4.20.2015

Exame de sangue pode ser base para novo diagnóstico de câncer

Em uma biópsia do câncer, um cirurgião corta uma pedaço do tumor do paciente, mas os pesquisadores nos laboratórios em todo o país estão agora testando uma potencial inovação. Ela foi batizada biópsia líquida — trata-se de um exame de sangue que só recentemente tornou-se viável, e que promete encontrar pequenos trechos do DNA do câncer no sangue do paciente.
A expectativa é que uma simples coleta de sangue — muito menos onerosa do que a biópsia tradicional ou a tomografia computadorizada —, permitirá oncologistas a concluir rapidamente a eficácia do tratamento e uma forma de monitorá-lo, caso o câncer desenvolva uma resistência. Neste caso, o tratamento poderia ser abandonado rapidamente, poupando os pacientes de efeitos colaterais e permitindo que os médicos testem alternativas.
— Isso pode mudar definitivamente a forma como monitoramos a resposta aos tratamentos, assim como a possibilidade de resistência a eles. E, no futuro, também pode ser usado para o diagnóstico precoce — disse José Baselga, diretor médico do Centro de Câncer Memorial Sloan Kettering, em Nova York.
Os pesquisadores, no entanto, ressaltam que ainda é necessário averiguar a precisão e a confiabilidade do novo teste. Até agora, poucos estudos foram realizados e apenas para alguns tipos de câncer, como os de pulmão e cólon. Mas os resultados preliminares são animadores. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer dos EUA publicado este mês na revista “The Lancet Oncology”, envolvendo 126 pacientes com o tipo mais comum de linfoma, descobriu que o teste indicou a recorrência da doença mais de três meses antes da tomografia computadorizada. A biópsia líquida também identificou pacientes que provavelmente não responderiam às terapias.
Entre os resultados bem sucedidos está o da professora Mary Susan Sabini, da cidade de Gardiner, no estado de Nova York. Seu câncer de pulmão resistiu a duas tentativas de quimioterapia . Os médicos no Centro de Sloan Kettering identificaram o DNA do câncer em seu sangue quando ela começou a tomar uma droga experimental em outubro.
Quatro dias depois, os fragmentos de DNA do câncer haviam desaparecido, o que seria um sinal de que o tratamento estava funcionando. Após alguns meses, ela passou por uma tomografia computadorizada, que confirmou o encolhimento do tumor.
— Cada câncer tem uma mutação que pode ser acompanhada por este método — explicou David Hyman, o oncologista de Sloan Kettering que está conduzindo o estudo da droga experimental de Mary Susan.

Nenhum comentário: