12.21.2013

Defesa do topless, debate sobre segurança e modismos esquentam as areias do Rio

Verão chega com polêmicas

O Dia
Rio - A estação que é a cara do Rio começa neste sábado já com duas polêmicas que prometem elevar mais a temperatura nas praias cariocas: o topless e a revista nos ônibus que chegam às praias. A partir das 10h, as areias de Ipanema, em frente à Rua Joana Angélica, serão tomadas pelo ‘Toplessaço’, protesto que pretende reunir defensores da “naturalização dos corpos”. Proibido por lei no Brasil, o topless é considerado atentado violento ao pudor.
>>> GALERIA DE FOTOS: ‘Toplessaço’ marca abertura do verão
“A gente tem que ter direitos às práticas do nosso corpo. O estado não tem que se meter em nossas ações”, critica a organizadora do movimento, a atriz e produtora Ana Rios, de 23 anos. Na página do evento no Facebook, mais de 2 mil pessoas, inclusive homens, confirmaram presença no protesto.
A polêmica do topless saiu das areias da praia e chegou à Câmara de Vereadores na forma do projeto de lei nº 623/2013, do vereador Elton Babú (PT).
Organizadora do movimento, a atriz e produtora Ana Rios (D) espera a participação de mais de 8 mil no ‘Toplessaço’ de Ipanema neste sábado
Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
O texto autoriza a prática em todas as praias do município do Rio. A vereadora Tânia Bastos (PRB), presidente da Comissão de Defesa da Mulher, é contra. Ela diz que o topless pode ferir os direitos de quem se sente constrangido com a nudez parcial. “Já tem praias específicas para isso, não precisa legalizar em todas as outras.” O sol promete aparecer hoje e a temperatura ficará entre 21 e 30 graus.

PMs na orla para evitar arrastões
Para tentar evitar arrastões na orla, que começaram antes mesmo de o verão chegar, policiais militares patrulharão as praias nos finais de semana, a partir das 8h. Na areia, onde há maior concentração de pessoas, PMs vão usar armas não-letais, como spray de pimenta e taser (pistola que emite ondas elétricas). Outra medida é revistar ônibus que saem das zonas Norte e Oeste em direção às praias da Zona Sul. Para isso, foram criadas barreiras em vários pontos dessas regiões, formando cinturão de segurança.
A medida, no entanto, divide opiniões. “Isso ajuda a evitar assaltos. Vai inibir quem estiver com essa intenção. Essa vistoria também deve acontecer nas ruas”, defende o presidente da Associação de Moradores de Ipanema, Carlos Monjardim. “O projeto é preconceituoso”, defende o estudante de Logística e morador de Manguinhos Raphael dos Santos.

Novo skate e promoção em São Gonçalo
Uma diversão que promete virar febre nesse verão é o skate conhecido como mini cruiser. Colorido e menor que os tradicionais, ele tem atraído até as meninas. “Troquei o meu antigo por ele. É mais fácil de carregar e melhor para andar no asfalto”, atestou a estudante Larissa Nobre, 18 anos. A atração em São Gonçalo no verão deste ano será o Piscinão, reaberto em outubro, que voltou com uma novidade: o preço do combo ‘salgado mais refresco’, agora, custa R$ 3, metade do preço cobrado antes. O Piscinão funciona de terça a sexta, das 7h às 18h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Nenhum comentário: