5.17.2015

Filipe Toledo vence o WCT do Rio


POR RENATO DE ALEXANDRINO
A festa de Filipe Toledo após a vitória
Não teve para ninguém. Acertando aéreos incríveis com a facilidade de quem troca de canal com o controle remoto, sentado no sofá da sala, Filipe Toledo passeou nas ondas do Postinho, confirmou seu favoritismo e conquistou neste domingo o WCT do Rio, quarta etapa do circuito mundial de surfe. Deixando o melhor para o final, Filipinho acertou um aéreo rodando incrível na decisão, tirando uma nota 10 unânime dos juízes (veja o vídeo no fim do post). Mostrando muita velocidade nas manobras, com menos de 10 minutos recebeu ainda uma nota 8,33 e já tinha praticamente liquidado a fatura contra o australiano Bede Durbidge, que não teve resposta para a o surfe do brasileiro. O placar final não deixa dúvidas: 19,87 a 14,70.
- É maravilhoso ganhar aqui. Foi a melhor vitória da minha carreira. Estou muito feliz e quero agradecer ao público que apoiou em peso e com certeza fez a diferença. Estava muito confiante (na bateria) - comemorou o campeão.
- Foi uma vitória muito emocionante. Vamos comemorar hoje, amanhã, a semana toda! - vibrou o pai e técnico de Filipe, Ricardo Toledo.
Filipe Toledo acertando um de seus aéreos na final
Essa foi a quarta final com a participação de brasileiros nas quatro etapas deste ano do WCT. Filipe Toledo venceu na Gold Coast, Adriano de Souza foi vice em Bells (em uma final em que empatou com Mick Fanning, mas perdeu no desempate), Adriano venceu em Margaret River e agora Filipe faturou a etapa do Rio. Adriano de Souza lidera o ranking, seguido por Filipe. A 'brazilian storm' não parece dar sinais de estar perdendo força. A próxima etapa do WCT será em Fiji, de 7 a 19 de junho.
- Com certeza é muito melhor ganhar aqui. Foi muito bem ter ganho lá (Gold Coast), mas aqui o público dá outro astral ao campeonato - disse Filipe.
Com a areia lotada, a festa foi digna de final de Copa do Mundo no Maracanã. Assim que o locutor do evento anunciou a nota 10 para a onda de Filipe, a torcida explodiu em gritos, assovios e aplausos. Cada onda surfada por Filipinho era comemorada pelo público. Filipe ainda conseguiu um 8,53, aumentando a vantagem. Mas ele ainda queria mais. Com outro aéreo incrível, ele conseguiu um 9,87, alcançando impressionantes 19,87 de 20 pontos possíveis.
Filipe Toledo teve dificuldade de sair da água para chegar ao palanque
A contagem regressiva foi novamente cantada em alto e bom pelas milhares de pessoas que estavam na praia, em uma festa incrível.
Este é o oitavo título de um brasileiro em uma etapa do circuito mundial de surfe no país. A última vez que um representante do país subiu ao topo do pódio foi em 2011, com Adriano de Souza, na Barra. Antes da vitória de Filipinho, Adriano também havia sido o último brasileiro a disputar uma final da etapa. Em 2013, ele chegou na decisão, mas perdeu para o sul-africano Jordy Smith. 
A emoção de Filipe Toledo no pódio
Resultados do WCT do Rio:
1 - Filipe Toledo (BRA)
2 - Bede Durbidge (AUS)
3 - Ítalo Ferreira (BRA)
3 - Matt Wilkinson (AUS)
5 - Ricardo Christie (NZL)
5 - Jadson André (BRA)
5 - Josh Kerr (AUS)
5 - Owen Wright (AUS)
Confira os brasileiros que venceram etapas do Mundial de Surfe em casa:
2015 - Filipe Toledo, na Barra da Tijuca
2011 - Adriano de Souza, na Barra da Tijuca
2010 - Jadson André, na Praia da Vila (SC)
1998 - Peterson Rosa, na Barra da Tijuca
1991 - Flavio Padaratz, na Barra da Tijuca
1990- Fábio Gouveia, na Praia das Pitangueiras (SP)
1977 - Daniel Friedmann, no Arpoador
1976 - Pepê Lopes, no Arpoador



Nenhum comentário: