3.25.2010

Republicando uma das páginas mais acessadas


Evitando fracassos

Um dos segredos do sucesso é a possibilidade de aprender com as próprias ações, principalmente quando elas não foram bem-sucedidas ou tiveram resultados inesperados. Desenvolva um olhar positivo e aprenda a avaliar as suas ações com visão de futuro para diminuir as frustrações e melhorar os seus projetos:

1-Faça um registro diário ou semanal das ações importantes que você protagonizou ou das quais participou. Escreva um breve comentário sobre elas. Isto contribuirá para fixar a experiência na sua memória e, ao mesmo tempo, refletir sobre o que aconteceu.

2-Inclua no seu registro não só as experiências positivas, mas também as negativas, imprevistas ou difíceis. A experiência de vida cresce também com os erros e fracassos, se você estiver disposto a não omiti-los. Não se justifique nem minimize o resultado. Descreva-o com detalhes e objetivamente, e procure tirar proveito do seu olhar.

3-Não acredite que você sabe tudo, nem que não sabe nada. Os dois extremos são irreais. A primeira postura o levará a se fechar em si mesmo, o ser dogmático e pouco flexível. A segunda o desanimará e diminuirá a sua auto-estima. Nos dois casos, você estará limitando as suas possibilidades de crescimento e minando o seu desenvolvimento.

4-Procure o lado positivo das suas ações. Cada vez que fizer uma anotação no seu registro de experiências, acrescente um comentário sobre o aprendizado obtido a partir dessa vivência. Lembre-se de que o aprendizado não depende do sucesso ou fracasso da sua ação. Ele depende, sim, da sua capacidade de aproveitar o experimentado, quando você consegue estabelecer novas relações entre os dados e arriscar novas interpretações da realidade à sua volta.

5-Associe o aprendizado de cada nova experiência com o obtido em alguma experiência anterior. Seja por semelhança ou por contraste. O "aprendizado inteligente" exige que você estabeleça relações coerentes com a sua vida como um todo para agir conseqüentemente.

6-Relacione o ensinamento de cada experiência com os seus projetos futuros e pergunte-se como você pode aproveitá-lo nos planos que está produzindo ou executando. Ajuste o necessário a partir do entendimento da causa de ter fracassado na ação em questão.

7-Não tenha medo dos fracassos e tire o melhor proveito deles. Esquecê-los ou negar que existiram só deixará você predisposto a repeti-los no futuro. Ao contrário, use os erros como uma lição de crescimento.

8-Adote um olhar positivo antes de parar para avaliar as suas ações. Sempre haverá algo para resgatar do que foi vivido. Você só precisa se esforçar para identificá-lo.

9-Acumule experiências na direção dos seus projetos. Não há aprendizado verdadeiro que se dê só pela contemplação. Você deverá fazer o que achar que deve ser feito, mesmo correndo o risco de errar.


Importante
* A soma de pequenas experiências resultará em um salto qualitativo se você viver com o olhar direcionado para a realização dos seus projetos mais importantes.

Antonio Celso da Costa Brandão

Alcançando os objetivos - Determinação

Apóie-se nas suas qualidades para conseguir o que quer. Uma visão positiva de si mesmo é a melhor condição para superar os impedimentos que você se impõe.

2-Amplie os seus conhecimentos e desenvolva as suas habilidades. Sempre haverá situações novas com as quais aprender. Você poderá fazer isso durante a vida toda.

3-Adote uma postura dinâmica, que valorize a mudança e que possa transformar aquilo que você observa. Não aposte no estático, no imutável, pois a vida está em constante transformação.

4-Procure desafios que você considera possíveis de enfrentar, mas que, ao mesmo tempo, exijam certo esforço. Assim você se manterá com uma "energia positiva", que se realimentará a cada objetivo atingido.

5-Nunca diga "eu não consigo". Comece relativizando tudo o que parecer impossível no primeiro momento e mentalmente se repita "eu não posso por enquanto agora". E comece a se preparar para mudar o jogo futuro.

6-Faça todos os dias alguma coisa, por menor que seja, para melhorar as suas possibilidades.

7-Pense com ousadia e sem preconceitos. Crie o mundo que você deseja na sua mente. O sucesso precisa nascer primeiro na sua imaginação.

8-Fortaleça os seus melhores desejos. Pense positivo. Deixe de lado a crítica inútil e o pessimismo.

9-Fortaleça a autocrítica positiva, perguntando-se a partir de uma abordagem otimista: o que eu ganhei, o que eu aprendi, o que eu somei, do que eu me livrei.


Importante

* Você pode apostar em uma mudança brusca e radical, confiando na sorte. Ou apostar na transformação gradual e sustentada, em que você não depende da sorte, mas sim da sua determinação para conquistar o que deseja. Está nas suas mãos escolher o caminho que achar melhor.
Antonio Celso da Costa Brandão

Combatendo o desânimo

O desânimo pode vir de fatores biológicos ou psicológicos, observe seu comportamento e perceba os horários e motivos que te causam desânimo, e tome as providências necessárias.

Se tiver cansaço físico intenso, mau-humor, irritação e sintomas físicos como dores musculares, vale a pena fazer um check-up médico, para verificar se:

1. Não está sofrendo de fadiga (causada pelo estresse)

2. Não está com falta de ferro ou vitaminas, o que causa indisposição

3. Não está com distúrbios do sono

4. Não está com algum tipo de doença simples e dificilmente identificável como candidíase ou outras causadas por fungos e bactérias

Isso porque o desânimo pode ser um reflexo do seu corpo que, por hora, não está 100% para enfrentar a jornada diária.

Se mesmo assim continuar sentindo os sintomas do desânimo, vale a pena procurar ajuda profissional de um psicólogo e tentar buscar a raiz do problema. Ás vezes por diversos fatores sociais, acabamos entrando em empregos, relacionamentos e outras encruzilhadas que, com o passar do tempo, começam a se tornar insuportável. E essa história de "se abrir com uma pessoa próxima" pode tanto ajudar muito quanto atrapalhar de vez. Por isso vale a pena procurar ajuda, enfrentar o problema e, principalmente, combater o desânimo.

Antonio Celso da Costa Brandão

Afastando o pessimismo

Não nascemos pessimistas, mas vamos "aprendendo a ser" à medida que acumulamos frustrações que não podemos assimilar nem processar.
Se você quer ser mais otimista e viver com mais disposição, procure eliminar as suas frustrações colocando em prática estes conselhos.


1-Quando você se sentir pessimista diante de uma situação, pare para refletir. Tente observá-la como se não tivesse nada a ver com você, e escreva pelo menos três aspectos positivos sobre ela.

2-Quando o pessimismo dominar você e não for possível fazer o exercício anterior, em vez de reprimi-lo, exagere até o absurdo as suas idéias negativas. Imagine os "piores cenários". Certamente, depois de alguns minutos exercitando a sua imaginação negativa, você acabará sorrindo diante do quadro apocalíptico criado.

3-Quando reconhecer que acabou de fazer um comentário pessimista, não se assuste nem se castigue. Recorra, novamente, ao seu senso de humor e tente rir da observação feita. Procure compartilhar essa observação com o seu interlocutor.

4-Lembre-se de uma situação em que você foi muito pessimista e observe-a como se fosse um filme protagonizado por atores famosos. Assuma o papel de diretor desse filme e imagine as mudanças necessárias nas cenas e no roteiro para transformá-lo em uma comédia.

5-Exercite a imaginação positiva: diante de uma situação específica de pouco risco, imagine-se bem otimista e defina as mudanças de idéias e comportamentos que você pode adotar.

6-Utilize a sua imaginação de modo dirigido: quando perceber que você está a ponto de enfrentar uma situação tensa ou difícil, antecipe-se criando novos modelos de resposta, imagine como você gostaria de reagir, o que gostaria de dizer e fazer naquele caso.

7-Não procure os culpados pelo seu pessimismo. Mesmo que você os encontre e esteja certo, você só conseguirá ficar mais pessimista.

8-Quando escutar alguém fazer um comentário pessimista, nem critique nem apóie a pessoa. Repasse mentalmente depois a situação e procure os aspectos positivos omitidos por ela.

9-Anote na agenda cada experiência em que conseguir superar o pessimismo. Assim você manterá mais forte na memória a mudança da sua maneira de ver as coisas e facilitará a repetição da atitude no futuro.


Importante

* Se você exercitar diariamente as experiências intencionais de tom positivo, por menores que elas sejam, estará traçando novos "caminhos mentais" cada vez mais distantes do pessimismo.
* Reforce a sua alegria de viver em cada oportunidade de exercer o otimismo.

Antonio Celso da Costa Brandão


Como aumentar o nível de felicidade



Esta é uma lista de atividades que a ciência pesquisou e percebeu que causam um resultado imediato no nível de felicidade.

Por muito tempo a ciência considerou que cada um tinha uma "cota" de felicidade natural, mas pesquisas em psicologia vem demonstrando que a felicidade pode ser adquirida. Voce pode intencional e voluntariamente criar mais felicidade.
Você precisa de

Separar um tempo para escolher e colocar em prática ao menos uma dica por dia.
Passos

1- Induza sentimentos de felicidade exercendo influência direta sobre o corpo
Eleve os cantos da boca e sorria com os olhos fazendo as ruguinhas de alegria. Há uma íntima conexão entre mente e corpo, e por conta disso seu cérebro "lê" o comportamento de sorrir e produz endorfinas, o resultado é uma sensação boa.

2- Perceba racionalmente os seus sentimentos
Combine com voce mesmo que não quer sentir raiva, decepção, etc. Isso possibilita reagir de modo mais adequado e não ter explosões emocionais.

3- Aprenda a desfrutar momentos de felicidade.
Descubra cada vez mais nuanças em um buquê de vinho. Conheça melhor a outra pessoa a sua frente e inicie uma amizade. Admire diariamente a luz do amanhecer. Etc.

4- Não adie nada que possa lhe proporcionar alegria
Nunca se sabe o que pode acontecer amanhã, se voce tem uma oportunidade de fazer algo bom por voce hoje, faça!

5- Imagine-se em uma posição fora de sua própria vida
Faça o exercício da "sacada". Imagine-se em uma sacada, olhando para voce em seus problemas. Isso facilita relativizar preocupações e sofrimentos e perceber como essas questões ficam pequenas quando vistas de fora.

6- Repita
Quanto mais os neurônios são estimulados mais a conexão se torna sólida. Repita tudo o que voce considera interessante ser consolidado em sua vida. Palavras, atitudes, imagens, etc.

7- Seja curioso
Curiosidade e entusiasmo estão diretamente relacionados. Quem sente curiosidade sobre um assunto é capaz de se entusiasmar facilmente com outras coisas. Procure se interessar pelo detalhes das coisas. Tenha em mente sempre perguntas que lhe traga curiosidade: Como funciona? Como é? Qual a estória por trás?

8- Tenha sempre atividades
A natureza nos premia quando levamos uma vida ativa. Force-se a atividades que voce sabe que podem lhe agradar. Com certeza voce sairá de casa com expressão de "Ai meu Deus", mas voltará com a expressão de "Ainda bem que eu fui".

9- Faça exercícios meia hora por dia
Exercícios físicos aliviam a depressão pois depois de 20 minutos de atividades ritimadas seus cerebro produz endorfinas, que são antidepressivos naturais.

10- Aprenda a apreciar o encanto do imprevisto
Sempre que o imprevisto lhe aparecer tente completar a frase: "não esperava por isso, mas foi bom porque......" .

11- Lembre com mais freqüência dos bons momentos
Para aumentar a sensação de satisfação tire alguns minutos por dia apenas para se lembrar dos bons momentos da sua vida.

12- Medite
Dirigir a percepção para um foco simples permite a pessoa esquecer o próprio eu e vivenciar sentimentos de euforia. Tranqüiliza o espírito e relaxa o corpo.
Ex. Fixar-se na cadencia da respiração.

Importante

Se voce decidir que quer ser mais feliz, esta é uma decisão muito importante pois requer, dedicação, esforço e tempo, mas trará resultados positivos.
Antonio Celso da Costa Brandão

Valorizando a auto-estima

A auto-estima é a valorização subjetiva que você faz de si mesmo em função dos seus atos, da sua relação com os outros e com o que está à sua volta. A auto-estima não é algo que você tem ou não, mas sim uma construção própria que nasce, cresce ou diminui a partir do modo como você interpreta as situações. Se você aprender a ver as suas experiências de forma positiva, reforçará todos os dias a imagem que tem de si mesmo, ou seja, sua auto-estima.

1-Antes de dizer uma frase de reprovação para si mesmo, pare e inverta o sentido. Transforme essa "frase lapidar" em um comentário positivo.
Antes de se criticar porque "nada dá certo", pense bem. Você verá que não é bem assim. Portanto, não diga frases desse tipo.
Veja tudo de modo positivo. Você pode dizer a si mesmo "as coisas dão certo quando eu me esforço e gosto de fazê-las".

2-Não use as palavras "sempre" ou "nunca" para se referir a si mesmo. Use "às vezes", "em certos momentos" ou expressões similares.

3-Não use palavras ofensivas para se referir a si mesmo.
Se você não faz isso com outras pessoas porque sabe que elas ficarão magoadas, por que faria isso com você mesmo?
Insultar-se, mesmo que em voz baixa, é abrir a porta para tolerar a ofensa de outras pessoas.

4-Não dite "regras universais" elaboradas a partir de experiências ruins. Se você não se deu bem com determinada pessoa, isso não tem por que se repetir em outras circunstâncias ou em outras relações.

5-Não seja radical, vendo ou avaliando tudo como branco ou preto, a favor ou contra, bom ou mau. É pouco provável que as situações, os atos ou as relações tenham apenas um aspecto. Faça um esforço para perceber o lado positivo e negativo de cada caso.

6-Não se sinta culpado por tudo. Você é responsável pelo que faz e pela maneira como reage aos atos de outras pessoas, não pelas decisões e atitudes dos outros.

7-Ao acordar de manhã, olhe para si mesmo de forma positiva e diga alguma coisa boa sobre você. Lembre-se disso várias vezes ao longo do dia.

Postados (republicados por Antonio Celso Brandão)

Nenhum comentário: