3.16.2008

Programa de exercícios e alongamentos musculares

PROGRAMA DE EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS E ALONGAMENTOS MUSCULARES.

Objetivos:- - Proporcionar momento de descontração e o relaxamento corporal. - Proporcionar consciência da boa respiração. - Melhorar a percepção corporal e espacial. - Melhorar a atenção e concentração. - Prevenir lesões (distensões musculares, entorses, LER). - Ativar a circulação. - Aliviar as tensões musculares e reduzir as dores provenientes dos desequilíbrios musculares; - Reduzir a ansiedade o estresse e a fadiga. - Melhorar a disposição física e mental.

Justificativa:- Para manter uma boa saúde, para viver intensamente e ter uma vida mais longa, uma vida ativa se faz necessária. Mantendo o nosso corpo em movimento e nossa mente atenta esses objetivos são alcançados. Os movimentos corporais estimulam os reflexos nervosos, ativam as emoções e os pensamentos, possibilitando uma atitude positiva de enfrentamento da vida e dos problemas com segurança. Ainda persiste em nossa sociedade, a idéia errônea de retração e passividade, perante os “males da idade”. Essa atitude traz uma perda de vitalidade perante os objetivos e novas possibilidades da vida. Com o passar do tempo, os músculos tensos ficam encurtados, causando desvios físicos (posturais), instabilidades (física, emocional, social) e ansiedades... Os exercícios de alongamentos diminuem a tensão muscular e permitem que a energia circule mais harmoniosamente por todo o corpo. O trabalho de controle respiratório também proporciona um “relaxamento físico e mental” que tende a harmonizar todos os sistemas orgânicos. Ao modificarmos conscientemente a velocidade e a intensidade da respiração (alcalose/acidose), podemos exercer controle não apenas sobre o corpo, mas também sobre a mente (estágios hipnoidais), agindo diretamente no combate á ansiedade e ás doenças associadas ao “stress”. As emoções se acalmam, graças à coordenação entre os movimentos corporais e a respiração profunda, desviando temporariamente a consciência dos problemas e preocupações, aumentando a percepção corporal e a qualidade dos movimentos e da vida. Os exercícios de alongamento devem ser feitos por todas as pessoas, em qualquer idade e não requerem equipamento especial, É importante fazer os alongamentos de manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.

PROGRAMA DE CINESIOTERAPIA PARA AULAS DO GRUPO DE COLUNA

POSIÇÃO SENTADA:

1- Exercícios respiratórios de inspiração fragmentada em 3 tempos e expiração frenolabial com contração abdominal final – 5 ciclos. 2- Mobilização costo-esternal – mãos apoiada sobre o esterno realizando leve pressão – inspirar “abrindo o peito” expirar pressionando o esterno e arqueando a coluna dorsal em flexão - 5 ciclos. 3- Mobilização costal látero-lateral – mãos apoiadas bilateralmente sobre os arcos costais inferiores – realizar movimentos oscilatórios de translação das costelas e coluna dorsolombar – 5 ciclos. 4- Alongamento cervical – queixo no peito; retração do queixo (c2, c3); inclinação, rotação – 1 vez cada movimento por 20 segundos. 5- Automassagem em região cervical, ombros e faces lateral e medial dos braços, com batidinhas leves com o punho fechado por 2 minutos. 6- Alongamento para os ombros: elevação dos MMSS, rotação externa, rotação interna, elevação e retração, decoaptação - 1 vez cada movimento por 20 segundos. 7- Alongamento dos cotovelos, punho e mãos – flexo-extensão, prono-supinação, decoaptação -1 vez cada movimento por 20 segundos. 8- Automassagem em coluna lombar com os punhos fechados realizar fricções e pancadinhas na coluna lombar, glúteos, faces póstero-lateral das coxas e panturrilhas, voltando pela face medial até virilhas. 9- Abraçar os joelhos unilateralmente por 20 segundos, mantendo a coluna lombar ereta. 10- Abraçar os joelhos por 20 segundos. Coluna recostada no dorso da cadeira. 11- Sentado na borda da cadeira flexionar a coluna sobre as coxas abraçando os joelhos por baixo por 20 segundos. 12- Flexionar o joelho e abduzir a coxofemural, trazendo o pé sobre o assento da cadeira. Pressionar a mão sobre a face medial do joelho mantendo por 20 segundos, manter a coluna ereta. Alternar. 13- Elevar o MI até onde conseguir, mantendo o joelho estendido, realizar a dorsiflexão do tornozelo por 20 segundos. Alternar.

Nenhum comentário: