3.04.2018

Antidepressivos engordam?


A relação entre remédios para depressão e ganho de peso atormenta 

muita gente. Descubra se essa história é mito ou se faz sentido

Pelo menos 400 milhões de pessoas no mundo convivem com a depressão. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% da população têm a doença – algo em torno de 11 milhões de indivíduos. É muita gente. Os remédios antidepressivos, que surgiram há aproximadamente 70 anos, estão na linha de frente do tratamento e ocasionam efeitos colaterais importantes. Mas será que o ganho de peso é um deles?
De acordo com o psiquiatra Antônio Geraldo da Silva, da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), depende. “Há tipos que levam a um emagrecimento. Outros, no entanto, podem causar aumento de peso, sim”, revela o médico.
O psiquiatra Luiz Scocca, também membro da ABP, pondera que, no início do tratamento, às vezes engordar não é necessariamente algo terrível. “Vamos considerar uma pessoa que, ao ficar deprimida, perdeu peso. Recuperá-lo pode ser uma coisa boa, porque aponta para um retorno do apetite e da sensação de prazer.
O médico pondera que, a partir desse momento, o indesejável é continuar acumulando quilos de sobra com o passar do tempo. “Esse é o efeito colateral que traz problema”, pontua Scocca.
Para evitá-lo, é importante também não focar o tratamento apenas no uso de antidepressivos. “Tem que pensar em gerenciar a doença de maneira mais ampla”, afirma Silva. Isso inclui, por exemplo, considerar a prática de atividade física e mudanças na alimentação.

Quando o efeito colateral incomoda demais

Não está lidando bem com as alterações no peso ou outras repercussões do tratamento contra a depressão, como falta de libido e problemas gástricos? Uma atitude fortemente contraindicada é interromper o uso sem uma conversa franca com o especialista.
Aliás, essa é a recomendação vale para tudo que envolve essas drogas, como o aumento ou diminuição da dose. “Antidepressivo não é coisa para amador”, reforça Silva.
Após esse bate-papo, o especialista pode considerar ajustes no tratamento – mesmo que o humor esteja estabilizado. “Há muita coisa para ser feita, inclusive rapidamente, no sentido de reverter situações indesejadas”, garante Scocca.
Veja também

Nenhum comentário: