Saiba como evitar a dependência do álcool
Prof. Doutor Daniel Serrão
Em artigo anterior anunciei que responderia à seguinte questão: beber vinho às refeições é benéfico para a saúde; porquê o abuso que atinge, tragicamente, uma parte das pessoas que consomem bebidas com álcool?
A esta pergunta radical têm sido dadas respostas várias, quase todas baseadas num argumento social que é assim desenvolvido: uma família de alcoólicos gera filhos alcoólicos e num ambiente profissional e social, onde o abuso de bebidas com álcool é uma regra de convivência, os que chegam de novo são naturalmente integrados numa cultura de abusadores de bebidas com álcool; nestes ambientes a embriaguez é socialmente tolerada, é aceite como banal, é até aplaudida como ritual de entrada no grupo profissional e social.
Noutros tempos, os podadores de vinhas no Douro recebiam, como parte do seu salário, que era baixo, um garrafão de cinco litros de vinho maduro tinto de graduação alcoólica elevada (12 a 14º) e acabavam dependentes de álcool.
Estas respostas, porém, não tinham carácter científico e nem sequer eram suportadas por averiguações, empíricas ou epidemiológicas, conclusivas. Sabíamos, sim, que nos hospitais da Região Duriense era sempre elevado o número de homens que acabavam os seus dias com a descompensação da cirrose hepática alcoólica. Como tinham ascite e eram picados para aspirar um líquido, levemente amarelado, mas límpido, a situação era conhecida, na zona, como «barriga de água» e o povo já sabia que viveriam pouco tempo; mas não relacionavam a doença com o abuso de bebidas com álcool, em especial a aguardente em jejum, mais cinco litros de vinho por dia.
Actualmente, a investigação científica traz-nos novas vias para o entendimento desta questão.
1 - O período da adolescência, definido como o intervalo de tempo entre o início das alterações físicas da puberdade e a assunção de rôles sociais de adulto, ou seja, entre os 9-12 anos e os primeiros anos da década de vinte, é o período crítico. Sabe-se, hoje, que o cérebro humano vai apresentar certas alterações de maturação estrutural e funcional que precedem as modificações dependentes das acções hormonais, masculinas ou femininas. Outras, porém, são consequência da impregnação hormonal do tecido cerebral, como, por exemplo, as motivações românticas, o interesse sexual, a intensidade emocional, o risco de doenças dos afectos nas raparigas e a procura de riscos (a adrenalina...) nos rapazes.
2 - A região do hipocampo e da amígdala cerebral completam, neste período, a sua maturação, que possibilitará a aprendizagem emocional do adolescente, pelo que, no plano emocional, há risco de mau funcionamento das estruturas cerebrais referidas. De facto, está demonstrado que um defeito geneticamente provocado, nestas estruturas cerebrais, predispõe para a transição do uso em abuso. A causa está no défice da aprendizagem emocional, com pouca ou nenhuma compensação afectiva, com o uso, e na procura desta compensação, no abuso.
Já em 2000, no Journal of Psychoactive Drugs, Kenneth Blum e colaboradores tinham apresentado o seu conceito de «Síndrome de Deficiência Compensatória» como um modelo biogenético dos comportamentos de dependência. Em particular da dependência do álcool.
A convicção mais popular é a de que o alcoolismo é um comportamento «aprendido» e expresso como sintoma ou consequência de um defeito de carácter subjacente à pessoa que, deste modo, manifesta uma vontade destrutiva em resposta a problemas psicológicos ou sociais.
Mas os defensores do novo conceito, RDS (do inglês Reward Deficiency Syndrome), consideram que o alcoolismo é, primariamente, uma consequência de uma alteração biogénica que condiciona uma resposta aditiva primária num consumidor que é biologicamente susceptível, independentemente do seu carácter e da sua personalidade. Este novo conceito surgiu da descoberta da associação de uma anomalia genética específica com os comportamentos impulsivos, aditivos e compulsivos. As pessoas com estes comportamentos tinham mutações do gene responsável pela produção, por certas células cerebrais, do receptor D2 para a dopamina que é colocado na membrana celular.
A mutação impede que a pessoa controle ou modifique comportamentos baseados em desejos aberrantes.
O desejo excessivo de álcool pode, portanto, resultar de «mau» funcionamento de um conjunto de genes que promovem a sensação de bem-estar por meio de interacções dos neurotransmissores no sistema mesolímbico que condicionam uma normal circulação de dopamina e sua captura por grupos de células neuronais especializadas e com o receptor adequado.
Em muitos estudos experimentais, no rato, provou-se que o álcool, em doses excessivas, aumenta a quantidade de dopamina e serotonina extracelular no cérebro, «corrigindo» o défice destes neurotransmissores nas pessoas com defeito genético. Este defeito pode ser demonstrado a partir dos estudos de polimorfismo genético do lócus do receptor D2 situado no cromossoma 11.
3 – Tal como em quase todas as doenças de causa genética o gene contribui com a informação, mas o efeito final depende muito das acções epigenéticas, ou seja, do ambiente bioquímico das células e, mais tarde, do ambiente familiar e social que envolve a pessoa. Portanto, mesmo as pessoas com defeito genético, embora tenham uma «síndrome de deficiência compensatória», podem não se tornar bebedores compulsivos e excessivos, se o meio familiar e social os proteger particularmente, conseguindo que recebam, por outras vias, a compensação afectiva que lhes falta. Nas pessoas sem defeito genético mesmo um ambiente familiar e social propenso ao abuso de álcool pode não conseguir criar bebedores excessivos desde que, na adolescência, que é um período de deficiente compensação afectiva de natureza funcional, não genética, haja uma adequada acção educativa.
Por isso a LASVIN, que tem no seu programa de acção a luta contra os malefícios do álcool, acredita fortemente na força da educação do beber para a protecção do abuso, mesmo nas pessoas com predisposição genética.
Assim, no dia 13 de Dezembro irá realizar um grande encontro com a Juventude, numa discoteca do Porto, conhecida por ser «limpa», com o slogan: Aprenda a beber, beba e fique feliz. Nesse encontro serão apresentados os fundamentos científicos do benefício para a saúde do uso moderado de vinho às refeições, ao longo da vida, e os malefícios do abuso de bebidas alcoólicas. Será ainda ensinado como distinguir e escolher os diversos vinhos portugueses usando os nossos órgãos sensoriais. Finalmente, haverá uma aula prática do uso do vinho a uma refeição, seguindo-se a festa com alegria e sem embriaguês.
Esta reunião festiva com a juventude servirá de pretexto para a apresentação de um livro traduzido do original Inglês com o título: Éduc’Álcool, que é um manual para guia dos pais e professores que queiram proteger os adolescentes do risco de ficarem dependentes de álcool. Contém regras simples, objectivas e claras para que pais e professores saibam como falar aos jovens sobre o uso e o abuso das bebidas com álcool.
Os números estatísticos que são referidos no livro são do que se passa no Canadá, onde o livro foi publicado originalmente; mas a situação em Portugal não será muito diferente e começa a ser tema preocupante de saúde pública e de prevenção do risco de morte na estrada dos nossos adolescentes, em especial em veículos de duas rodas.
Sei bem que o adolescente adora o risco, porque é no risco que completa e activa as estruturais neuronais da compensação afectiva. Dar-lhes a conhecer em que medida o desejo exagerado da compensação afectiva pelo álcool em excesso é um marcador de imaturidade biológico-estrutural do seu cérebro emocional e provando-lhes que o abuso de álcool vai impedir que a maturação aconteça e que possam vir a ter uma vida afectiva e sexual compensadora é caminho seguro para uma utilização inteligente das bebidas com álcool e para a escolha do vinho que vale muito mais do que o álcool que contém.
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