2.10.2010

Teste feito em casa pode determinar fertilidade

Amsterdã (Holanda) - Loes Segerink e colegas do MESA - Instituto para Nanotecnologia na Universidade de Twente - em Enschede, na Holanda, desenvolveram um método que pode determinar a fertilidade masculina em questão de segundos. Embora muito útil, isso levanta também uma questão ética. Saber o diagnóstico sem um conselho profissional poderia causar mais consequências negativas ou positivas?

A análise de fertilidade masculina pode ser constrangedora para a pessoa em questão e pode consumir muito tempo da equipe médica. A ejaculação deve ser submetida a análise no prazo de uma hora, o que geralmente impede os homens de colher a amostra em casa. "Com nosso sistema podemos superar esses problemas", disse Segerink.

O chip microfluídico contém um pequeno canal onde os espermatozóides são atraídos pelo fluxo de pressão. A amostra é colocada em contato com uma concentração conhecida como esferas de poliestireno. De acordo com Segerink, o chip pode levar apenas 12 segundos para determinar a concentração de espermatozóides com a mesma probabilidade de erro de medição que a contagem manual.

Sobre um auto-diagnóstico em casa, Michael Dunn, pesquisador da saúde ética na Universidade de Oxford, diz que isso é preocupante. "Os transtornos ao paciente podem ser maiores se não forem fornecidas informações relevantes sobre o impacto de um resultado positivo de infertilidade",

Terra

Nenhum comentário: