1.15.2010

Estresse pode induzir ao câncer

Estresse facilita o câncer
Células atingidas pelo nervosismo podem emitir sinais que induzem a tumores, indica estudo

Rio - Pessoas que se irritam no trânsito, não param de pensar nos problemas do trabalho mesmo quando estão em casa e são capazes de se estressar com coisas simples como a demora do prato no restaurante têm um motivo a mais para tentar mudar. Pesquisadores americanos e chineses demonstraram cientificamente pela primeira vez que existe uma relação direta entre o câncer e o estresse.

O professor Tian Xu, da Escola de Medicina da Universidade de Connecticut (EUA), um dos autores da pesquisa, disse que estas “são más notícias”, porque “há uma grande variedade de condições que podem desencadear o estresse físico e emocional”.

Na pesquisa, publicada na revista “Nature”, os cientistas afirmam que as células atingidas pelo estresse emitem sinais que induzem à geração de tumores que afetam as células sadias vizinhas.

Os pesquisadores concentraram o trabalho na atividade de dois genes mutantes causadores de cânceres. Um deles é o RAS, que está relacionado a 30% dos casos da doença. O outro é um gene supressor que, quando se apresenta de maneira defeituosa, propicia o desenvolvimento do câncer. Nenhum gene RAS mutante e nenhuma versão mutante do gene supressor podem causar câncer sem a presença do outro, dizem os cientistas.

Os pesquisadores, que estudaram as moscas de frutas que tinham as mutações genéticas, descobriram que uma célula que tem só o RAS mutante pode gerar um tumor maligno se envolvida a uma célula próxima com um gene supressor defeituoso. Segundo o estudo, o estresse era o fator determinante que unia as células, condição fundamental para a ocorrência dos tumores.

“Um melhor entendimento do mecanismo da geração do câncer sempre oferece novos instrumentos para combater a doença”, disse o professor Wu, acrescentando que a descoberta aponta para a possibilidade de se identificar um caminho para se deter o câncer, se for possível bloquear a origem do sinal de estresse nas células.
O estudo indica ainda que que os mesmos genes e as mesmas sequências biológicas envolvidas neste processo de desenvolvimento do câncer nas moscas de fruta estão presentes nos humanos.

O Dia

Nenhum comentário: