9.27.2011

Unhas mais fortes

Arrase com unhas lindas e resistentes


O formol é usado em produtos que fortalecem as unhas

"Minhas unhas sempre lascaram, pareciam uma folha de papel. Então minha sobrinha me disse para eu colocar três gotas de formol dentro de cada esmalte que uso. Fiz isso, e minhas unhas ficariam superfortes. Tem alguma contra-indicação?"


"O formol é usado em produtos indicados para fortalecer as unhas. Por isso, você pode tentar essa receita caseira, sim." Diz a dermatologista Doris Hexsel, que ensina outras medidas importantes: "Evite lavar e secar muito as mãos, para não ressecar as unhas. É bom ter sempre um hidratante à base de uréia por perto. O óleo de cravo impede a formação de lascas. Em último caso, use suplementos vitamínicos com ferro. Eles ajudam a fortalecer as unhas."  
· Detergentes vilões Muitas vezes as unhas ficam frágeis e quebradiças porque elas são vulneráveis à desidratação que ocorre com o uso de agentes químicos, como detergentes e solventes. Por isso, quando for lavar a louça ou fazer faxina na casa, não dispense o uso das luvas.

· Crescimento lento
As unhas crescem 0,3 cm por mês. Se elas crescem menos, pode ser que esteja faltando ferro na dieta, enfraquecendo a queratina. Evite tirar as cutículas, pois elas protegem a matriz das unhas. Use bases com aceleradores de crescimento.

· Unhas roídas
Fungos e bactérias entram nas unhas pela saliva. As unhas atingidas pelos dentes ficam feias, com alteração de textura, formato e coloração. Para controlar a ansiedade, use aqueles produtos que deixam um gosto horrível na unha.

Pequenas dicas diárias para não enfraquecer as unhas

1-  Nunca deixar muito tempo as mãos na água, principalmente quando estiver na cozinha; cuidado com detergentes e outras químicas; se conseguir utilize luvas para proteção das unhas e mãos.
2-  Se costumar roer as unhas, esse é um bom momento para parar. Além de deixar as mãos com aspecto feio, roer as unhas abre caminho para infecções além de enfraquecer a unha e dificultar o crescimento normal.
3-  Vá no máximo uma vez por semana na manicure e sempre preste atenção a retirada da cutícula e outros cuidados que ela deve ter com as suas unhas.
4-    Unhas postiças ajudam a enfraquecer as unhas; use o menos possível.
5-  Cuidado com a alimentação e sempre escolha frutas e verduras. A maior parte das causas de unhas quebradinhas provém da má alimentação.
6-  Todo trabalho manual requer proteção, tanto para as unhas quanto para as mãos. Sempre use luvas quando for manipular a terra ou qualquer produto químico.
7-  Esteja atenta para que a sua manicure utilize materiais esterelizados quando for fazer as suas unhas.
8- Evite abrir com as suas unhas latinhas, caixinhas, ou qualquer outro tipo de recipiente,  isso pode fazer com que elas quebrem e cresçam lascadas, ou seja com a sua estrutura danificada.
Se mesmo depois de todas essas dicas, as unhas continuarem a quebrar, é recomendado procurar um dermatologista ou um médico para investigar a causa. As unhas crescem muito lentamente e quanto mais elas se quebram, mais demoram a crescer novamente. Os cuidados vão tornar as unhas mais fortes e menos quebradiças.
Unhas fortes e bonitas sem sacrifício




Uma saúde delicada ou problemas alimentares podem ser a causa de unhas fracas e quebradiças. Morder as unhas é outro fator que as prejudica, então, porque mesmo assim as mordemos? Se você quer ter mãos perfeitas, leia com atenção as orientações a seguir.

As unhas se enfraquecem por vários motivos. Os mais comuns são problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiências de cálcio ou outros nutrientes essenciais. Mas não só os fatores internos podem fazer com que as unhas facilmente. Pessoas que se expõem muito ao sol, ao uso de detergentes ou outros tipos de produtos de limpeza também estão colocando-nas em risco. Utilizar esmaltes de má qualidade também pode causar este problema.
Mas a grande vilã para quem deseja ter mãos lindas é a péssima mania de mordê-las. Existem tratamentos dos mais diversos para evitar esta mania, como choques ou colocar produtos químicos de sabor repulsivo nos dedos, mas o melhor mesmo é se conscientizar do problema e eliminá-lo da sua vida. Como todo tipo de mau hábito, pode ser bastante difícil abandoná-lo no começo, mas quando suas unhas estiverem bonitas, fortes e perfeitas, verá que o sacrifício valeu à pena.
Algumas dicas para quem quer ter unhas mais bonitas:

  • Dieta equilibrada
    O fator básico para que suas unhas sejam fortes é a alimentação. Você deve ingerir todos os dias a quantidade certa de nutrientes indicada para a sua idade e sua estrutura corpórea. O cálcio fortalece e dá consistência às unhas. Use e abuse do leite e de seus derivados, além de frutos do mar e peixes. O ferro é outro nutriente imprescindível para a beleza de suas mãos. Você o encontra nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão, e também nas frutas vermelhas e no fígado bovino.

  • Manicure
    Use sempre a lixa. O uso de tesouras pode fazer com que elas se lasquem. Prefira as mais simples, de papelão, às metálicas, que também racham e estragam as pontas. Lixe-as sempre da borda de dentro para a de fora. Proteja sempre as mãos ao entrar em contato com substâncias químicas que possam manchá-las. É aconselhável usar sempre um creme hidratante próprio para essa região do corpo, assim como luvas. Nunca corte suas cutículas com tesoura ou com o alicate. Prefira usar um removedor especial, vendido em qualquer loja de cosméticos.

  • Esmalte
    Assegure-se sempre que as camadas de esmalte já estejam secas antes de passar as seguintes. Se você não fizer isso, elas podem ficar manchadas e feias.

  • Unhas postiças
    Se mesmo com todos os cuidados as suas unhas não ficarem do jeito que sempre sonhou, não desista. Unhas postiças ainda são uma boa solução, desde que se conheça o modelo, o tamanho e a forma ideais. Além disso, elas têm de ser muito bem colocadas para não ficarem com a aparência muito artificial e percam o charme. Procure um bom profissional antes de colocá-las.
    A maior de todas as vantagens das unhas postiças é que se pode trocar sua cor todos os dias, ficam sempre do tamanho que se quer e não quebram. Nunca tente pintá-las, pois podem ficar com o aspecto pior que o da suas naturais se mal cuidadas.
    Terra Espanha

  • Nenhum comentário: