5.18.2015

Polícia prende porteiro que aplicava golpe do disque-extorsão em moradores do prédio


O porteiro, que selecionava vítimas do condomínio onde trabalhava Foto: Divulgação
Paolla Serra
Tamanho do textoA A A
Agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) prenderam um porteiro de um condomínio na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, que selecionava moradores do prédio e os indicava para serem vítimas da quadrilha que aplicava golpes do “disque-extorsão”. Vitor Alexandre dos Santos, de 28 anos, foi capturado em Realengo, também na Zona Oeste, onde marcou para um rapaz lhe entregar R$ 5 mil. O dinheiro seria para liberar o filho da vítima, que os criminosos diziam ter sequestrado.
Thiago, que está preso no Complexo de Gericinó, e seria o responsável por ligar para as vítimas
Thiago, que está preso no Complexo de Gericinó, e seria o responsável por ligar para as vítimas Foto: Divulgação
De acordo com o delegado Antenor Martins Lopes, titular da Dcod, o golpe começava com Thiago Cipriano Fraga, de 27 anos, ligando para as vítimas e simulando que estava com seus filhos e parentes. O criminoso - que cumpre pena pelo crime de homicídio no Complexo de Gericinó, em Bangu - fazia ameaças e não permitia que a pessoa desligasse o telefone. Ele a direcionava a um ponto de encontro onde Vitor e Márcio Cipriano Fraga, de 25 anos, arrecadavam o dinheiro para o suposto resgate.
Márcio, que foi baleado e está custodiado no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo,
Márcio, que foi baleado e está custodiado no Hospital Albert Schweitzer, em Realengo,
Na madrugada desta segunda-feira, os agentes da especializada foram com uma vítima até o ponto marcado. Parte do diálogo entre ela e Thiago foi registrada em áudio, pelo celular.
Ao serem abordados pelos policiais, eles reagiram e Márcio acabou sendo baleado. Ele está internado no Hospital estadual Albert Schweitzer, em Realengo, e não corre risco de morrer. Já Vitor foi preso em flagrante. Os dois, além de Thiago, foram autuados pelo crime de extorsão, cuja pena chega a quatro anos de prisão.
Nas mensagens, Thiago orienta Vitor a selecionar os moradores
Nas mensagens, Thiago orienta Vitor a selecionar os moradores "ricos" Foto: Divulgação
Numa troca de mensagens entre Vitor e Thiago, o porteiro conta que “trabalha na portaria” e tem nomes e número de apartamentos e blocos dos moradores. O presidiário então determina que o comparsa selecione “nomes de ricos”, o que é aceito por Vitor. Em outra conversa, ele ainda se coloca à disposição da quadrilha: “Se tiver trabalho para o lado da Taquara, já vou estar por lá”.
Nas mensagens, o porteiro se coloca à disposição da quadrilha
Nas mensagens, o porteiro se coloca à disposição da quadrilha Foto: Divulgação

Nenhum comentário: