10.01.2009

Gastrite

Gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica, podendo ou não ocorrer hemorragia. Existem duas formas de gastrite: a aguda e a crônica. A aguda pode ocorrer sem nenhuma causa aparente, ou pode estar associada a medicamentos, hábitos alimentares ou em decorrência de alguma patologia. Em relação à alimentação, pode estar associada a erros alimentares, excesso e/ou temperatura dos alimentos, ingestão frequente de álcool ou alimentos deteriorados.

A gastrite crônica pode ser consequência da aguda, abuso da alimentação ou do álcool, ou de medicamentos utilizados anteriormente. A conduta nutricional para ambas deve ser a de reduzir a acidez gástrica, evitando os alimentos que possam irritar a parede do estômago, assim como alimentos com temperaturas extremas (muito quentes ou muito gelados), bebidas alcoólicas, refrigerantes e tabaco.

Muitas vezes, a gastrite também pode estar relacionada a fatores emocionais, como sentimentos de insegurança, preocupação, medo, raiva ou frustração. Isso ocorre devido à tensão que o corpo registra no seu dia-a-dia e que extravasa por meio da irritação da mucosa do trato digestivo. Portanto, não só devemos ter cuidado com os fatores acima citados, mas também com nossas emoções e sentimentos.

Ao sinal de gastrite, recomenda-se evitar: alho, pimenta, gengibre, cebola crua, catchup, maionese, molho de tomate, mostarda, canela, cravo, shoyo, tomate, pepino, rabanete, chocolate, bebidas alcoólicas, refrigerantes, frituras, alimentos defumados, enlatados, saladas verdes ou legumes crus, ardidos, azedos e picantes.

Entre os alimentos recomendados estão: frutas cozidas ou assadas (banana, maça, pêra), caldo de feijão, ervilha ou lentilha, arroz cozido com folhas de hortelã (para refrescar o organismo), carnes cozidas, assadas ou grelhadas, raízes, legumes ou folhas verdes cozidas, sucos não ácidos (couve, maça, pêra, melão, mamão) e chás (camomila, erva-doce e cidreira).


Fonte: FOLHA DE LONDRINA – PR

2 comentários:

Nathan (Artigo da Gastrite) disse...

Gostei do artigo, apesar de ser uma doença bem comum felizmente alguns casos podem ser tratados com cuidados na alimentação.
Abraços !

Antonio Brandao disse...

A Gastrite

A gastrite é uma inflamação do epitélio estomacal muitas vezes, tem diferente significado para os leigos e para os médicos. O público, freqüentemente, usa o termo gastrite como queixa, representando vários desconfortos relacionados com o aparelho digestivo. O médico, após examinar o paciente e fazer os exames necessários, conclui que existe gastrite, inclusive, muitas vezes sem sintomas e outras vezes em que não existe significado clínico destacável. As gastrites podem ser agudas ou crônicas.

Gastrites agudas permitem uma abordagem mais simplificada, por serem de aparecimento súbito, evolução rápida e facilmente associadas a um agente causador.

Em relação à gastrite crônica, também, existe muita confusão, principalmente no que se refere aos sintomas e à relação com os agentes causadores. Sabe-se que a bactéria Helicobacter pylori pode determinar uma gastrite crônica. Esta bactéria vive muito bem em ambientes ácidos, como é o caso do estômago. No entanto, o Helicobacter pylori leva à destruição da barreira protetora que reveste a mucosa do estômago, permitindo que o ácido gástrico agrida a própria mucosa gástrica, o que leva à inflamação da mesma, caracterizando a gastrite.

Wikipedia