10.18.2015

Tratamento do Câncer de mama

O tratamento do câncer de mama varia de acordo com o estadiamento do tumor, mas pode ser feito através de quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e cirurgia para retirada do tumor. Outros fatores que podem influenciar na escolha do tratamento são as características do tumor e particularidades da mulher como se ela já entrou na menopausa e se há outras doenças associadas ou não e, deve ser iniciado logo que o oncologista recomenda.
O tratamento do câncer de mama grau 3 pode ser feito através da quimioterapia com vários medicamentos, mas o uso da cirurgia, radioterapia e a quimioterapia sistêmica quando utilizadas em conjunto aumentam as chances de cura deste tipo de câncer.

Cirurgia para o câncer de mama

O tratamento cirúrgico do câncer de mama é indicado para qualquer tipo de tumor na mama, independente do tamanho, pois este tratamento aumenta as chances de cura e, por isso, pode ser indicada a mastectomia total ou parcial, que é a remoção da mama e das ínguas que se encontram região axilar para evitar possíveis metástases.
Após a retirada da mama ou de parte dela, o médico poderá indicar ainda algumas sessões de radioterapia para evitar a recorrência do câncer de mama, principalmente em casos de câncer de mama primários de alto risco ou câncer de mama avançado e para pacientes que fizeram cirurgia conservadora de mama. Veja como pode recuperar mais rápido após a cirurgia em: Como é a recuperação após retirada da mama.

Radioterapia contra o câncer de mama

O tratamento do câncer de mama com radioterapia é indicado quando a quimioterapia não é suficiente para eliminar todas células cancerígenas.
Neste tipo de tratamento o paciente deverá ser submetido a radiação direta na região da mama e axila e é comum a complementação da quimioterapia.

Quimioterapia contra o câncer de mama

O tratamento do câncer de mama com quimioterapia é feito com o uso combinado de vários medicamentos indicados pelo oncologista e, é comum o surgimento de efeitos colaterais como náuseas, vômito, dor de cabeça, falta de apetite e queda de cabelos. Por isso, é importante um acompanhamento de um psicólogo ou psicanalista para ajudar a enfrentar estas alterações. Veja como pode se pode sentir melhor depois de fazer quimioterapia em: O que fazer para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia.

Tratamento do câncer de mama masculino

O tratamento do câncer de mama masculino pode ser feito com radioterapia, quimioterapia e cirurgia para retirada da tumor. Como o diagnóstico do câncer de mama masculino é mais comum na fase a avançada da doença, estes pacientes têm uma menor chance de cura que as mulheres diagnosticadas logo no início da doença.
Desta forma, é fundamental estar atento a todos os sintomas de câncer de mama, como dor no peito ou liquido que sai do mamilo e ir no médico logo que detecta alguma alteração. Para identificar o câncer de mama no homem leia: Sintomas e tratamento do câncer de mama masculino.

Tratamento natural para câncer de mama

O tratamento natural para câncer da mama apenas complementa o tratamento clínico realizado no hospital, sendo recomendado:
  • Consumir alimentos ricos em fibras em todas as refeições;
  • Diminuir o consumo de gordura e evitar o consumo de alimentos industrializados e processados;
  • Parar de fumar;
  • Investir no consumo de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos;
  • Fortalecer o sistema imune e desintoxicar o corpo;
  • Aumentar o consumo de alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos;
É necessário manter uma alimentação equilibrada, pois durante o tratamento ocorre a reduzem da absorção e tornam inativos os promotores estrogênicos e andrôgênicos dietéticos do câncer.

Anastrozol (Arimidex)

O Anastrozol é um medicamento de uso oral utilizado no tratamento do câncer de mama em mulheres na pós-menopausa.
O Anastrozol, produzido pelo laboratório Eurofarma, pode ser comprado em farmácias sob a forma de comprimidos, mas também pode ser vendido com o nome Arimidex, sendo produzido, neste caso, pelo laboratório AstraZeneca.

Indicações do Anastrozol

O Anastrozol é indicado para o tratamento do câncer de mama inicial em mulheres na pós-menopausa. Este medicamento diminui o risco de incidência de câncer de mama na outra mama, sendo útil como tratamento adjuvante.

Preço do Anastrozol

O preço do Anastrozol varia entre 70 a 600 reais.

Modo de uso do Anastrozol

O modo de uso do Anastrozol consiste na ingestão de 1 comprimido de 1 mg, uma vez ao dia, com água, sempre no mesmo horário. O comprimido não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Em pacientes com insuficiência renal ou hepática não há recomendação de alteração da dosagem.

Efeitos colaterais do Anastrozol

Os efeitos colaterais do Anastrozol incluem ondas de calor, fraqueza, dor e endurecimento das articulações, artrite, dor de cabeça, náuseas, vermelhidão da pele, queda de cabelo, reações alérgicas, diarreia, vômitos, sonolência, dor e sensação de formigamento no punho, secura e sangramento vaginal, perda de apetite, aumento do colesterol no sangue, dor nos ossos, dor muscular, sensação de formigamento ou dormência da pele, e perda ou alteração do paladar.
Além disso, o Anastrozol pode aumentar o risco de fraturas ósseas, devido ao fato de causar diminuição dos níveis de estrogênio no sangue.

Contraindicações do Anastrozol

O Anastrozol está contraindicado em crianças, em mulheres na pré-menopausa, na gravidez ou em mulheres que possam ficar grávidas durante o tratamento, na amamentação e em indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
Este medicamento não deve ser utilizado em caso de doença no fígado ou nos rins, ou caso o paciente esteja tomando outros medicamentos, sem orientação médica.

Alerta: Este medicamento deverá ser administrado sob acompanhamento médico.  

Nenhum comentário: