9.15.2008

Como conseguir uma vaga numa universidade americana

Conheça o passo-a-passo para conseguir uma vaga numa universidade americana

Conseguir uma vaga num curso de graduação ou pós-graduação em uma instituição americana exige uma série de requisitos, certificados e esforços que muitos estudantes desconhecem. Primeiramente é preciso saber onde encontrar as informações necessárias para dar início ao processo. Uma dica legal: marque uma consulta, que pode ser feita pessoalmente ou pela internet, com a Comissão Fulbright (www.fulbright.org.br) , órgão binacional para estudos nos EUA que está completando 50 anos. Ela pode te ajudar a montar um cronograma para pleitear uma vaga no país. Muitas instituições oferecem vagas, mas não é simples conseguir.
As consultas da Fulbright são gratuitas e orientam os candidatos, por exemplo, na escolha do estado, da cidade e das instituição que melhor se adaptem ao perfil do aluno. Afinal, não é só a universidade que precisa gostar do aluno, a adaptação ao local de estudo e ao modelo educacional americano são fundamentais para uma experiência bem-sucedida. Outra opção é acessar o site www.educationusa.org.br . Lá é possível encontrar, por exemplo, os sites das mais de 3.600 instituições de nível superior do país. O processo de admissão para as faculdades comunitárias (community college) costuma ser menos rigorosos do que para as universidades e faculdades tradicionais.
" O contato direto com o departamento de admissão da universidade pode beneficiá-lo. (R. Moriconi, da Fulbright) "

- Num primeiro encontro, em grupo, explicamos como funciona o processo de admissão para graduação e pós. Depois, as consultas passam a ser individuais e nelas orientamos o candidato na escolha das universidades, no preenchimento dos formulários, e assim por diante, até o momento dele estar pronto para viajar - esclareceu Rita Moriconi, coordenadora nacional para estudo nos EUA da Fulbright, durante a feira anual Education USA, que reuniu, nesta segunda-feira, universidades americanas, num hotel do Rio de Janeiro.
Veja o passo-a-passo para conseguir uma vaga de graduação
Veja o passo-a-passo para conseguir uma vaga num curso de pós.
De acordo com Rita, a escolha das universidades é um dos passos mais importantes. Ela recomenda que o candidato liste de três a sete nomes, no máximo, para requerer o formulário para pedido de admissão (application form).
- É interessante que eles entrem em contato com o departamento de admissão. Essa relação direta pode beneficiá-lo, pois permite que a universidade o conheça melhor - completa Rita
O próximo passo, segundo Freddy Miranda, da Iowa State University of Science and Technology, que também marcou presença na Education USA, é prestar bastante atenção nos documentos exigidos por cada instituição, porque o que é necessário para uma, pode não ser para outra.
Leia mais: Crise econômica nos EUA não diminui a oferta de bolsas para brasileiros
- Muitas faculdades não exigem que o candidato brasileiro faça o SAT (Scholastic Aptitudee advanced), espécie de vestibular americano. Aqui em Iowa, por exemplo, uma boa nota no Toefl (exame de proficiência na língua inglesa para estrangeiros) e um plano de estudo interessante são mais importantes do que um relatório detalhado do desempenho acadêmico do candidato - esclarece Miranda, que faz parte do conselho de admissão da universidade.
" Também contam pontos ter participado de atividades extra-curriculares, como trabalho voluntário e esporte (P. Alice, da Bryant) "

Para Priscilla Alice, diretora de recrutamento da Bryant University, localizada em Rhode Island, o candidato deve provar que consegue agüentar o ritmo de estudo da instituição e ter inglês fluente.
- Também contam pontos na Bryant ter participado de atividades extra-curriculares, como trabalho voluntário e equipes de esporte. No entanto, para conseguir uma bolsa, o que pesa mais nessa balança é o desempenho acadêmico. Muito mais do que a condição financeira do estudante

Nenhum comentário: