10.01.2009

Pré-diabetes

Pré-diabetes é uma fase silenciosa e sem sintomas.
O pré-diabetes é o estado intermediário entre estar saudável e ter desenvolvido o diabetes do tipo 2 no adulto. Antes de diagnosticar o diabetes é preciso estar atento a alguns sintomas que podem indicar o pré-diabetes.

No pré-diabetes as pessoas apresentam valores de açúcar no sangue (glicemia) acima do normal, mas ainda não podem ser consideradas diabéticas.

É nesta fase que se deve fazer todos os esforços, como tomar a medicação adequada e implementar mudança no estilo de vida, para atrasar ou impedir o surgimento do diabetes tipo 2 e diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Nesta fase, a glicose no sangue tem variações irregulares e caracteriza-se pela ausência de sintomas. Ela é diagnosticada por meio da dosagem da glicemia: quando a taxa de glicemia de jejum (mínimo de oito horas) encontra-se entre 100 e 125 mg/dl e/ou quando o valor de glicemia na segunda hora do teste, chamado de curva glicêmica, está entre 140 e 199 mg/dl.

Por ser uma fase silenciosa e sem sintomas, é necessário alguns cuidados, como a prática de exercícios físicos e de uma alimentação cuidada, visto que 80% a 90% dos diabéticos tipo 2 são obesos.

O pré-diabetes está muitas vezes associado à síndrome metabólica, condição caracterizada pela presença de obesidade abdominal, e por outros fatores como colesterol elevado e hipertensão arterial.

Alguns cuidados devem ser tomados como a restrição calórica moderada, prática de atividade física, dieta equilibrada, rica em fibras, frutas, verduras e legumes, com carboidratos integrais, carne magra e pouca gordura saturada.

Fonte: Jornal Correio

Nenhum comentário: