8.18.2011

EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS AJUDAM NO COMBATE À DOR NAS COSTAS

Exercícios específicos ajudam no combate à dor nas costas

Especialista fala sobre um tratamento de fisioterapia criado na Austrália.

Quem nunca sentiu aquela fisgada nas costas? Além de atrapalhar toda a sua rotina, esta famosa dor pode trazer uma série de complicações para a nossa saúde. O que pouca gente sabe é que este incômodo pode ser causado por diversos fatores, dentre eles o cansaço, a presença de um trauma e o sedentarismo.

Um novo método de fisioterapia criado na Austrália ajuda a proteger e sustentar a estrutura vertebral. Ele é baseado em exercícios de estabilização segmentar vertebral e consiste em reeducar o grupo de músculos próximo às articulações, que é, geralmente, o que mais sofre alteração em situações como dor, degeneração, trauma ou fadiga.

De acordo com a fisioterapeuta e diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral em Brasília, Ângela Lepesqueur, quando alguém efetua um movimento com esta parte do corpo, os chamados músculos estabilizadores se contraem antes mesmo de a ação acontecer.

"Se essa contração involuntária for inibida em razão do cansaço, da presença de um trauma ou como resultado do sedentarismo do paciente, a estabilidade da coluna fica comprometida e os micro-movimentos vertebrais acontecem além de um limite seguro, o que pode acarretar lesões", explica ela.

O tratamento é indicado, sobretudo, para dor lombar aguda e consiste em três fases: cognitiva, associativa e de automatismo. A primeira exige do paciente o compromisso de realizar o trabalho de recuperação destes músculos. A preocupação é dar ênfase à disfunção e não à patologia.

“A idéia é recuperar o movimento e promover a melhoria por meio de informações ergonômicas, que permitam ao paciente usar a coluna ou o corpo inteiro de maneira mais favorável. Ele aprende a selecionar esse grupo específico de músculos, responsável pela estabilização segmentar”, destaca a fisioterapeuta.

Na segunda fase, a pessoa já começa a associar outros músculos. Quando chega ao automatismo, trabalha-se o músculo mais profundo abdominal, denominado de transverso que, geralmente, em pacientes com dor lombar, apresenta uma perda da antecipação da atividade elétrica, prejudicando o movimento.

Ângela ressalta que: “O método foi idealizado por um grupo de fisioterapeutas australianos, na década de 90, e tem apresentado ótimos resultados para pacientes com lombalgia. Os resultados são muito positivos e baseados em diversos trabalhos científicos”.

Há uma lista de exercícios simples que ajudam a fortalecer a coluna e contraem o transverso do abdômen. Eles podem ser feitos no dia a dia, mas todos dependem de uma avaliação, acompanhamento especializado e uma progressão adequada. "Todos podem e devem fortalecer essa musculatura. São exercícios que agem de forma preventiva e curativa contra doenças da coluna",

Nenhum comentário: