10.21.2015

Diminua o risco de Alzheimer com cinco hábitos para a saúde mental

boa convicência
Exercitar-se regularmente é uma das maiores mudanças no estilo de vida que uma pessoa pode ter. Conforme estudos, esse novo hábito pode reduzir o risco de demência em até um terço.
Uma análise por idade no Reino Unido sugere que hábitos nocivos são responsáveis por 76% das mudanças negativas no cérebro. Além disso, o estudo comprovou que é possível prevenir doenças simplesmente adotando novos bons hábitos e eliminando os prejudiciais. Conheça as atividades que vão mudar sua vida pra melhor!
1 – Faça exercício regularmente. A conexão entre a falta de atividade física e problemas cardiovasculares, como pressão alta, diabetes, colesterol alto e obesidade, são comprovadas. Estas doenças apresentaram um alto risco para o declínio cognitivo e demência. Portanto, pratique exercícios regularmente!
2 – Pratique uma dieta Mediterrânea. Se você busca uma dieta que beneficia a saúde cognitiva e diminui o risco de doenças mentais, o segredo é manter uma alimentação rica em vegetais, legumes, frutas, nozes, cereais e peixe – e baixa em carne, aves e derivados do leite. Uma alimentação repleta de açúcar, colesterol e gorduras trans foi apontada como a causa de pouca saúde cognitiva entre as pessoas idosas.
3 – Pare de fumar. Quem fuma tem grandes chances de desenvolver Alzheimer. O número de casos de fumantes com Alzheimer relatados por ano supera os de não fumantes.
4 – Beba álcool com moderação. O álcool tem efeitos bons e ruins no cérebro, dependendo do quanto você bebe. O consumo em excesso, à beira do alcoolismo, é uma causa muito comum da demência, pois danifica a massa cerebral particularmente em áreas do cérebro relacionadas a memória.
5 – Previna ou trate a diabetes, pressão alta e obesidade. Esses problemas apresentam fatores de risco estabelecidos para doenças cardiovasculares, como enfarto e AVC. Além disso, complicações como essas podem causar demência ao aumentar o risco de endurecimento das artérias.
Estudos acadêmicos da Universidade de Edimburgo, na Escócia, descobriram que mais de três quartos das mudanças de capacidade cerebral surgidas com o avanço da idade, tem origem nos hábitos nocivos que as pessoas tiveram ao longo da vida.
Outro grande estudo no Reino Unido, que durou mais de 30 anos, descobriu que homens entre 45 e 59 anos que seguiam quatro das cinco dicas citadas acima, tinham menos 36% de chances de desenvolver algum declínio cognitivo, ao contrário das pessoas que possuem hábitos nocivos à saúde.
Este estudo também revelou que exercícios físicos, sejam aeróbicos ou de resistência, se provaram mais eficazes em afastar o declínio cognitivo em idosos saudáveis, além de reduzir o risco de desenvolver o Alzheimer. O estudo também aponta que exercitar-se de entre três a cinco vezes por semana, no intervalo de 30 minutos a 1 hora, é extremamente benéfico.
Resumindo: Ter uma dieta saudável e balanceada, consumir  álcool moderadamente, praticar  exercícios físicos e deixar o cigarro de lado, são medidas essenciais para a saúde do seu cérebro!

Nenhum comentário: