11.05.2012

Homens que se exercitam têm esperma de melhor qualidade


Universidade de Espanha comparou substância de fisicamente ativos com a de sedentários. Excesso de atividades, porém, pode ter efeito contrário


Entre os fatores estudados, a contagem de esperma, mobilidade e hormônios como testosterona, cortisol e o folículo estimulante
Foto: Ivo Gonzalez/18-10-2012
Entre os fatores estudados, a contagem de esperma, mobilidade e hormônios como testosterona, cortisol e o folículo estimulante Ivo Gonzalez/18-10-2012
RIO - Homens que se exercitam não apenas ficam com o corpo mais bonito, como o esperma também passa a nadar mais rápido em relação ao dos sedentários. A descoberta é da Universidade de Córdoba, na Espanha. Segundos os pesquisadores, as atividades físicas criam níveis de hormônios saudáveis que facilitam o ambiente para a produção da substância.
Para chegar ao resultado, cientistas compararam o esperma de quem praticava exercícios com sedentários. Ao todo, foram 31 voluntários. Entre os fatores estudados, a contagem de esperma, mobilidade e hormônios como testosterona, cortisol e o folículo estimulante.
— Apesar de não terem sido tantos voluntários, dada a complexidade do estudo, é o primeiro trabalho que mostra a diferença do que é produzido por estes dois grupos. Já podemos sugerir, agora, exercícios para estimular o processo de produção de esperma — explica Diana Vaamonde, chefe das pesquisas.
De acordo com os autores do estudo, a qualidade do esperam tem caído nos últimos 50 anos. Entre os fatores responsáveis pela queda estão bebidas alcoólicas, fumo e a obesidade.
O excesso de exercício, porém, pode produzir o efeito contrário. Em 2010, Diana publicou um estudo que demonstra uma qualidade inferior do esperma de atletas em relação a homens que são apenas fisicamente ativos.

Nenhum comentário: