1.05.2009

Dicas de como fazer (apresentar) um Curriculo


Erros no currículo podem descartar o candidato imediatamenteEnquete
Você acredita que um bom currículo pode garantir uma vaga de emprego?

O currículo não é apenas um documento burocrático que você apresenta para concorrer a uma vaga. Ele é o seu primeiro contato com a empresa que deseja trabalhar e, mais do que se possa imaginar, o currículo é analisado e observado nos mínimos detalhes. Para não fazer feio, confira algumas dicas preciosas e aumente suas chances de conseguir um emprego.

O que é certo e errado de currículo

Uma regra essencial diz que o currículo não pode ter mais que duas páginas. "Se o profissional passou por muitas empresas, deve colocar apenas as quatro últimas experiências. Informações repetitivas também tornam o currículo longo e desinteressante". Se a pessoa desempenhou funções semelhantes em todas as empresas que passou, é preferível colocar esses dados em um resumo de qualificações.

O que deve ser destacado em cada empresa, também de acordo com Luiz Augusto Gerolamo, é o cargo ocupado, a data de entrada e de saída e ainda os resultados obtidos. "O candidato deve colocar dados concretos que comprovem a sua eficiência", indica.

Termos como dinâmico, pró-ativo, responsável, de confiança, devem ser evitados. "Eles simplesmente não dizem nada, só servem para enfeitar o currículo".

Entre os dados pessoais algo que não pode faltar é a idade do candidato. "Às vezes, quem tem mais de 40 anos, por exemplo, não coloca a idade por medo disso ser prejudicial. Mas pior é omiti-la. Muitas empresas descartam imediatamente o currículo que não tem a idade da pessoa".

A estética do currículo é outro aspecto muito importante. "Como a pessoa ordena as informações pode indicar o seu senso de planejamento e organização", diz Gerolamo. Por isso, se você não quer arriscar, prefira o modelo simples. Evite cores e símbolos no seu currículo.

"Algo que poucas pessoas colocam, mas está sendo cada vez mais valorizado, são informações como participações em terceiro setor, prática de exercícios físicos, se é casado, quantos filhos tem. Enfim, coisas que indicam como é a estrutura do candidato fora do trabalho".

"Se a pessoa pratica exercícios, tem uma vida cultural, uma família estruturada, tudo isso indica teoricamente que ela é mais satisfeita, tem qualidade de vida, é equilibrada". Mas caso você não tenha esse perfil "arrojado", melhor não colocar falsas informações. Prefira sempre a honestidade.

E muita atenção. Algo que dificilmente é admitido por todos os selecionadores são os erros de português.

Só mande foto se isso for solicitado por quem está fazendo a seleção.

2 Não é preciso escrever que se trata de um currículo, muito menos faça isso em latim.

3 Os números dos seus documentos só devem ser fornecidos quando solicitados. Normalmente isso ocorre no momento da contratação

4 Os nomes dos seus pais são informações totalmente desnecessárias.

5 O formato da letra e cor devem seguir o padrão básico. Prefira o preto nos tipos convencionais como Times New Roman e Arial.

6 As características de sua personalidade serão checadas na entrevista ou em uma dinâmica de grupo. No currículo, esses termos não colaboram em nada para o conhecimento do seu perfil profissional.

7 Basta dizer, de forma geral, se seu nível no idioma é básico, intermediário ou fluente.

8 Retire as experiências que não estão relacionadas com sua atuação profissional.

9 Coloque a data de entrada e de saída da empresa e não apenas o tempo em que permaneceu no local.

10As informações de sua experiência profissional devem estar em ordem decrescente. Ou seja, seu último emprego ou o atual devem vir no topo da lista.

11 Se as funções desempenhadas em cada empresa forem semelhantes, coloque esses dados no campo de sua qualificação. Prefira destacar os resultados obtidos em cada local em que já trabalhou.

12 Coloque informações sobre suas atividades extras profissionais apenas se elas forem atuais. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado. Se você não tiver o perfil arrojado, prefira o modelo clássico.

Fonte: Terra

Nenhum comentário: