8.04.2011

Boneca que mama 'no peito' causa controvérsia nos EUA

Uma boneca que simula a amamentação está sendo alvo de críticas nos EUA.
Chamada de Breast Milk Baby ("bebê do leite materno"), ela vem com uma blusa para a criança vestir.
Divulgação
A boneca Breast Milk Baby está recebendo críticas porque faz sons e se mexe como se estivesse mamando no peito
A boneca Breast Milk Baby está recebendo críticas porque faz sons e se mexe como se estivesse mamando no peito
Na região dos seios, a roupa tem duas flores. Quando a boca da boneca chega perto das flores, sensores na blusa captam o movimento.
Ela começa, então, a fazer movimentos e sons como se estivesse mamando. Lançada na semana passada, custa US$ 69,99 (R$ 109).
De acordo com o site da fabricante, e segundo os jornais "New York Times" e "Guardian", o lançamento provoca polêmica porque o brinquedo induziria uma sexualidade precoce nas crianças.
Segundo Dennis Lewis, representante da marca Berjuan, que fabrica o Breast Milk Baby, o produto permite que as meninas brinquem de cuidar do bebê de forma natural, em vez de usar mamadeira, como em outros brinquedos do tipo.
"As meninas podem aprender mais uma forma de cuidar de um bebê, assim como se estivessem trocando, dando banho ou ninando", disse Lewis em comunicado.
DEBATE NA TV
A discussão sobre a boneca parou no programa do apresentador de TV Bill O'Reilly, do canal de notícias Fox News, de grande audiência nos Estados Unidos.
O'Reilly afirmou que a boneca não é apropriada. "Só quero que as crianças sejam crianças", disse ele, enquanto um convidado do programa dizia que o brinquedo o deixava "horrorizado".
A fabricante da boneca respondeu dizendo que o canal de TV apoia grandes empresas que querem que os bebês se alimentem com fórmulas infantis, "ainda que a ciência já tenha demonstrado os benefícios do leite materno".
A Berjuan diz ainda que a boneca é feita para ensinar às meninas que a maneira mais natural de alimentar um bebê é a amamentação.
A empresa publicou nesta semana um comunicado no site dizendo que "Deus apoia a boneca", ao lado de uma imagem da Virgem Maria com Jesus no colo.
Folha

Nenhum comentário: