2.11.2010

Novo estádio do Maracanã para a copa do mundo

Visão interna do novo projeto do estádio. Foto: Castro Mello Arquitetos/Divulgação

Alterações na estrutura do Maracanã para a Copa de 2014 ainda causam dúvidas

Rio - Sem dúvida, o período de 2 anos com o estádio do Maracanã fechado deixará muito torcedor morrendo de saudade. Mas, no meio dessa nostalgia, tem muita gente sem saber o que vai acontecer. Alguns usuários de camarotes reclamam da falta de informações no que diz respeito à utilização destas áreas especiais durante a Copa do Mundo de 2014. Sobre esta situação, a secretaria de Turismo, Esporte e Lazer afirma que a negociação será feita caso a caso depois das obras. A previsão é de que o Maracanã seja fechado em setembro deste ano e que a reforma fique pronta em dezembro de 2012.

Segundo a secretaria, ninguém vai sair perdendo com a realização dos ajustes do estádio às exigências da Fifa para sediar a Copa. Aqueles que possuirem vínculo contratual com o Maracanã durante o período de obras - como os serviços terceirizados e os donos de camarotes - serão compensados após a reabertura. "Quanto ao direito adquirido através de contrato, ninguém vai sair deixar de utilizá-lo", disse a secretária Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.

O analista de sistemas Jorge Xavier conseguiu, em 2008, a licitação para um camarote com capacidade de 15 pessoas e, segundo o contrato, ele poderia utilizar o espaço por 5 anos. No entanto, ele se diz preocupado com a decisão que será tomada sobre o uso dos camarotes durante o Mundial de 2014, já que neste período o espaço do estádio se torna muito mais valorizado. "Na verdade, ninguém avisou nada para a gente ainda, tudo o que sabemos é o que tem saído na mídia. Os exemplos que me lembro são a Copa de 2006, na Alemanha, em que os preços dispararam e sei também que houve uma tentativa de desapropriação dos camarotes durante a final dos Jogos Pan-Americanos (2007) de futebol feminino", avaliou Jorge.

Apesar das dúvidas sobre sua situação, ele faz questão de isentar a responsabilidade da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj). "A culpa não é deles, acredito que as decisões sejam tomadas pela Fifa", afirmou. É importante lembrar, que uma das alterações previstas para a estrutura do Maracanã, é o número de camarotes, que diminuirá dos atuais 99 para 88, com capacidade para 30 pessoas cada.

Adequação
O Maracanã será fechado para obras em setembro deste ano e será reaberto apenas em 2012. Este vai ser o maior período em que as atividades do Maracanã ficarão paradas desde sua abertura em 1950 - quando foi realizada a Copa do Mundo. Inicialmente, a paralização seria no início de 2010, mas a resolução foi fechar somente depois da realização do Campeonato Carioca e da Copa Libertadores deste ano.

Entre as principais alterações, que buscam melhorar a visibilidade do torcedor, estão obras como a reorganização dos assentos e de um novo posicionamento que evite os chamados 'pontos cegos', a modificação dos camarotes, a ampliação das áreas vip e para imprensa, além da contrução de escadas rolantes e elevadores. As obras receberam ainda consultoria para que a evacuação do estádio ocorra no tempo mínimo exigido pela Fifa, que é de 8 minutos. De acordo com as determinações da entidade um terço do público estará em áreas vip.

Após as obras, o palco da final da Copa do Mundo de 2014 terá a capacidade reduzida em cerca de cinco mil torcedores. A previsão é de que sejam gastos cerca de R$ 500 milhões. O projeto prevê a troca das cadeiras verdes por cadeiras retráteis, mas há a possibilidade de que todas as cadeiras do estádio tenham que ser mudadas. A decisão final sobre o assunto depende da Fifa.

Outras novidades são a construção de uma cobertura para o Maracanã e a volta de corredores de ar, que serão abertos no lugar dos camarotes que existem hoje, na parte alta da arquibancada. A ideia é concentrar as principais alterações no setor oeste do estádio.

Funcionamento
Nem tudo vai parar enquanto os ajustes no estádio estiverem acontecendo. A visitação tradicional de turistas e cariocas irá continuar e será possível visualizar um espaço com maquetes da obra para a divulgação dos resultados e do processo como um todo. O ginásio do Maracanãzinho ainda poderá receber alguns eventos, como os shows que ocorrem ocasionalmente.

O treinamento dos atletas no Maracanãzinho, no Estádio de Atletismo Célio de Barros e no Parque Aquático Julio Delamare vai ser interrompido por um período bem menor do que os dois anos previstos para o estádio de futebol, apenas quando for necessário realizar ajustes no entorno urbano da estrutura do complexo, informou Márcia Lins, sem especificar quanto vai durar a interrupção.

Jornal O Dia
Jornalista TAMYRES MATOS

3 comentários:

Tamyres Matos disse...

Olá. Desculpa estar comentando seu post depois de tanto tempo no ar, no entanto só vi agora. Sou a autora da matéria e não a escrevi para o site G1.com. Sou jornalista do site O Dia, outro produto de comunicação. Caso ainda seja possível realizar uma correção, ficaria muito agradecida.

Ass.: Tamyres Matos

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Tamyres
Como diz os jornalistas, desculpe a nossa falha.
O jornal em questão é o Dia.
Grande abraço e parabéns pela matéria.
Antonio Brandão

Tamyres Matos disse...

Obrigada pela retificação, Antonio. Fico muito grata pelos parabéns também. Abs
Tamyres Matos