2.12.2010

Camisinhas nas Escolas


Camisinhas nas escolas do País
Até julho, colégios receberão máquinas de preservativos. Objetivo é incentivar a prevenção entre os adolescentes

Rio - Alunos de 400 escolas da rede pública do Brasil terão, até julho, máquinas de preservativos. A novidade está começando a ser testada num projeto piloto, que avaliará a aceitação de alunos, pais e professores, antes de ser ampliada para colégios de todo o País. O objetivo é facilitar o acesso do adolescente às camisinhas. As máquinas, fabricadas por universida de Santa Catarina, já estão sendo testadas naquele estado e na Paraíba. Ao todo, 19 mil escolas no País fazem campanhas de distribuição de preseravtivos.

>> Leia também: Aids avança entre garotas com idades de 13 a 19 anos

“Todos devem ter acesso aos preservativos nos postos, mas sabemos que a ida do adolescente a estas unidades de saúde para pegar camisinha é mais complicada. Alguns não têm tranquilidade para fazer isso nos postos perto de casa. O acesso através da escola, dos grêmios, sem necessidade de passar pelo crivo de médicos, de adultos, é importante”, afirma Jane Portela, assistente social da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil.

Maria, Silvana, Inês, Leonor e Rita se preocupam com a saúde. Foto: Deisi Rezende/Agência o DiaAs jovens Maria Ribeiro, 20 anos, Silvana Cascais, 20, Leonor Castro, 19, Rita Guimarães, 19, e Ines Moreira, 23, não se deixam intimidar. As amigas sabem como aproveitar a juventude sem perder a saúde e dão lições de consciência e prevenção. Animadas com o carnaval, as jovens concordam que a época é mais propícia para a transmissão de DSTs e, justamente por isso, ficam mais atentas para o sexo seguro.

“Uso sempre camisinha. Nessa época de folia, o risco aumenta e eu fico ainda mais ligada”, diz Silvana. A maioria das jovens começou a vida sexual aos 18 anos e prefere ter relações com parceiros fixos, com quem tenham algum envolvimento afetivo. Curtem a praia, os blocos e a cerveja, mas “com cuidado e atenção”.

Ontem, dezenas de adolescentes da Mangueira participaram do lançamento da campanha. Madrinhas do programa, as atrizes Paloma Bernardi e Fernanda Souza deixaram recado para os jovens: “Temos que nos amar primeiro e usar camisinha é uma prova de amor a nós mesmos”.

Nenhum comentário: