12.17.2013

O PERIGO DE FAZER EXERCÍCIOS SEM AUXÍLIO PROFISSIONAL

O perigo de fazer exercícios sem auxílio profissional

Veja por que é tão importante procurar a ajuda de um profissional antes de praticar exercícios físicos.

O verão inicia no dia 21 de dezembro e com ele a necessidade, para muitos, de ficar em forma para curtir a praia, a piscina ou mesmo o parque. Mas o que fazer para não cometer excessos e acabar ganhando lesões ao invés de perder peso?
De acordo com o educador físico e especialista do ITC Vertebral (Curitiba), Sandro Veríssimo, os principais erros cometidos por quem pratica uma atividade física sem orientação são: a falta de aquecimento correto, a alta intensidade do exercício, a duração e as roupas inadequadas. “Os riscos são, principalmente, as lesões que afetam músculos, tendões e articulações”, afirma.
Confira  alguns cuidados na hora de se exercitar:
- Faça alongamento antes e depois do exercício. Dê atenção especial aos músculos que tiveram mais esforço na atividade e alongue-os por cerca de 30 segundos, e os demais, por 15 segundos.
- Cuidado com a intensidade dos exercícios: “é permitido cansar e suar, mas não se sentir esgotado”, alerta o prof. Sandro Veríssimo.
- Escolha parques ou pistas apropriadas para corrida ou caminhadas;
- Use roupa confortável para facilitar os movimentos e cujo tecido permita a transpiração, como o algodão.
- Para quem prefere a bicicleta, a escolha deve ser por parques, ciclovias ou ciclo faixas. Também é preciso usar roupas confortáveis e que permitam a transpiração. A bicicleta precisa estar bem ajustada para o peso e a altura do praticante.
De acordo com Sandro Veríssimo, deve-se tomar cuidado com vídeos que ensinam a fazer exercícios físicos e também com “academias” em casa. “Se no edifício onde reside tiver uma academia para os moradores, é importante ter a orientação apropriada para que os resultados sejam benéficos, assim como no caso de seguir orientação de alguns vídeo na internet”, coclui.

Nenhum comentário: