11.09.2012

Luva que promete ajudar detecção de câncer de mama causa polêmica


Produto britânico BE gLOVE garante ser tão efetivo quanto mamografia.
Médico diz que autoexame não substitui exame clínico nem de imagem.

Do G1, em São Paulo

Luva (Foto: BE gLOVE/Divulgação) 
Luva BE gLOVE é vendida em site britânico por
pouco mais de R$ 80 (Foto: BE gLOVE/Divulgação)
Uma luva criada no Reino Unido para ajudar as mulheres a detectarem precocemente o câncer de mama tem causado polêmica ao prometer ser tão efetiva quanto uma mamografia. Apesar disso, a marca afirma em seu site que o produto não deve substituir um exame médico regular.
No endereço eletrônico da empresa, sediada na cidade inglesa de Bracknell, no condado de Berkshire, a luva BE gLOVE (um trocadilho com as palavras "luva" e "amor", em inglês) é descrita como "altamente sensível durante o autoexame, ampliando a sensibilidade do toque em 15 vezes, o que ajuda na detecção de nódulos mamários".
Ainda segundo a marca, que se baseou em um estudo com 130 mulheres publicado na revista "Journal of Plastic Dermatology", o produto – feito de poliuretano, produzido na Itália e vendido a pouco mais de R$ 80 – é capaz de identificar até o menor caroço em estágio inicial, o que aumenta a possibilidade de tratamento e as taxas de sobrevivência.
Luva (Foto: YouTube/Reprodução)Vídeo feito pela empresa mostra como usar a luva no autoexame de mama (Foto: YouTube/Reprodução)
De acordo com a pesquisa, as pacientes que usaram essa luva ultrafina durante o autoexame puderam detectar 100% dos nódulos nos seios, enquanto as que se apalparam só com os dedos perceberam metade deles.
O site diz também que a BE gLOVE é antialérgica e poderia ser usada por até dois anos. Mas faz questão de frisar que as mulheres precisam ter o hábito de realizar o autoexame todo mês e, a qualquer sinal de nódulo, devem procurar um médico imediatamente.
Críticas
Uma das gerentes da Campanha contra o Câncer de Mama no Reino Unido, Mia Rosenblatt, afirmou esta semana ao site do jornal "Daily Mail" que "a prova de que dispositivos dessa natureza podem melhorar a detecção de tumores de mama é muito limitada, por isso pedimos que as mulheres não usem ferramentas como essa luva como um substituto das mamografias. Incentivamos todas as mulheres a examinar seus seios regularmente, saber o que é normal e discutir qualquer preocupação com seu médico".
Luva (Foto: YouTube/Reprodução)Produto promete sensibilidade 15 vezes maior, mas recebe críticas médicas (Foto: YouTube/Reprodução)
Na opinião do ginecologista José Bento de Souza, o estudo foi feito com poucas pacientes, e o perigo do autoexame é que as mulheres comecem a trocar o exame clínico e a mamografia por ele.
"O risco é de a paciente achar que está tudo em ordem e não ir ao médico. No autoexame, é possível sentir nódulos de 1,5 a 2 cm. Já a mamografia detecta alterações muito menores, até sem caroço – apenas microcalcificações que já são o início de um câncer de mama", explica.
Por outro lado, José Bento diz que uma luva poderia ser um fator a mais para ajudar no diagnóstico de eventuais problemas, principalmente pelo fato de a mulher ter algo em casa que a ajude a lembrá-la.
Mas, de acordo com o ginecologista, o produto seria apenas um "coadjuvante", que não substitui a ida ao médico, os exames clínicos e de imagem, nem a prevenção primária à doença, como manter uma boa alimentação, praticar atividade física, estar dentro do peso ideal, evitar bebida alcoólica e cigarro, e de preferência ter filhos e amamentar, pois o estímulo das glândulas mamárias no aleitamento também ajudaria a prevenir doenças.

Nenhum comentário: