3.08.2015

Flu e Botafogo se enfrentam no Dia Internacional da Mulher

As donas da bola e do clássico deste domingo

MARCIA VIEIRA
Rio - Mesmo atuando longe das quatro linhas, elas conhecem como poucos os segredos de dois personagens centrais do clássico de hoje entre Fluminense e Botafogo. Leninha Brandão e Rosemary Hissa são muito mais do que as mulheres do técnico tricolor Cristóvão Borges e do presidente alvinegro, Carlos Eduardo Pereira, respectivamente. Elas têm brilho próprio, personalidade forte e são muito bem sucedidas profissionalmente.Convidadas pelo Ataque para celebrar o Dia Internacional da Mulher, elas falaram com orgulho da célebre data, deram seus palpites para o jogo e refletiram sobre as principais conquistas femininas no último século.
“Tivemos muitos avanços. Acesso à educação, o poder do voto e de ser votada, a inserção no mercado de trabalho e tantas outras, mas ainda sinto o mundo machista. A grande dificuldade é garantir que todos os direitos conquistados sejam partilhados por todas as mulheres, principalmente aquelas que ainda vivem oprimidas pelos companheiros. Também a remuneração da mulher que é menor do que o homem até hoje, por isso o discurso da atriz Patricia Arquette no Oscar foi tão impactante”, ressalta Leninha.
Leninha Brandao (E) é esposa de Cristóvão e Rosemary Hissa (D) é casada com Carlos Eduardo Pereira
Foto:  Montagem/ Maíra Coelho e André Luiz Mello
O mesmo coro é endossado por Rosemary Hissa. Mestre em processo e cidadania pela UERJ, e advogada concursada do BNDS, a mulher do presidente do Botafogo comemora os avanços, sabendo que a jornada é longa.
“A maior prova da evolução é que hoje o país é comandado por uma mulher e várias instituições importantes são comandadas por mulheres. Mas temos que avançar em muitas áreas. A mulher tem vários direitos reconhecidos que não funcionam na prática. Por ficar grávida e ter filhos, padece de compreensão. Ela ganhou espaço, mas não deixou de ter as mesmas obrigações de antes. Temos que trilhar ainda um longo caminho”, analisou .
INDEPENDENTES E APAIXONADAS
Auto-suficientes, independentes e apaixonadas, Leninha e Rose sabem muito bem o que é imprescindível para a mulher moderna.“É preciso correr atrás do que acredita. Ser independente financeiramente, saber que a melhor companhia tem que a ser a sua e não a de marido ou namorado”, enfatizou Leninha.
“Independência é uma forma de respeito que a mulher não pode abrir a mão. É bom para ela, para o casamento, para os relacionamentos. É o principal objetivo que a mulher deve ter”, ressalta Rose.
LEIA MAIS: Notícias, resultados e bastidores do Campeonato Carioca
Quando o assunto é futebol, as duas também são cumplicidade pura com os maridos. Cada uma a sua forma. Rose, como Carlos Eduardo, é torcedora de carteirinha do Botafogo. “Sempre participei da vida do clube, gosto de saber dos problemas, dou palpites, só não gosto é de política. Ele tem trabalhado com muita seriedade e posso dizer que estou orgulhosa com tudo que ele já fez”, derrete-se Rose, que conheceu Carlos, após uma discussão em uma reunião do Conselho Deliberativo.
VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Carioca

Muito discreta e introvertida, a mulher de Cristóvão Borges nem parecer ser empresária de Zeca Pagodinho e de ter sido de outros grandes nomes da MPB como Lulu Santos, Ed Mota, Vanessa da Mata, tamanha a timidez. E foi em um encontro com amigos famosos que conheceu o técnico. “Não assisti a nenhum jogo quando ele treinou o Vasco e o Bahia, fui agora porque queria conhecer o novo Maracanã, e me empolguei. Ganhei três e perdi só um. Hoje acho que vai ser 1 a 0 Flu, mas meu time mesmo é o Cristovão Futebol Clube”, diz apaixonada. Rosemary também prevê placar apertado. “Vai ser um jogo emocionante, 2 a 1”.
Clássico a parte, a dupla fez questão de mandar uma mensagem para as mulheres. “Criatura corajosa é a mulher. Não pode perder esse brilho nunca. Temos que acreditar sempre no nosso potencial”, ensina Rose. Leninha segue a mesma linha: “Que lutem pelo seus sonhos, não abram mão dos seus direitos e vivam em igualdade de condições com os homens. Feliz Dia das Mulheres!”


    Nenhum comentário: