Massachusetts (EUA) - Estudo de psicólogos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, indica que a postura de uma pessoa pode fazê-la se sentir poderosa ou abaixar sua autoestima. As informações são do site LiveScience.
O estudo aponta que manter uma postura que passa a impressão de "arrogância" para quem a vê cria uma sensação de poder, altera os níveis hormonais e aumenta a coragem para correr riscos. Já posturas retraídas abaixam a autoestima e diminuem a capacidade de arriscar mais.
Participaram do estudo 42 voluntários, sendo 26 mulheres. O primeiro grupo sentou em cadeiras durante um minuto, com os pés acima de uma mesa e as mãos colocadas atrás da cabeça. Nesta pose, os participantes demonstraram expressões de poder claras.
O segundo grupo sentou por um minuto com as mãos presas entre as coxas, com as pernas juntas. As expressões passavam a impressão de baixa autoestima.
As pessoas do primeiro grupo viram seus níveis de testosterona aumentar, e seus níveis de estresse diminuir. Testosterona é associada à dominância e tende a crescer antes de uma competição e depois de uma vitória. Além disso, receberam U$ 2 e duas opções: apostar ou guardar o dinheiro. 86% do grupo preferiu apostar, indicando aumento de vontade de correr riscos.
O Dia
POSTURA
Postura é o conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para fornecer o equilíbrio no espaço, uma entidade formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos. Embora muitas pessoas achem que postura seria só o conjunto ditado pela coluna vertebral, esta também é parte primordial e essencial da postura por que irá determinar sob diversas influências a direção dos membros superiores e inferiores. A postura bípede do homem é extremamente eficaz e constitui o mecanismo antigravitacional mais econômico por que é gasto pouca energia para nos mantermos em pé, usando um pouco de cada músculo e criando nossa própria postura. Em um indivíduo, ocorrem informações entre o sistema nervoso e o cérebro, provenientes de três fontes para o equilíbrio do corpo no espaço a sua volta, seja em pé, sentado ou em movimento. Informações providas dos olhos, ouvidos, músculos, articulações, ligamentos e tendões. Nesses quatro últimos citados, existem proprioceptores que informam uma estrutura chamada cerebelo, para depois então, informar o cérebro o grau de tensão a que cada um está sendo submetido e depois retransmitem essa informação de volta para os mesmos músculos, articulações, ligamentos e tendões, fazendo com que nos equilibramos conscientemente ou inconscientemente. Graças a esses receptores, se fecharmos nossos olhos ou tampássemos nossos ouvidos e realizássemos um movimento, perceberíamos perfeitamente a nossa posição no espaço em que nos localizamos.
Postura incorreta
Existem diversas doenças causadas pela postura incorreta. Alguns nomes conhecidos:
Hiperlordose: desvio acentuado da curvatura convexa da coluna lombar e cervical.
Escoliose: desvio lateral da coluna.
Hipercifose: desvio acentuado da curvatura côncava da coluna na região torácica (corcunda)ou sacral.
Variações anatômicas: podem ser congênitas da diferença do comprimento dos membros superiores e inferiores ou através de traumas por acidentes que levam a alteração do aparelho locomotor comprometendo a postura.
Além dos desvios de postura provocarem o aumento das curvaturas fisiológicas, há também as retificações dessas curvaturas.
Vikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário