6.09.2008

DICAS IMPORTANTES SOBRE QUALIDADE

O que é qualidade? "Conjunto de características de todo produto e serviço ou relação planejada, praticada e verificada, visando superar as "expectativas de satisfação das pessoas envolvidas".

A Qualidade Total extrapola os conceitos de qualidade dos produtos e serviços, estendendo-se desde a limpeza do restaurante, atenção no atendimento, apresentação e exposição dos alimentos, banheiros amplos e sempre limpos, funcionários bem vestidos, educados e bem treinados, funcionários trabalhando satisfeitos, pós vendas e serviço de atendimento ao cliente. Hoje a Qualidade Total estende-se até às questões de qualidade de vida e qualidade ambiental.

Como garantir a qualidade do produto e serviço?

O conceito de "Garantia" está associado ao risco potencial de não-qualidade. Em outras palavras, um produto ou serviço tem garantia de qualidade quando seu fornecedor estabelece um processo para o fornecimento deste produto ou serviço de tal forma que a probabilidade de falhas no produto ou serviço seja nula.

Um Sistema de Garantia da Qualidade é um conjunto planejado de atividades, que se adiciona ao processo natural de fornecimento de um dado produto ou serviço, com o objetivo de reduzir o risco de falhas.

Os Sistemas de Garantia da Qualidade foram inicialmente desenvolvidos a partir de exigência explícita de clientes em determinados segmentos de mercado. Esses segmentos de mercado se caracterizavam pelo fato de que o custo provocado pela não-qualidade do produto ou serviço recebido por esses clientes era muitas vezes superior ao preço do produto ou serviço adquirido.

Podemos considerar como exemplos de custo gerado pela não-qualidade do material adquirido o seguinte:

- atrasos na linha de produção;
- perda dos produtos montados com componentes defeituosos;
- danos provocados pelo uso de produtos manufaturados com materiais defeituosos.

Uma melhoria da qualidade de produtos e serviços normalmente é conseguida com a implantação e manutenção de Programas de Gestão pela Qualidade Total, impulsionada pela busca da melhoria contínua na fabricação de produtos ou na prestação de serviços, tornando-os mais eficientes, através do aumento da produtividade, da redução de custos e da elevação do nível de satisfação de seus clientes, fornecedores, acionistas e empregados.

Além das diretrizes voltadas para toda a empresa, relativas a sensibilização, educação, treinamento e implantação das técnicas e métodos para a implementação dos Programas da Qualidade, destaca-se:

Padronização de Processos - aplicação da metodologia do Gerenciamento da Rotina de Trabalho do dia-a-dia, para a gestão das atividades de rotina, que possibilita o planejamento e execução dos processos de trabalho através da definição de métodos para se atingir a padronização, estabelecimento de metas, itens de controle e ações corretivas e preventivas, propiciando a oferta de um produto confiável para o cliente.

Qual a relação entre qualidade e produtividade?

Basicamente não há relação entre qualidade e produtividade por um motivo bem simples.

A qualidade é a característica inerente do produto ou do serviço, enquanto que a produtividade é a medida da eficácia do uso dos recursos para produzir esse produto ou processar esse serviço.

Com o passar do tempo, as empresas que não tinham qualidade em seus produtos e ou serviços começaram a desaparecer. Atualmente, sem produtividade ou sem a eficiência do processo produtivo, dificilmente uma empresa irá sobreviver no mercado.

Uma empresa só se torna competitiva quando se apóia em todas as ações, sobre pilares firmes de qualidade e produtividade.

Todo processo que não agrega qualidade não desperta satisfação no cliente e acaba sendo a causa principal da perda de negócios.

Sem produtividade os custos ficam elevados, os prazos de atendimento prejudicados, dando origem a preços e/ou prazos que não atraem o consumidor, contribuindo também para perda de negócios.

Como a qualidade influi na competitividade?

A qualidade de um produto ou serviço está diretamente ligada à satisfação total do consumidor.

Essa satisfação é a base de sustentação para a sobrevivência da empresa, devendo ser buscada tanto de forma antecipada (eliminando os fatores que desagradam o consumidor) como de forma proativa (antecipando suas necessidades e incorporando-as aos produtos ou serviços).

Para vencer num mercado competitivo, é preciso sempre buscar a qualidade acima de tudo!

Fonte: SEBRAE

Nenhum comentário: