9.12.2009

Alimentação após a cirurgia de estômago


ORIENTAÇÕES ALIMENTARES DO 2° AO 45º DIAS APÓS A CIRURGIA.

Desjejum e Lanches: Água mineral sem gás. Ingerir 50 ml de vinte em vinte minutos no final do 2º dia do PO. Líquidos com gás podem forçar a linha de sutura e romper pontos. No 3º dia do PO pela manhã usar gelatina diet.
No 5º dia do PO em diante ingerir uma das frutas: uma banana prata, ou 1 mamão papaia ou uma fatia de melão ou melancia.
Quando as defecações forem mais de 4 vezes ao dia usar duas bananas prata não muito madura. Se defecar menos de duas vezes ao dia deve substituir a banana por mamão, melão ou melancia e já começar a tomar uma ou mais garrafas de 510 ml de água sem gás a temperatura ambiente.
Almoço e Jantar: No 3º dia do PO ingerir caldo de carnes, só o caldo. Do 4º dia até o 14º usar sopa contendo verduras e legumes acima do solo e carne de qualquer tipo, ovos ou queijo, mas sempre batidos no liquidificador até estarem totalmente triturados.
A sopa deve ser triturada para não ocorrer traumatismos na linha de sutura. Tomar uma porção (meio prato fundo), todavia se ainda estiver com fome, pode repetir e se estiver saciado com poucas colheradas pode dispensar de comer o restante (nunca deve ingerir os alimentos estando saciado, salvo com ordem médica).
A partir do 7° PO pode comer omelete no horário do almoço em dias alternados. Deverá conter um ou dois ovos, dois a quatro tomates sem pele e sem sementes e queijo ralado a gosto.
Em situações que não consiga tomar sopa pode substituir a sopa do jantar por uma das frutas recomendadas, a partir do 8° dia sempre em dias alternados no jantar e comunicando o médico cirurgião ou o clínico da equipe do bypass.
Obs.: Não usar legumes abaixo da terra, grãos e açúcares pelo seu alto grau de fermentação que poderá formar muitos gases, dando a sensação de “estufamento” que poderá levar a romper os pontos internos da cirurgia e complicações muito sérias.

A ingestão de alimentos não permitidos fora das três principais refeições implicará na perda da parte cerebral da cirurgia por estimular precocemente a fome e a saciedade localizadas no centro hipotalâmico do cérebro dificultando a perda de peso.

Ingredientes permitidos para a sopa:
1-Verduras e legumes acima do solo, aspargos, palmito e todas as verduras e legumes aeróbicos (PROIBIDOS GRÃOS DE QUALQUER ESPÉCIE).
2- Carne de boi, frango, peixe, porco magro e fígado (proibido carnes industrializadas como: vina, hamburger e outros). Pode substituir carnes por ovos ou queijo branco. Pode usar queijo ralado na sopa a gosto.
3-Temperos: Sal, alho, cebola e cheiro verde (são proibidos gorduras ou azeites, mesmo que seja azeite de oliva).

Quantidade: Uma porção (meio prato de sopa). Quando estiver saciado desprezar o restante e, se ainda estiver com fome, pode repetir.
A PARTIR DO 15º DIA COMEÇAR COM ALIMENTOS SÓLIDOS, MASTIGANDO-OS BEM PARA EVITAR GASES E FEZES COM MAU ODOR. PODE IR A CHURRASCARIAS TOMANDO CUIDADOS PARA NÃO USAR GORDURAS OU TEMPEROS PROIBIDOS.

Ingredientes permitidos:
1-Verduras e legumes acima do solo, aspargos e palmito (proibido grãos de qualquer tipo e legumes abaixo do solo pelo alto poder fermentativo levando a ruptura de pontos;
2-Carne de boi, frango, porco magro, fígado, peixes e frutos do mar. Pode substituir carnes por ovos ou queijo branco nas mesmas proporções.
Forma de preparar as verduras e legumes: Sob a forma de saladas, no bafo ou cozidas. As verduras e legumes acima do solo já podem ser ingeridos com casca e sementes.
Forma de preparar as carnes: Assadas, grelhadas ou cozidas.
Temperos: Sal, vinagre, limão, alho, cebola, e cheiro-verde (proibido usar gorduras e azeite).

Quantidade: Até ficar saciado. Se satisfeito deve desprezar o excesso.

Fonte: Dr. Aniceto Baltasar

Nenhum comentário: