1.16.2010

Laboratório faz recall de Tylenol infantil nos EUA

Laboratório faz recall de Tylenol infantil nos EUA
Anvisa vai pedir informações à Johnson. Empresa diz que produto não chegou ao Brasil

Rio - A Johnson & Johnson fez recall de diversos medicamentos, entre eles o Tylenol e a versão infantil, ontem, nos Estados Unidos. Segundo a empresa, que fez um outro recall a menos de um mês, os medicamentos precisam ser recolhidos devido a um cheiro de mofo que causou problemas aos pacientes. O recall inclui cerca de 500 lotes, diz o laboratório . No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), afirmou que pedirá informações à empresa e a FDS, órgão regulador americano.

Lotes de medicamentos vendidos nas Américas do Norte, Central e do Sul, nos Emirados Árabes Unidos e nas Ilhas Fiji também foram incluídos no recall. A Johnson & Johnson não especificou, no entanto, quais países da América podem ter recebido os lotes danificados.

Segundo a assessoria da Johnson & Johnson no Brasil, nenhum dos produtos submetidos ao recall foi destinado ao Brasil. A Anvisa afirmou ontem que geralmente o Tylenol vendido no Brasil é fabricado no país. Mas não descartou a possibilidade de lotes danificados terem chegado ao país.

Em novembro, a Johnson & Johnson americana já havia feito um recall do Tylenol Artrite em pílulas. A medicação, que tinha cheiro forte, causou dor de estômago, náuseas, vômito e diarreia nos pacientes. Há três semanas, a empresa ampliou o recall para o Tylenol Artrite em cápsula.

A forma como a empresa lidou com a recall irritou o FDA. O órgão afirma que o laboratório não agiu com a velocidade necessária. O FDA disse que sabia do problema desde de 2008 mas que houve apenas uma investigação limitada sobre o assunto. A FDA quer saber o motivo pelo qual o problema não foi tornado público mais cedo.

Nenhum comentário: