4.28.2015

Única sobrevivente da Casa da Morte morre em Niterói

Inês Etienne Romeu tinha 72 anos e faleceu em casa, na manhã desta segunda-feira

JULIANA DAL PIVA
Rio - A ex-líder da Vanguarda Revolucionária Palmares (VPR) e única sobrevivente da Casa da Morte de Petrópolis, Inês Etienne Romeu, de 72 anos, morreu no início da manhã desta segunda-feira, em Niterói, na Região Metropolitana. Segundo informações, ela estava em casa e faleceu enquanto dormia.
Inês Etienne Romeu morreu nesta segunda-feira, em Niterói. Ela foi presa e torturada durante o regime militar e denunciou a existência da Casa da Morte, em Petrópolis
Foto:  José Pedro Monteiro / Agência O Dia
Inês foi presa pelo delegado Sérgio Paranhos Fleury em São Paulo, no dia 5 de maio de 1971. Depois foi levada à Casa da Morte, onde ficou presa por 96 dias, sendo submetida a torturas e estupros. Ela foi libertada em Belo Horizonte em agosto de 1971. O imóvel, onde funcionou o centro clandestino, existe até hoje na Rua Arthur Barbosa 668, no bairro Caxambu, em Petrópolis. O proprietário atual é Renato Noronha, que comprou a casa em 1978.
LEIA MAIS: A casa da morte
LEIA MAIS: Descoberta identidade secreta de torturador da 'Casa da Morte'
Ao chegar na casa de uma pessoa da família, Inês resolveu se entregar na mesma hora às autoridades oficialmente para garantir sua vida. Condenada, ela ficou presa até 1979, e dois anos depois conseguiu localizar a casa onde esteve presa em Petrópolis. Ela foi a última a deixar a prisão após a anistia. Livre, Inês denunciou a existência do centro clandestino em 1981 e a atuação do médico Amilcar Lobo nas torturas.
Na Casa da Morte, em Petrópolis, mais de 20 militantes teriam sido mortos. O local funcionava como uma prisão clandestina
Foto:  Divulgação
Através de uma nota oficial, o presidente da Comissão da Verdade do Rio, Wadih Damous, lamentou a morte de Inês Etienne: "Ela (Inês), como única sobrevivente da Casa da Morte de Petrópolis, centro de tortura e desaparecimento forçado montado pelo Centro de Informações do Exército (CIE), permitiu que a sociedade brasileira ficasse sabendo da existência do local e dos horrores a que eram submetidos os presos políticos".
Damous pede, ainda, que Inês Etienne seja homenageada pelo Estado. "Cabe ao Estado transformar a Casa da Morte de Petrópolis em um Espaço de Memória para fomentar uma cultura de direitos humanos na cidade. A história por ela já foi contada, mas é necessário que os Arquivos do CIE sejam abertos e que os agentes torturadores sejam ouvidos e responsabilizados por seus atos".

Nenhum comentário: