Terremoto de 8,8 graus mata ao menos 122
27 de fevereiro de 2010
Um terremoto de 8,8 graus na escala Richter atingiu na madrugada deste sábado a região central do Chile, perto de Concepcion, ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos. A presidente Michelle Bachelet decretou estado de catástrofe e autoridades ministeriais anunciaram que as mortes já chegam a 122. Foram emitidos alarmes de tsunami em vários países. A capital Santiago ficou sem luz, sem gás e os telefones funcionam precariamente. O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 59 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.
A presidente pediu calma à população, mas afirmou que o número de vítimas deverá aumentar. "Com um terremoto dessa força, não podemos absolutamente descartar mais mortes e provavelmente feridos."
O terremoto durou cerca de um minuto, ocorreu às 3h34 e foi sentido em prédios na capital, Santiago, a 325 km de distância. Várias regiões da cidade ficaram e a população saiu às ruas. O Aeroporto Internacional de Santiago foi fechado por tempo indeterminado.
O alarme de tsunami foi dado para Chile, Peru, Equador, Estados Unidos, Colômbia, toda a América Central, a Polinésia Francesa, além de regiões da Antártida. Pouco após o terremoto atingir o Chile, o Japão também entrou em alerta para possíveis tsunamis e foi confirmado que um tsusami deve atingir o Havaí no fim da tarde.
Sismólogo da UnB diz que impacto do terremoto no Chile teve grandes proporções
BRASÍLIA - O terremoto de 8,8 graus escala Richter, que aconteceu na madrugada deste sábado, no Chile, pode ter um impacto violento em desastres humanos e de destroços físicos, admitiu o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Jorge Sands. Ele ressaltou, porém, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, que os resultados ainda estão sendo contabilizados.
Embora o centro sísmico tenha acontecido no Oceano Pacífico, o tremor foi muito próximo da costa, a apenas 65 quilômetros de uma cidade com quase 40 mil habitantes e de duas outras no raio de 100 quilômetros, cada uma com cerca de 300 mil habitantes, explicou Sands. O epicentro do terremoto fica a 317 quilômetros de Santiago, a capital chilena.
Apesar de estar melhor preparado para enfrentar terremotos, com construções mais firmes, do que o Haiti - onde aconteceu o último grande desastre sísmico, em janeiro último - o Chile tem regiões carentes, com populações pobres no centro e no norte do país, onde o adensamento populacional tem aumentado muito.
Além do terremoto, o observatório da UnB registrou mais 12 tremores de menor intensidade, entre 6 graus e 6,5 graus nas imediações do grande sismo. O Chile, explicou Sands, está numa região onde grandes placas tectônicas se encontram . Como a Terra está em constante movimento, acrescentou ele, as placas colidem de vez em quando.
Por essa razão, o Chile tem um histórico de terremotos. O mais violento de que se tem registro no mundo ocorreu em 1960, com 9,5 graus, no país. O Chile fica exatamente no fim da grande placa tectônica onde termina o Círculo de Fogo que margeia o Oceano Pacífico pela América Central, América do Norte e desce pelo Leste da Ásia.
O desastre ocorrido no Chile não tem maiores reflexos no Brasil, de acordo com o professor da UnB. A não ser pequenos registros do abalo em grandes cidades com maior altitude como Brasília, São Paulo e Curitiba, em um raio até Porto Alegre.
O Globo
Recentemente foi realizada uma pesquisa que derruba a idéia de que o Brasil é praticamente imune de terremotos. Foi realizada na UFMG ( Universidade Federal de Minas Gerais) uma pesquisa que apresentou informações que comprovam a não veracidade da idéia anteriormente difundida, dessa forma o estudo apresentou dados afirmando que o Brasil é propício à incidência desse fenômeno.
A afirmativa se baseia na identificação de 48 falhas geológicas em todo território brasileiro, de modo que a maioria delas detém um grande potencial para a ocorrência dessa anomalia terrestre, pelo menos seis delas já apresentaram abalos sísmicos.
Para estabelecer a localização dessas falhas o geomorfólogo da UFMG, Allaoua Saadi, do Instituto de Geociência, utilizou de mapas topográficos e geológicos, imagens de satélite e radar, dados bibliográficos e contou com a colaboração de cientistas de todo o País.
A antiga idéia, segundo o chefe da pesquisa, é difundida por falta de um maior entendimento acerca do funcionamento das placas litosféricas, uma vez que todos acreditam que pelo fato do Brasil estar situado no centro da placa sul-americana e considerar que essa não sofre rupturas, ou mesmo que ela é contínua ou inteiriça, o país está completamente livre de sofrer com esse acidente natural.
Na verdade, todas as placas presentes no mundo são oriundas da união de placas que existiram em tempos remotos, dessa forma, essas eram diferentes das atuais e muitas vezes ficaram sobrepostas, apresentando trincas, rachaduras e falhas.
Para Saadi os abalos são resultados da ruptura da crosta, proveniente da movimentação dos blocos em toda extensão de uma falha geológica. As rochas se confrontam, e esse contato leva ao armazenamento de grande quantidade de energia. No ato da ruptura a energia acumulada é expelida e ocorre em períodos consecutivos e em pouco espaço de tempo um do outro. Além disso, os estudos realizados acerca dos terremotos no Brasil ainda são modestos.
O estudo e o monitoramento dos terremotos em solo brasileiro tiveram início recentemente, a partir dos anos 70, período esse que iniciaram diversas construções de usinas hidrelétricas e que foi necessária a instalação de sismômetro ou sismógrafo, aparelhos utilizado para medir a intensidade de abalos.
Em suma, fica claro que existe uma grande incógnita a respeito desse assunto, dessa forma não há possibilidade de determinar um conceito definitivo e conclusivo, até por que são poucos anos de pesquisas sobre a temática, por fim não devemos imaginar o Brasil como imune a esse tipo de fenômeno.
Eduardo de Freitas
Um comentário:
Thanks for giving such a piece of wonderful information. If you are looking for the best all type massage services in Mussoorie, then the best option for you will be Flip Body Spa Services. You will receive excellent massage with sex services from the college call girls at the very cheapest price.For more details click here: b2b spa in Mussoorie with extra service
Postar um comentário