2.09.2010

Meu superior é autoritário e fala mal de mim. O que devo fazer?

Meu superior reclama toda hora que quer as coisas do jeito dele e fala mal de mim o tempo todo com outras pessoas. Como lidar com esta situação?

Resposta: Infelizmente, nunca há respostas simples para perguntas complexas, especialmente quando se têm apenas parte da história. Para respondê-lo, eu poderia assumir que você é apenas uma vítima inocente e que seu superior está cometendo assédio moral, que poderia ser objeto de um processo judicial previsto em lei.

Outra possibilidade é que seu superior tenha parte da razão, pois você não segue suas instruções, o que na legislação é considerado como insubordinação e poderia até ser motivo de uma dispensa por justa causa. Entretanto, essas situações nunca são tão preto e branco. O cinza costuma ser a cor prevalecente, isto é, algo aconteceu em sua relação de trabalho que em algum momento se deteriorou ao ponto descrito.

Claro que nada justifica esse supervisor falar mal de você para qualquer outra pessoa. Isso é difamação — também proibido por lei — e não vai ajudar na melhoria de seu desempenho que deveria ser o foco da preocupação desse chefe-mala. Então, vejo duas alternativas para propor para sua reflexão.

Vale a pena insistir nessa relação de emprego, então abaixe suas armas e escudos e procure o chefe para pedir feedback de redirecionamento, mostrando disposição para atender às expectativas de desempenho de quem é seu contratante. Se, por outro lado, você não tem motivação e interesse para continuar essa relação de emprego, então assuma essa decisão e procure outra alternativa ao invés de desgastar sua saúde e integridade moral. Sem essa disposição básica de ambas as partes, não vale a pena insistir.

por Roberto Santos

Nenhum comentário: