3.08.2015

Algumas mulheres que se destacaram na construção da nossa história

Dia Internacional da Mulher relembra lutas pela igualdade de direitos.
.

Do G1, em São Paulo
O Dia Internacional da Mulher, comemorado há 40 anos no dia 8 de março, celebra as conquistas das mulheres, mas também relembra a contínua luta por equivalência de direitos nos âmbitos social, cultural e político da sociedade. Muitas vezes excluídas dos relatos históricos tradicionais, as mulheres tiveram e têm importância fundamental nas transformações ocorridas no país. A lista abaixo reúne algumas brasileiras que se destacaram na construção da nossa história:
A escritora e educadora Nísia Floresta (Foto: Wikimedia Commons/Aacervo da Biblioteca Nacional)A escritora e educadora Nísia Floresta
(Foto: Wikimedia Commons/Aacervo da Biblioteca
Nacional)
Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810 - 1885)
Nascida em família de proprietários de terra, Nísia casou-se contra a sua vontade aos 13 anos - e separou depois de pouco tempo, coisa rara na época. Recebeu formação no Convento das Carmelitas, em Goiana (PE), e ainda jovem já dominava os idiomas francês e italiano.
Começou a escrever artigos defendendo a igualdade e independência da mulher e em 1938 abriu um colégio para moças, que oferecia uma combinação de ensino de trabalhos manuais com conhecimentos de línguas e geografia - proposta inovadora para a época.
No Rio de Janeiro, Nísia lecionou e proferiu palestras defendendo a liberdade de cultos e a libertação dos escravos. Além disso, escreveu romances, poesias e trabalhou voluntariamente como enfermeira durante uma epidemia de cólera no Rio de Janeiro.
Nísia passou seus últimos anos na Europa e foi lá que morreu, aos 75 anos. Em 1948, a cidade de Papari (RN), onde ela nasceu, mudou de nome para município Nísia Floresta e recebeu seus restos mortais.
Chiquinha Gonzaga (Foto: Wikimedia Commons)Chiquinha Gonzaga (Foto: Wikimedia Commons)
Chiquinha Gonzaga (1847 - 1935)
Nascida Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a carioca recebeu educação musical desde pequena. Seu marido - ela casou-se aos 16 anos -, no entanto, a proibiu de tocar piano. Apaixonada por música, Chiquinha largou o marido e ingressou no meio musical e boêmio do Rio de Janeiro, tornando-se compositora e maestrina.
Além da carreira na música, foi uma importante ativista pró-abolição e chegou a vender composições de porta em porta para libertar o escravo músico Zé Flauta.
Carolina de Jesus (1914 - 1977)
A mineira descendente de escravos largou a escola na segunda série para trabalhar com a mãe na lavoura. Depois de se mudar para várias cidades do interior de São Paulo onde a mãe trabalhou como doméstica, ela foi parar na capital, onde passou a viver do lixo em uma favela perto do rio Tietê.
Por volta de 1955, Carolina começou a registrar seu cotidiano em um diário. Três anos depois, o jornalista Audálio Dantas reproduzia no "Folha da Noite" algumas passagens do caderno de anotações, o que fez Carolina famosa.
Em 1960, Carolina publicou seu primeiro livro, "Quarto de despejo", um sucesso de vendas que já foi traduzido para 13 idiomas e mais de 40 países. Continuou escrevendo até sua morte, em 1977.
Maria Lenk (1915 - 2007)
A primeira sul-americana a competir nas Olimpíadas, Maria nasceu em São Paulo, filha de imigrantes alemães. Bateu três recordes mundiais de natação e enfrentou muito preconceito por ser mulher no esporte - ela foi excomungada por um bispo de Amparo (SP) por nadar. Em 1998, ela ganhou três medalhas (duas de prata e três de ouro) no torneio mundial de natação e lutou toda a sua vida pela igualdade de direitos no esporte.
Maria da Penha (nasceu em 1948)
Vítima de violência doméstica, a biofarmacêutica lutou anos na Justiça para que seu ex-marido fosse condenado por dar-lhe um tiro enquanto ela dormia que lhe deixou paraplégica. O agressor foi julgado e condenado, mas conseguiu não ser preso por uma série de recursos da defesa.
Maria da Penha em solenidade em Campo Grande (Foto: Reprodução/TV Morena)Maria da Penha (Foto: Reprodução/TV Morena)
Maria não desistiu e levou sua denúncia à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). O resultado foi a condenação internacional do Brasil pela maneira com que eram tratados os casos de violência contra a mulher.
O país foi pressionado, então, a cumprir recomendações em relação ao tratamento do tema - o que deu origem à mudança na legislação com a aprovação da Lei Federal 11340, de 2006, que garante medidas protetivas de urgência e torna obrigatória a assistência jurídica à vítima.

Dilma Rousseff
Primeira mulher eleita presidenta do Brasil

Nenhum comentário: