8.19.2011

Excesso de peso na juventude reduz tempo de vida

 Risco de morrer é 21% para jovens que estão acima do peso

Excesso de peso na juventude reduz tempo de vida Excesso de peso na juventude reduz tempo de vida (Thinkstock)
Jovens acima do peso que consideram a perda de peso importante apenas por motivos estéticos ganharam uma razão para se preocupar. Um estudo publicado na edição online do periódico científico Journal of Adolescent Health mostra que pessoas que estão com sobrepeso aos 25 anos estão mais propensas a morrer antes das que têm peso considerado normal.
De acordo com os resultados, o risco de morrer é 21% maior naqueles que têm um índice de massa corporal maior que 25 - o que já é considerado sobrepeso pelos especialistas. Além disso, após considerar fatores de risco como tabagismo, atividade física e consumo de álcool, o risco era 28% maior. “Os jovens são muito mais pesados agora do que eram há 20 anos”, diz June Stevens, autora do estudo. “Nossos resultados preocupam porque demonstram que ter sobrepeso na juventude pode levar a uma diminuição na expectativa de vida”, completa.
“O índice de massa corporal na idade adulta faz diferença. Você não pode simplesmente achar que se você perder peso mais tarde vai resolver o problema. As pessoas precisam se preocupar com isso durante toda a vida adulta”, diz Stevens, especialista da Universidade da Carolina do Norte Chapel Hill.
Ter índice de massa corporal ou estar obeso aos 25 anos de idade tem um maior impacto nas mulheres negras do que em mulheres brancas. E também representa maior risco entre mulheres do que entre homens. Segundo os pesquisadores, o estudo ressalta a importância de adotar hábitos saudáveis no início da vida e mantê-los.
Veja

Nenhum comentário: