5.29.2015

RETENÇÃO URINÁRIA


CONHEÇA AS CAUSAS DA RETENÇÃO URINÁRIA
É importante ressaltar que é completamente normal irmos ao banheiro no mínimo quatro vezes por dia para urinar, assim a bexiga fica quase que totalmente esvaziada.
Quando há retenção urinária significa que há uma diminuição na frequência urinária, ou seja, a pessoa urina menos de quatro vezes ao dia ou quando após uma micção ainda restam na bexiga mais de 50 ml de urina, o que é chamado de resíduo miccional aumentado.
A retenção urinária possui diversas causas, mas é comum que apareça após qualquer tipo de cirurgia que se utilize anestesia raquimedular, ou seja, a paralisia temporária dos órgãos da cintura para baixo.
Mesmo após ter passado a anestesia, pode acontecer que a pessoa tenha dificuldade para começar o ato de urinar, por causa da ação da anestesia sobre a bexiga, mas esse tipo de retenção desaparece por completo logo nos primeiros dias.
Já nas mulheres a causa mais comum da retenção urinária é devido ao fato de normalmente evitarem urinar quando estão fora de casa por terem vergonha.
O ato de segurar a urina por um longo período faz com que o desejo miccional, ou seja, a vontade de urinar quando a bexiga está cheia fique inibido e o resultado é que a bexiga, com o passar do tempo, vai perdendo a sua sensibilidade e a frequência de micções diárias que vão diminuindo.
Outra causa comum da retenção urinária nas mulheres está ligada a factores psicossociais, ou seja, problemas relacionados ao comportamento, como por exemplo, urinar em pé para evitar sentar no vaso sanitário que não é de sua casa, esse ato não permite que aconteça o total relaxamento da musculatura do assoalho pélvico e também dos abdominais para que ocorra a micção normal. O resultado disso são restos que ficam dentro da bexiga, um volume maior do que o natural, aumentando assim o resíduo miccional.
Deixar a calcinha nos joelhos ou até mesmo nos tornozelos não permitem com que as pernas sejam abertas o suficientemente para que a urina possa sair com mais facilidade, por isso, não basta somente estar confortável e sentada no vaso sanitário, mas sim deixar as pernas bem afastadas, sendo no mínimo dois palmos de uma perna à outra e os cotovelos sempre apoiados nos joelhos, similar a uma posição de descanso.
O resultado disso é uma mudança no comportamento miccional, que se torna inadequado, causando a diminuição da sensibilidade da bexiga e o aumento do tónus de repouso da MAP (musculatura do assoalho pélvico).
Para evitar que ocorra a retenção urinária é fundamental que a mulher urine sentada e totalmente relaxada, para que isso seja possível até mesmo fora de casa, à mulher precisa se preparar psicologicamente, afinal nem sempre banheiro fora de casa significa banheiro sujo, também tente encontrar maneiras alternativas de protecção, como por exemplo, utilizar capas descartáveis para cobrir a tampa do vaso, por isso, carregue sempre algumas dentro da bolsa.
Como vimos à retenção pode ter suas causas por conta de comportamentos inadequados e para o tratamento da retenção urinária é preciso primeiramente tratar a parte psíquica do problema, praticando uma reeducação miccional, respeitando o desejo miccional, a vontade de urinar, conhecer maneiras e técnicas corretar para sentar no vaso sanitário, relaxando a musculatura para urinar.
Mas, além disso, é necessário também fazer exames com um médico ginecologista para mostrar com precisão se o resíduo miccional está aumentado, se as contrações da bexiga durante o ato de urinar estão certas, se o tónus da MPA estão correta e se a elasticidade da bexiga está diminuída.
Caso ocorra alterações em qualquer destes exames é porque está com retenção urinária e o tratamento será feito com a ajuda de um fisioterapeuta, mas o sucesso do tratamento depende do paciente.

O que é retenção urinária e como evolui?

Retenção urinária é a incapacidade total ou parcial de esvaziar abexiga com o esforço urinário fisiológico e pode acontecer porque o paciente não consegue começar a urinar ou mesmo se começa, não consegue esvaziar completamente a bexiga. Ela pode ser aguda ou crônica. Na retenção aguda a pessoa não consegue urinar, mesmo estando com a bexiga cheia; na retenção crônica as pessoas podem ser capazes de urinar, mas têm problemas para esvaziar completamente a bexiga. Isso resulta em resíduo de urina na bexiga, em decorrência da incapacidade de eliminar a urina, o que favorece em muito as infecções urinárias e a formação de cálculos.
Quais são as causas da retenção urinária?
retenção urinária pode acontecer em virtude de causas obstrutivas ou não obstrutivas. Se houver uma obstrução como, por exemplo, a causada por pedras nos rins, a urina não consegue fluir livremente através do trato urinário. As causas não obstrutivas da retenção urinária incluem enfraquecimento dos músculos da bexiga e/ou problemas na sua inervação. Se os nervos não estiverem funcionando adequadamente, o cérebro não consegue receber a mensagem de que a bexiga está cheia e não comanda, por isso, a vontade de urinar.
Então, a retenção urinária pode ser causada por obstrução do trato urinário ou por problemas nervosos que interferem nos sinais entre o cérebro e a bexiga e pode ser causada por doenças nos nervos ou lesões na medula espinhalaumento da próstatainfecções, cirurgias pélvicas, medicações, pedra na bexigacistocele(a bexiga tomba para dentro da vagina), retocele (o reto tomba para dentro da vagina), constipação,estenose uretral (estreitamento da uretra), etc. Existe também uma retenção urinária crônica idiopática. Este tipo de retenção urinária, mais comum em mulheres, se deve a uma atividade excessiva do esfíncter externo da uretra, que inibe a contração da bexiga.
Quais são os principais sinais e sintomas da retenção urinária?
Os sinais e sintomas mais comuns da retenção urinária são dificuldade em começar a urinar e em esvaziar a bexiga totalmente, fluxo de urina fraco, gotejamento ao final da micção, perda involuntária de pequenas quantidades de urina, incapacidade de sentir quando a bexiga está cheia, aumento da pressão abdominal, ausência de vontade de urinar, esforço para forçar a saída da urinada bexigamicção frequente e acordar mais de duas vezes à noite para urinar. Muito frequentemente a retenção urinária pode ser secundária a doenças ou condições como acidente vascular cerebral,parto vaginal, lesão ou trauma pélvico, medicações ou anestesias,lesões no cérebro ou na medulacateterismo vesical intermitente ou, em homens, à hiperplasia prostática benigna (aumento de volume da próstata). Na retenção urinária aguda ocorre uma dilatação muito dolorosa da bexiga. Na retenção crônica, ocorrem tanto sintomas obstrutivos quanto irritativos.
Como o médico diagnostica a retenção urinária?
A primeira suspeita do diagnóstico de retenção urinária deve vir de uma história clínica bem feita. Para comprovar a retenção urinária bem como para determinar suas causas o médico pode solicitar exames de imagens e de sangue.
Como o médico trata a retenção urinária?
O tratamento da retenção urinária depende de sua causa. Sintomaticamente, é feito com a introdução de uma sonda uretral para alívio rápido e momentâneo do acúmulo de urina. Em alguns casos impõe-se a utilização de medicações, como nas infecções, por exemplo, e, em outros, de outros meios mecânicos ou cirúrgicos. A retenção urinária crônica idiopática é tratada inicialmente pela passagem intermitente de uma sonda, quatro a seis vezes ao dia. Posteriormente pode instalar-se um “marcapasso” na bexiga que faz com que ocorram as contrações dos músculos da parede da bexiga e o relaxamento do esfíncter urinário, cujo sinergismo é imprescindível para que a micção ocorra de maneira normal.
Como evolui a retenção urinária?
As consequências da retenção urinária é que a bexiga retém certa quantidade de urina. Esta concentração favorece o desenvolvimento de infecções urinárias e a formação de cálculos renais. Além disso, ocorrem frequentes e incômodos transtornos urinários. Assim, a retenção urinária afeta negativamente a qualidade de vida do paciente por estar associada à dor forte e por causar problemas no funcionamento dos rins. Se a causa puder ser retirada, a retenção urinária pode ser reversível, de uma forma plena ou, às vezes, deixando sequelas.
Quais são as complicações possíveis da retenção urinária?
A complicação mais grave da retenção urinária é a danificação da estrutura renal. O acúmulo de urina favorece ainda as infecções urinárias e a formação de cálculos.

Nenhum comentário: