4.20.2015

Mulheres atraentes deixam homens mais generosos


Homens aumentam significativamente sua contribuição a campanhas de arrecadação de fundos quando se sentem ‘ameaçados’ por outros doadores
Homens aumentam significativamente sua contribuição a campanhas de arrecadação de fundos quando se sentem ‘ameaçados’ por outros doadores Foto: THOMAS PETER / THOMAS PETER/Reuters


RIO — Um rostinho bonito pode fazer toda a diferença na hora de ajudar o próximo. Mesmo quando toma uma ação em que não terá um benefício próprio — contribuir para uma instituição de caridade, por exemplo —, o homem é muito mais generoso se as doações forem pedidas por uma mulher atraente. E mais: eles tendem a competir quem dará uma contribuição maior. A conclusão é de um estudo conduzido pelas universidade de Bristol e College London (Reino Unido).
Segundo os cientistas, a reação masculina é provavelmente inconsciente e poderia ter uma função evolutiva. Alguns estudos afirmam que ações altruístas podem ser um sinal da imagem que o homem quer passar para sua potencial parceira, como a riqueza e uma série de qualidades.
— Nós olhamos por que as pessoas se comportam generosamente em situações do mundo real, mesmo quando não terão nenhum benefício óbvio — conta Nichola Raihani, coautora da pesquisa e professora da Universidade College London, que publicou o estudo na revista “Current Biology”. — Os homens competem fortemente em sua propaganda com mulheres atraentes. Querem se mostrar generosos. Mas não vimos a mesma reação entre elas. Parece que a competição é uma atitude mais relacionada a eles do que a elas.
Segundo Nichola, os homens tendem a aumentar suas doações em até 10 libras, caso vejam outras pessoas contribuindo com somas generosas. Mas, se as doações são feitas a mulheres atraentes, os homens tiram mais 28 libras da carteira, em uma tentativa de se diferenciarem dos concorrentes.

Nenhum comentário: