamentos em doses reduzidas de medicamentos (1/20 da dose normalmente utilizada sistemicamente) loco-regionalmente as afecções.
Através de mini-punturas os remédios são injetados na camada superficial da pele (intradérmico) potencializando seu efeito local e diminuindo os efeitos adversos no aparelho gástrico, cardiovascular e renal.
Permite o tratamento de indivíduos com distúrbios gastro-intestinais (úlceras, gastrites), de hipertensão (pressão alta), nefropatias (renais crônicos) e diabéticos.
Também é de grande importância ao tratamento de atletas que necessitam reabilitação precoce para retorno a prática esportiva. Neste método infiltrações locais de cortisona (corticóides) nunca são utilizados.
Além dos corticóides não terem propriedades mesoterápicas, a esta profundidade
(4mm) trazem sério risco de causar atrofia e necrose da pele. As patologias mais freqüentemente tratadas são as tendinites, bursites, artrites, artroses, lombalgias (dor lombar) e cervicalgias (dor cervical).
Os medicamentos utilizados não são produzidos especialmente para isso. São medicamentos comuns, industrializados como os vasodilatadores, simpaticolíticos, antiinflamatórios, cumarínicos, miorelaxantes e etc. A maneira com que são preparados é que é importante. As drogas e seus veículos não podem ser incompatíveis entre si, devem respeitar características químicas de pH e osmolaridade.
Os bons resultados com o método mesoterápico estão relacionados a condução de uma alta concentração (5 a 15 vezes maior que comparado a dose equivalente administrada por via endovenosa), e por um período prolongado, de medicamentos antiinflamatórios, antiedematosos e vasodilatadores na área da lesão.
Ao método são atribuídas outras grandes vantagens como a efetividade nas fases crônicas das doenças, além de não interferir nos distúrbios gástricos, do fígado, do sangue, renais ou hipertensão arterial. Várias especialidades médicas como a Angiologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia e a Clínica Geral, encontraram no método um forte aliado terapêutico, mas foi na Traumatologia que se observou sua maior aplicação.
O método foi amplamente pesquisado por 14 anos no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Santa Casa de Misericória do Rio de Janeiro. Diversas publicações científicas, em livros e artigos, já são disponíveis no assunto.

Nenhum comentário: