1.10.2009

O que aconteceu de mais importante na ciência em 2008


Em 2008, o Brasil deu passos importantes nas pesquisas com células-tronco embrionárias, que finalmente foram aprovadas no país, durante um julgamento histórico no STF (Supremo Tribunal Federal). Também obtivemos a primeira linhagem de células-tronco embrionárias 100% nacional, um passo importante para a independência dos estudos brasileiros na área.

Os pesquisadores também conheceram mais sobre Marte, que recebeu a visita da sonda Phoenix, da Nasa (agência espacial norte-americana). O trabalho da sonda possibilitou a confirmação da existência de gelo e a descoberta de água líquida no planeta.

A população temeu pelo "fim do mundo", causado pela operação do LHC (Grande Colisor de Hádrons), considerado a maior máquina já construída pelo homem. Ainda sem um Prêmio Nobel "sério", o Brasil teve de se contentar com o primeiro Prêmio Ig Nobel, que congratula pesquisas inúteis feitas pelos cientistas.

Principais notícias de Ciência do ano:

13 de dezembro

A COP-14 (14ª Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas), realizada em Poznan, Polônia, termina sem grandes avanços. A conferência marcou a metade do caminho para um novo acordo sobre emissões de gás carbônico, que deve ser fechado em Copenhague, Dinamarca, no final de 2009.

Entretanto, ficou claro que o caminho até chegar ao acordo que irá substituir o Protocolo de Kyoto, daqui um ano, será bastante tumultuado. A oposição entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento ficou ainda mais acirrada.

1º de dezembro

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) anuncia a conclusão do processo de nacionalização de um teste que permite detectar a presença do HIV em apenas 15 minutos. Desenvolvida pelo laboratório norte-americano Chembio, a tecnologia começou a ser transferida para o Brasil em 2004 --a Fiocruz poderá, agora, fabricar o teste, que custará US$ 2,60 cada um. No preço, está incluído o pagamento de royalties para a Chembio. Anteriormente, o governo gastava US$ 5 por teste.


Cassini indica que Encélado, lua de Saturno, tem água debaixo da superfície; sonda mais moderna pode tentar achar sinais de vida
27 de novembro

A sonda espacial Cassini praticamente confirma que uma das luas de Saturno, Encélado, tem água debaixo da superfície, ao revelar a existência de quatro jatos supersônicos de vapor d'água dentro de um gêiser localizado no pólo sul do satélite.

A água líquida --que sempre leva à especulação sobre a existência de alguma forma de vida-- já tinha sido considerada inviável em Encélado, que tem apenas 500 km de diâmetro e uma superfície com -200ºC.

Pesquisadores brasileiros partem para a Antártida, para estudar variações do clima e da composição química da atmosfera
20 de novembro

Começa em São Paulo a primeira etapa da expedição Deserto de Cristal, pioneira missão científica brasileira no interior da Antártida. Um grupo de sete cientistas enfrenta temperaturas de -35ºC sobre o manto de gelo para investigar as variações do clima e da composição química da atmosfera nos últimos cinco séculos.

A missão é escavar um testemunho de gelo com até 150 metros de profundidade. Os cilindros retirados na vertical guardam muita informação, selada no interior de microbolhas de ar, sobre a atmosfera e o clima da Terra no passado.

*
No mesmo dia, a ISS (Estação Espacial Internacional) completou dez anos na órbita terrestre. Ela é o embrião da primeira cidade humana no espaço, está a cerca de 400 quilômetros da Terra, ocupa o tamanho de seis quadras de basquete e parece uma borboleta com as asas abertas. O complexo está em processo de se transformar em um "hotel de luxo", que poderá receber, em maio de 2009, até seis ocupantes simultaneamente.

19 de novembro

Pesquisadores divulgam a realização do primeiro transplante de traquéia feito com engenharia tecidual --o órgão foi criado a partir de células-tronco da própria paciente. Trata-se do primeiro transplante de tecido feito sem a necessidade de medicamentos anti-rejeição.


Satélite Chandrayaan-1, a bordo do foguete indiano PSLV, é lançado rumo ao espaço; Índia marca presença na Lua
22 de outubro

A Índia lança com sucesso sua primeira missão não-tripulada à Lua.

A espaçonave, construída na Índia, levava uma satélite de uma tonelada e meia que irá orbitar a Lua por dois anos para examinar a distribuição mineral e química do satélite natural da Terra e criar um atlas dimensional da superfície lunar.

O lançamento é um passo importante para a Índia na corrida espacial entre os países asiáticos, da qual também fazem parte a China e o Japão.

4 de novembro

Cientistas anunciam que, extraindo DNA de um camundongo congelado por 16 anos, conseguiram criar clones saudáveis do animal. Os cientistas produziram filhotes de roedor transferindo núcleos de células do animal morto para óvulos novos, criando uma linhagem de células-tronco embrionárias. Só após reproduzir as células de maneira estável, os núcleos destas foram transferidos para outros óvulos, que finalmente geraram os clones, paridos por uma mãe de aluguel. Os camundongos nasceram idênticos ao animal congelado.

23 de outubro

A venda do remédio antiobesidade Acomplia (rimonabanto) é suspensa temporariamente em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde o medicamento era comercializado desde abril deste ano. O medicamento é indicado a pessoas obesas e com sobrepeso, mas pesquisas demonstraram que ele pode aumentar o risco de transtornos psiquiátricos graves, como depressão e ansiedade --informações que constam na bula do remédio.

8 de outubro

O japonês Osamu Shimomura e os norte-americanos Martin Chalfie e Roger Y. Tsien vencem o Prêmio Nobel de Química, pela descoberta e desenvolvimento da GFP (proteína fluorescente verde, em inglês). Com o uso da proteína, os cientistas conseguem ver processos biológicos que antes eram invisíveis, como o desenvolvimento de células nervosas no cérebro ou como cânceres se espalham pelo corpo

Função de estabelecer os parâmetros para a experimentação animal ficava a cargo das comissões de ética de universidades
*
No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que regulamenta o uso de cobaias em pesquisas científicas no país.

O estabelecimento dessa legislação era uma reivindicação de grande parte dos cientistas, já que não havia uma norma nacional que indicasse claramente os limites da prática.

O texto prevê a criação do Concea (Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal), que vai regulamentar o uso de animais para pesquisa e estabelecer as normas e critérios éticos.

7 de outubro

Os japoneses Toshihide Maskawa e Makoto Kobayashi, e o japonês naturalizado norte-americano Yoichiro Nambu ganham o Prêmio Nobel de Física 2008, por suas descobertas no campo da física subatômica. Nambu ficou com metade do prêmio devido à "descoberta do mecanismo de quebra espontânea de simetria na física subatômica".

Kobayashi e Maskawa compartilham a outra metade do prêmio devido à "descoberta da origem da quebra de simetria que serve para prever a existência de ao menos três famílias de quarks (partículas elementares que compõem a matéria do Universo) na natureza".


Zur Hausen (à esq.) teve papel fundamental nos estudos sobre HPV; Montagnier e Barre-Sinoussi conseguiram isolar o HIV

6 de outubro

O prêmio Nobel de Medicina de 2008 é atribuído aos franceses Françoise Barré-Sinoussi e Luc Montagnier, por terem contribuído com a descoberta do vírus de imunodeficiência humana (HIV), que provoca a Aids. O alemão Harald zur Hausen fica com a outra metade do prêmio, por suas descobertas no campo do HPV (câncer do colo de útero).

2 de outubro

Demorou, mas aconteceu. Pela primeira vez na história, dois arqueólogos brasileiros vencem o Prêmio Ig Nobel, o Nobel da pesquisa inútil. Astolfo Gomes de Mello Araújo e José Carlos Marcelino, pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo), venceram o prêmio na arqueologia por mostrar que tatus podem modificar o conteúdo de uma escavação arqueológica.

1º de outubro

A Nasa (agência espacial norte-americana) completa 50 anos de existência com um dilema em relação à exploração humana no espaço. Sonhando em voltar à Lua em 2020, os norte-americanos convivem com a iminente aposentadoria de sua atual frota de ônibus espaciais e a incerteza sobre o novo programa. Além disso, países como a China começam a ofuscar o domínio norte-americano no espaço.


Equipe de Lygia Pereira não parou pesquisas por polêmica sobre células-tronco no STF
30 de setembro

Equipe do Instituto de Biociências da USP (Universidade de São Paulo) anuncia que conseguiu produzir em laboratório a primeira linhagem de células-tronco embrionárias 100% nacional. A equipe, liderada pela pesquisadora Lygia da Veiga Pereira, conseguiu remover células-tronco de um embrião e fazer com que essas células se multiplicassem in vitro.

24 de setembro

Uma investigação sobre plágio supostamente cometido por professores da USP (Universidade de São Paulo) termina com uma moção de censura ética da reitoria contra o diretor do IF (Instituto de Física), Alejandro Szanto de Toledo, e o vice-diretor da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), Nelson Carlin Filho.

Os dois lideram o grupo de físicos que assinou um artigo na revista internacional de física "Physical Review C" com diversos trechos de texto copiados de um trabalho de outro físico da USP, Mahir Hussein, incluindo alguns parágrafos inteiros.


Concepção artística mostra a Phoenix com os pés preparados para o pouso; sonda indicou existência de água líquida em Marte
18 de setembro

Pesquisadores da missão da sonda Phoenix, que explorava o solo de Marte desde maio, anunciam a descoberta de que o planeta possui água líquida, apesar de sua superfície ter temperatura média de -53ºC. A descoberta foi confirmada pelo brasileiro Nilton Rennó, um dos líderes de pesquisa da missão. A informação havia sido antecipada com exclusividade pela Folha Online no dia 4 de agosto.

Entretanto, a descoberta gerou uma cisão entre os pesquisadores --outros cientistas dizem ver apenas "indícios".


Imã gigantesco é instalado em uma das cavernas do LHC (Grande Colisor de Hádrons), a máquina mais poderosa do mundo
10 de setembro

Cientistas realizam com sucesso o primeiro teste do LHC (Grande Colisor de Hádrons), a máquina mais poderosa do mundo, que tentará reproduzir o Big Bang, a explosão que deu origem ao Universo.

Entretanto, logo após os primeiros testes, o LHC passou a apresentar problemas e só funcionará plenamente no segundo semestre de 2009.

8 de agosto

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) diz que o Brasil vive uma "emergência epidemiológica" causada por uma bactéria presente em equipamentos de cirurgia --chamada micobactéria. Há ao menos duas hipóteses para explicar os surtos dessas infecções: sujeira dos aparelhos e resistência da bactéria aos produtos de esterilização.

1º de agosto

Em uma demonstração do potencial da reprogramação genética, um grupo de pesquisadores dos EUA anuncia que conseguiu alterar células extraídas da pele de uma mulher de 82 anos que sofre de ELA (esclerose lateral amiotrófica) e as transformam em células-tronco pluripotentes, normalmente obtidas a partir da destruição de embriões. Pela primeira vez, foi possível aplicar o método a células de pessoas doentes.

25 de julho

A britânica Louise Brown, a primeira bebê de proveta, comemora 30 anos de vida. Desde o nascimento de Brown, cerca de 4 milhões de bebês, o equivalente a um terço da população da cidade de São Paulo, nasceram por fertilização in vitro no mundo.


Deficientes físicos comemoram aprovação da realização de pesquisas com células-tronco no Brasil, após julgamento no STF
29 de maio

O STF (Supremo Tribunal Federal) aprova a realização de pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil --o julgamento havia começado em março, mas foi adiado após pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito.

O Supremo rejeitou uma ação direta de inconstitucionalidade contra o artigo 5º da Lei de Biossegurança que permite a utilização, em pesquisas, dessas células fertilizadas in vitro e não utilizadas.

As células-tronco embrionárias são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem se converter em praticamente todos os tecidos do corpo humano.


Viagra, lançado há dez anos, já foi usado por mais de 35 milhões de homens em 120 países, conforme dados da fabricante, a Pfizer
23 de abril

A Folha Online lança série de reportagens sobre o Viagra, remédio para disfunção erétil propagandeado pela Pfizer não apenas como uma droga eficiente, mas como um "milagre" a ser usufruído por cada vez mais pessoas, tenham elas problemas de ereção ou não.

O discurso da companhia tenta reforçar o Viagra como um "hit": tenta distanciá-lo da imagem de uma droga que trata um sério problema de saúde, com efeitos colaterais e risco de dependência psicológica. Os termos "revolução na vida sexual" e "milagre" são corriqueiros entre seus executivos.

Um dos descobridores do medicamento, Peter Ellis, defende inclusive que o Viagra seja vendido sem a necessidade de receita médica, como acontece com alguns antiinflamatórios.


Concepção artística mostra o possível novo planeta no Sistema Solar; brasileiro fez descoberta usando cálculos matemáticos
28 de fevereiro

O cientista brasileiro Patryk Sofia Lykawka anuncia a descoberta de indícios da existência de um novo planeta nos confins do Sistema Solar.

Por enquanto, a possível descoberta de Lykawka está restrita a cálculos e simulações feitas por computador, mas ele espera que o planeta possa ser visualizado em cinco a dez anos.


Satélite espião dos EUA foi derrubado por míssil antes que entrasse na atmosfera da Terra com tanque cheio de combustível tóxico
21 de fevereiro

O Pentágono informa que conseguiu destruir um satélite espião que estava à deriva e ameaçava entrar na atmosfera terrestre com tanque cheio de hidrazina, um combustível altamente tóxico.

O governo norte-americano afirmou que lançou um míssil para derrubar o satélite espião e proteger a população, já que a hidrazina ataca o sistema nervoso central e pode ser mortal em fortes doses.

17 de janeiro

Cientistas dos EUA anunciam a produção de embriões que eram clones de dois homens. Segundo eles, trata-se da primeira experiência documentada de que células advindas de humanos adultos podem ser utilizadas para fazer embriões clonados maduros o suficiente para produzir células-tronco.

Entretanto, a descoberta é vista com desconfiança. Em 2004, por exemplo, o cientista coreano Hwang Woo-suk publicou na revista "Science" um artigo em que ele dizia ter clonado humanos. O trabalho se mostrou uma fraude.

Folha de Sao Paulo

Nenhum comentário: