11.18.2008

Doenças da Tireóide


esclarecimento sobre doenças de tireóide

A Tireóide é uma glândula localizada no pescoço, que produz dois hormônios – T3 e T4 – de fundamental importância para o nosso organismo. Estes hormônios agem como combustíveis, interferindo no funcionamento adequado de órgãos importantes: cérebro, coração, rins, fígado, pele, além de estarem relacionados ao controle da temperatura, reprodução, padrão de sono e inclusive estado de humor.


Desta forma, doenças da tireóide, levando ao excesso ou falta de hormônios tireoideanos (Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, respectivamente), bem como a presença de nódulos na glândula, têm repercussões importantes sobre o nosso organismo, necessitando de tratamento especializado.


O objetivo da campanha é informar sobre a importância da glândula tireóide em todas as fases da vida (da criança ao idoso, gestantes...), bem como alertar para os sintomas relacionados às doenças que ela pode apresentar, para diagnóstico e tratamento endocrinológico precoces.


CONHEÇA MAIS SOBRE A TIREÓIDE


Alguns sintomas do hipotireoidismo:


A causa mais comum do Hipotireoidismo é uma doença auto-imune (em que o próprio corpo produz anticorpos que agridem a tireóide) desenvolvendo um quadro inflamatório conhecido como Tireoidite de Hashimoto; também pode acontecer por retirada cirúrgica da glândula ou tratamento com iodoradioativo. Algumas crianças nascem com hipotireoidismo porque não têm a tireóide ou porque a mesma não funciona bem. O popular teste do Pezinho faz o diagnóstico e a criança deve ser tratada o mais rápido possível. O tratamento é para a vida toda.


A causa mais comum do Hipertireoidismo também é uma doença auto-imune, chamada Doença de Graves, em que a tireóide é estimulada a produzir hormônio em excesso. Outra doença da tireóide chamada Bócio Multinodular Tóxico também pode levar a produção de excesso de hormônios.


Dados Estatísticos

Cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireóide. Porém é importante estar atento, pois todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula.

Algumas estatísticas demonstram que 1 em cada 5 mulheres que procuram seus ginecologistas para iniciar a terapia de reposição estrogênica na menopausa apresentam problemas tireoidianos.


Tireóide: auto-exame

Os sintomas descritos anteriormente podem ser acompanhados ou não de alterações na forma da tireóide, como aumento de volume ou a presença de nódulos. Estes achados podem ser pesquisados em um auto-exame. Veja como fazê-lo:

- Depressão
- Desaceleração dos batimentos cardíacos
- Intestino preso
- Menstruação irregular
- Diminuição da memória
- Cansaço excessivo
- Dores musculares
- Sonolência excessiva
- Pele seca
- Queda de cabelo
- Ganho de peso
- Aumento do colesterol no sangue


Alguns sintomas de hipertireoidismo:

- Dificuldade de dormir
- Aceleração dos batimentos cardíacos
- Intestino solto
- Agitação
- Muita energia, apesar de muito cansaço
- Queda de cabelos
- Calor e suor exagerado.
- Menstruação irregular
O material necessário: Copo com água e um espelho (se possível, de cabo).

1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó). Sua tireóide está localizada aí.
2. Estenda a cabeça para trás para que esta região fique mais exposta. Focalize-a pelo espelho.
3. Beba um gole de água e engula.
4. Com o ato de engolir, a tiróide sobe e desce. Observe se há alguma protrusão ou nódulos na sua tiróide. Atenção: Não confunda a tireóide com seu Pomo de Adão. Repita este teste várias vezes até ter certeza.
5. Ao notar protrusões, procure seu Endocrinologista.

Fonte:Far News

Nenhum comentário: