11.05.2012

Cirurgia plástica aumentam no final do ano

Busca por cirurgias plásticas aumenta no final do ano

às vésperas do verão, clínicas e hospitais recebem ainda mais pessoas em busca de um corpo perfeito!

O verão está batendo a nossa porta, as temperaturas já subiram em todo o país e a nossa preocupação com o corpo não para de aumentar. O resultado de tudo isso? Uma correria em massa para as academias e para os consultórios de tratamentos estéticos. E, diferentemente do que se imagina, não só as mulheres buscam melhorar o visual de última hora, os homens também se rendem aos benefícios que a medicina pode oferecer.
O Médico Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Marcelo Wulkan, lembra que mais de 30% dos pacientes que planejam um procedimento cirúrgico ou tratamento puramente estético, são homens.
"Isto pode ser uma surpresa para muitos, mas vem se tornando rotina no consultório, principalmente no final do ano. Os homens querem se sentir bem com sua aparência. Assim como as mulheres, eles desejam afinar a silhueta e terem menos rugas", comenta Dr. Wulkan.
Uma tendência que cresce a cada período de festas é o número de casais que buscam realizar tratamentos juntos. "Não incentivo que ambos façam cirurgia. Essa decisão deve partir do paciente e nunca do médico. No entanto, muitas vezes os homens ficam impressionados com os resultados da esposa e acabam por agendar uma consulta juntos. O outro lado também ocorre: assim como muitas vezes os homens vão primeiro à consulta, as mulheres desejam manter-se no mesmo padrão de beleza de seus amados", revela o médico.
As cirurgias plásticas de fim de ano nas mulheres visam basicamente um visual mais leve para o verão. Dessa maneira, focam em mais suavidade nas estruturas faciais, com procedimentos de preenchimento, plástica de pálpebras e lipoaspiração abaixo do queixo. Quando bem indicado, o minilifting pode ser feito se existir pouco excesso de pele pendente na face.
Em relação ao contorno corporal, nada ganha da lipoaspiração e implante de silicone. Ambas as cirurgias têm rápida recuperação, pequenas incisões, que podem ficar escondidas no biquíni, porém com resultados bem naturais.
"Alguns pacientes evitam fazer cirurgias no verão por medo do inchaço. Atualmente, podemos minimizar esse incômodo com cuidados específicos no pós-operatório, com a drenagem linfática e nutrição balanceada. Vale a dica de beber muita água e riscar o sal da dieta e bebidas alcoólicas, pois ambos aumentam a retenção de líquidos e, por consequência, o inchaço. No verão, prefira um suco natural", diz Dr. Wulkan.
Segundo ele: "Vale a pensa sempre lembrar que tudo deve ser bem avaliado pelo médico. Não basta querer fazer algum procedimento estético, deve-se estar apto clinicamente e emocionalmente para realizá-lo".

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE FAZER UMA CIRURGIA PLÁSTICA

Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia plástica
Cirurgião plástico fala sobre o mini lifting e a mini lipo. Saiba mais!

Fazer uma cirurgia plástica é um passo importante. Por isso, todo o cuidado é pouco neste momento. A falta de esclarecimento pode levar o paciente e o médico ao equívoco, cometendo um erro que, muitas vezes, pode não ter mais volta.
Para te ajudar nesta empreitada, confira algumas dicas do cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada (SP).
Cuidado com as expectativas exageradas
Um bom cirurgião plástico deve ter a habilidade de entrevistar o paciente apropriadamente durante a consulta. Um cuidado importante que deve ser observado pelo cirurgião, antes da realização de qualquer intervenção cirúrgica, é o de esclarecer o paciente, elucidando todas as suas dúvidas. A orientação dada ao paciente é fundamental e tem como objetivo fazê-lo entender as limitações técnicas e físicas de cada um.
Cirurgia exige tempo
Não considero apropriado que o paciente faça uma cirurgia plástica durante um período de grandes mudanças em sua vida, como, por exemplo, ‘serei promovido, em breve’, ‘vou me casar na semana que vem’, ‘preciso estar linda para a minha formatura’... Se o paciente não tiver tempo de fazer um pós-operatório com tranquilidade, é melhor realizar um procedimento não invasivo que irá melhorar a sua aparência, sem que ele tenha que dispender muito tempo de repouso e resguardo no pós-operatório.
Nem tudo que você escuta é verdade
Há diversos sites na Internet que descrevem com minúcias o que seria “um nariz perfeito”, após uma rinoplastia, ou um “rosto rejuvenescido”, após um lifting facial. Este tipo de informação não ajuda o paciente. O que auxilia, antes da realização da plástica, é expor adequadamente seus anseios ao cirurgião plástico, para que ele possa ajudá-lo a minimizar o seu descontentamento após a cirurgia.
Converse com seu médico
Comunicação é o cerne da questão. O que o paciente tem em mente é difícil de descrever, de tornar-se concreto? Por exemplo, diante da afirmação ‘quero diminuir um pouco o meu nariz’. Quanto é um pouco? Em tempos em que há muita publicidade, é preciso explicar aos pacientes que não existe procedimento rápido, simples e indolor. Todas essas frases de efeito são muito boas para o comércio, mas não servem para cirurgia plástica.
Os mini procedimentos
A realização de diversos “mini procedimentos” não têm a menor eficácia. A ideia vendida é que o mini lifting e a mini lipo exigem pouco do paciente no pós-operatório. No entanto, eles não têm a menor longevidade. São, na verdade, ‘iscas’ para a realização de vários procedimentos.

CIRURGIA PLÁSTICA EMAGRECE?

Cirurgia plástica emagrece?
Especialista tira esta e outras dúvidas!

Seja homem ou mulher, a verdade é que todo mundo sonha com um corpo escultural. Por mais que alguns prefiram formas mais definidas e outros as linhas mais finas e magras, não há quem não tenha esta preocupação com a boa forma. O problema é que muitas pessoas ainda insistem em chegar a uma fórmula milagrosa ao invés de investir na combinação mais barata, saudável e de resultado garantido: alimentação saudável e exercícios físicos.

A cada dia, surge uma nova promessa: as modas de chás, farinhas, dietas com nomes estranhos e alguns optam até por medicamento, lamentavelmente nem sempre indicados por especialistas. Porém, o maior erro é quando se trata da cirurgia plástica. A solução mais procurada é a lipoaspiração, contudo esse procedimento médico cirúrgico é indicado apenas para as pessoas que queiram remover gordura localizada e modelar o corpo.

“A cirurgia é realizada através de uma cânula introduzida no local desejado e trabalha semelhantemente a um aspirador de pó, só que em vez de pó, aspira gordura.”, detalha o diretor do Centro Nacional – Cirurgia Plástica, Arnaldo Korn. Muitos não sabem, mas o procedimento está contra-indicado às pessoas que tenham como único objetivo o emagrecimento, pois remove apenas gordura localizada, e não gordura generalizada.

Para se ter uma idéia, a remoção de gordura não pode exceder em média 7% do peso total por comprometer demais a saúde. “Há pessoas que colocam todas as suas expectativas de emagrecer na lipoaspiração, com a ilusão de se livrar para sempre da dieta e da atividade física. Porém, após a recuperação da cirurgia o paciente deve procurar uma nutricionista e se matricular em uma academia para atingir os benefícios estéticos que almeja.”, orienta Korn.

Vale lembrar, ainda, que toda é qualquer cirurgia plástica deve ser feita com a avaliação e a indicação corretas de um cirurgião plástico. “É necessário estar muito bem atento aos prós e contras do procedimento e, o mais importante, aos deveres e obrigações após o procedimento, como por exemplo, curativos, medicações, uso de acessórios, dieta, atividade física, cuidados necessários, tempo de recuperação e conservação do resultado.”, destaca o especialista.

A lipoaspiração não é um tratamento para obesidade. Ela apenas retira gordura de qualquer local ou região onde haja excesso como, por exemplo, o abdome, flancos, braços, pernas e papada, entre outros. O máximo que o procedimento proporciona é um corpo de formato mais harmonioso. Pode muito bem ser um incentivo para quem quer se animar e seguir uma dieta equilibrada para emagrecimento posterior

CIRURGIA PLÁSTICA 3D: SIMULAÇÃO EM SOFTWARE PERMITE CHEGAR A RESULTADO BEM PRÓXIMO DO REAL

Cirurgia plástica 3D: simulação em software permite chegar a resultado bem próximo do real
A nova técnica possibilita que você veja o resultado antes mesmo de encarar o bisturi.

Quem é que nunca almejou fazer uma cirurgia plástica? Muitas vezes, o medo de não saber como seria o resultado era o motivo principal para atrasar os planos. Agora você não precisa mais se preocupar. Uma nova tecnologia conhecida como E-Stetix acaba de chegar ao mercado brasileiro e promete alta precisão na simulação do procedimento cirúrgico proposto. De acordo com o médico Gustavo Guimarães, de Brasília, o sistema tem uma série de vantagens como, por exemplo, otimizar a consulta médico-paciente e permitir a demonstração do resultado desejado por meio de um modelo virtual.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica- SBCP, o especialista revela que, no consultório, muitas são as dúvidas dos pacientes, mas o novo sistema servirá para sanar grande parte destes questionamentos. Gustavo esclarece ainda que o simulador, desenvolvido depois de pesquisas em universidades internacionais, permite uma imagem 3D, na qual se pode demonstrar desde a posição de implante e pontos de incisão até os melhores modelos e tamanhos de próteses. Tudo indicado de acordo com o biótipo de cada um.

De acordo com o Dr. Gustavo Guimarães, a tecnologia é uma das mais seguras. “Com apenas três fotos do paciente, pode-se verificar como será o resultado da cirurgia. A melhor notícia é que a interação é total, já que o paciente pode escolher a forma que espera ter” - explica. O tempo para criar a simulação é outro grande atrativo: com apenas cinco minutos é possível dar os parâmetros desejados.

E não é só isso. Além de evidenciar as possibilidades e as técnicas cirúrgicas disponíveis, o E-Stetix reduz as expectativas falsas e pode reduzir o número de novas cirurgias. Mas não se esqueça: por se tratar de um programa de computador, a cicatrização e outros fatores também devem ser levados em consideração.

QUANDO OPTAR PELA CIRURGIA PLÁSTICA NO UMBIGO

Quando optar pela cirurgia plástica no umbigo
Onfaloplastia é indica para ex-gestantes e ex-obesos. Saiba msia!


Exibir uma barriga sequinha e definida é o sonho de muita gente. Mas, há quem queira mesmo é ter um umbigo perfeito. Esse é o caso de homens e mulheres que sofrem com problemas que vão desde a hérnia umbilical até deformidades causadas pela obesidade. Para quem quer se livrar deste problema, a onfaloplastia pode ser a solução.
Entre os casos específicos em que a cirurgia plástica de umbigo pode ser indicada estão: ex-gestantes; ex-obesos ou pessoas que emagreceram muitos quilos; quem tem hérnia umbilical; quem já fez plástica abdominal e quer refazer o umbigo; deformidade ou projeção do umbigo, cicatrizes, estrias ou verrugas na região umbilical ou para quem quer estreitar o umbigo, quando a pele em volta da região é esticada.
De acordo com o cirurgião plástico Ruben Penteado, “quando a hérnia umbilical é muito grande, recomenda-se primeiro corrigi-la e depois fazer a cirurgia estética”. ‘A cirurgia é reparadora e estética, ao mesmo tempo, pois o cirurgião coloca para dentro o conteúdo saliente da cavidade abdominal e fecha com pontos a parede da musculatura por onde sai a gordura que forma a hérnia, melhorando assim a estética do umbigo”, disse Penteado, que acredita que a cirurgia para corrigir o umbigo raramente é realizada em casos unicamente estéticos, sem causas pré-diagnosticadas.
A cirurgia pode ser feita em conjunto com uma abdominoplastia - quando o acúmulo de pele é grande - ou isoladamente, quando há pouca sobra de pele. "Nestes casos, a técnica utilizada pode reduzir o comprimento do umbigo para aproximá-lo ao máximo da musculatura", diz o médico.
Cicatriz no umbigo
A cicatriz costuma ser maior na cirurgia estética de umbigo de pequeno porte. Os pontos são feitos junto à musculatura, por isso, a cicatriz geralmente é em círculo, em volta do umbigo. “Mas, dependendo do caso e da marcação prévia no local, é possível que a cicatriz fique escondida dentro do cálice umbilical", afirma Ruben Penteado.
Hérnia umbilical
As estimativas sobre o problema apontam que a maioria das deformidades no umbigo é causada pela hérnia. O especialista explica que este caso é mais frequente nas mulheres devido à distensão do abdome na gestação. A hérnia paraumbilical é a saída da gordura por um orifício ou área de fragilidade da parede abdominal, que provoca a deformação do umbigo.
“A região umbilical fica dura e dolorosa e a hérnia pode aumentar gradativamente de tamanho ou formar tumores pendulares. Uma das consequências é a perda da sensibilidade na região”, explicou Penteado.

CIRURGIA PLÁSTICA NA ADOLESCÊNCIA

Cirurgia plástica na adolescência
Não importa a idade. Quando a gente não está satisfeito com alguma parte do nosso corpo, a vontade é logo partir para uma cirurgia. Isso está se tornando cada vez mais comum entre os adolescentes. Mas, é preciso cautela!

É crescente o número de adolescentes que já fizeram ou pretendem fazer uma cirurgia plástica. Com preocupação cada vez maior em relação à estética e a facilidade dos procedimentos, já virou rotina na vida desses jovens optar por intervenções cirúrgicas para mudar o visual. Os adolescentes representam cerca de 13% do total de cirurgias estéticas no Brasil, segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

No caso dos meninos, a cirurgia campeã é a otoplastia, que corrige orelhas de abano. Observando critérios como idade mínima e o problema apresentado, é possível resolver questões que podem evitar traumas psicológicos ou problemas físicos na idade adulta. Apelidos na escola e na vizinhança podem causar reações violentas ou mesmo depressão, e interferir no desempenho da criança. A otoplastia pode ser realizada a partir dos seis anos de idade.

Alguns meninos ainda passam por outro problema comum, a ginecomastia, um crescimento anormal das glândulas mamárias. Essa condição tem a possibilidade de regredir espontaneamente, passado o período da puberdade, portanto, poucas vezes é indicada a cirurgia antes dos 15 anos.

Mas, se o tempo não trouxer a solução, a indicação é retirar as glândulas. "Esse problema pode ocorrer, sobretudo, durante o período da puberdade e adolescência, mas também na maturidade. Pode ser corrigido através da remoção cirúrgica das glândulas mamárias aumentadas, por lipoaspiração ou pela combinação de ambas as técnicas", diz o cirurgião plástico Luiz Lourenço. "Além do desconforto causado, motivo de inibição para freqüentar ambientes sem camisa, como praia e piscinas, é sabido que a incidência de câncer mamário em homens com ginecomastia é maior”.

O volume das mamas é um dos maiores incômodos das meninas. A cirurgia para redução (mamaplastia redutora) é aconselhada para evitar e corrigir problemas de coluna e de má postura, e ainda por causa da formação de estrias, que vão surgindo com o crescimento e estiramento da pele. A partir dos 14 anos as meninas já têm chances de resolver o problema. Com a vantagem de não precisarem sofrer com a retirada de pontos após a cirurgia, já que a pele é suturada com pontos de fio absorvível.

O nariz costuma ser outro inimigo dos adolescentes, pelo formato, tamanho ou mesmo por problemas funcionais. A rinoplastia, embora exija muita perícia e experiência, quando bem planejada para cada caso com o objetivo de trazer harmonia ao rosto, traz grandes vantagens estéticas. Mas a idade mínima de 16 anos para meninas (que se desenvolvem mais rapidamente) e 18 anos para meninos deve ser obedecida.

Contudo, vale lembrar, que é essencial o apoio dos pais nessa jornada. Procurar uma clínica de confiança, um profissional competente e, acima de tudo, estar consciente de que uma cirurgia, assim como a maioria dos procedimentos médicos, oferece riscos, são quesitos que têm que ser conversados e muito bem explicados.

Nenhum comentário: