4.18.2009

Isotretinoína x Acne



A acne é o martírio de muitos adolescentes. Justamente na época em que a imagem tem tanta importância, surgem os cravos e as espinhas, diminuindo a auto-estima do jovem que, muita vezes, se afasta do convívio social por vergonha ou para evitar as brincadeiras dos colegas.

Alguns casos são resistentes aos tratamentos convencionais, geralmente prolongados e mal tolerados pelos adolescentes. Outros podem se tornar muito graves, deixando cicatrizes. Para estes casos, pode ser utilizada a isotretinoína.

Remédio pode acabar com a doença em 6 a 8 meses
Medicamento derivado da vitamina A, a isotretinoína acaba com a doença, na maioria dos casos, em cerca de 6 a 8 meses. A medicação age nas glândulas sebáceas reduzindo o seu tamanho, diminuindo a secreção do sebo e alterando a sua composição, além de evitar a obstrução da abertura do folículo piloso e de reduzir a inflamação.

Usualmente, percebe-se melhora da acne desde o início do tratamento com a isotretinoína, mas é possível ocorrer uma piora da doença entre a segunda e a sexta semana. Este agravamento vai se reverter logo em seguida, com evolução gradativa para o desaparecimento das lesões.

Efeitos colaterais

No entanto, o uso do remédio exige cautela, pois podem ocorrer efeitos colaterais. O mais grave é a teratogenia, ou seja, a isotretinoína causa defeitos no feto. Por isso, o seu uso é proibido em gestantes, sendo imprescindível realizar teste de gravidez nas mulheres, antes de se iniciar o tratamento. As mulheres que têm vida sexual ativa devem usar 2 métodos anticoncepcionais concomitantes durante e até 2 meses após o tratamento.

Os outros possíveis efeitos colaterais são reversíveis e, quando ocorrem, desaparecem após o término do tratamento:

ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos)
ressecamento das mucosas bucal, nasal e ocular
queda de cabelo
sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa)
ressecamento intenso da pele
dores musculares e nas articulações
dor de cabeça
aumento do colesterol e triglicerídeos
alterações das enzimas hepáticas
Acne tratada com Isotretinoína

Cuidados

A pele fica mais sensível ao sol, devendo ser protegida com o uso de filtros solares
É recomendado o uso de umectantes labiais para evitar rachaduras
Usuários de lentes de contato podem necessitar de lubrificantes oculares com maior frequência
Não tomar antibióticos do tipo tetraciclina ou seus derivados devido à possibilidade de surgirem efeitos colaterais resultantes da interação entre os medicamentos
O remédio deve ser ingerido após as refeições
Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento
O tratamento da acne com a isotretinoína é, em geral, seguro, desde que seja adequadamente acompanhado pelo médico. Seus efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.


Isotretinoína é um fármaco utilizado pela medicina no tratamento do acne severa ou da rosácea. É utilizado também como medicamento na quimioterapia de certos tipos de câncer de pele. Trata-se quimicamente do ácido 13-cis-retinóico, isômero sintético da tretinoína[1], um teratogênico, onde o uso na gravidez é terminantemente proibido.


Isotretinoína x acne
Quando a acne alcança os graus III e IV uma das opções de tratamento é a isotretinoína, substância derivada da vitamina A. A substância reduz o tamanho das glândulas sebáceas e ainda normaliza a queratina na abertura do folículo piloso. A isotretinoína consegue também eliminar as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação. Age ainda evitando a obstrução da abertura do folículo piloso e reduz a inflamação.

Usualmente, percebe-se melhora da acne desde o início do tratamento com a isotretinoína, mas é possível ocorrer uma piora entre a segunda e a sexta semana. Depois, ocorre a evolução gradativa para o desaparecimento das lesões.


Efeitos colaterais

[editar] Teratogenia
Os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa e devem ser controlados por médico. O mais grave é a teratogenia, geração de defeitos permanentes no feto. Por isso, o uso de isotretinoína é proibido em gestantes e é imprescindível que as mulheres realizem teste de gravidez antes de iniciar o tratamento. As mulheres que têm vida sexual ativa devem usar dois métodos anticoncepcionais concomitantes durante o tratamento e por pelo menos dois meses após o final do tratamento..

No Brasil, o IDEC constatou que a negligência por parte do governo, dos médicos e dos fabricantes com a prescrição da isotretinoína pode causar defeitos congénitos tão graves quanto os causados pela talidomida nos anos 50. Esse estudo foi feito com 61,2% dos dermatologistas registrados no Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal.

Em gestantes, a droga causa, além de inflamações de pele em vários graus, morte do feto ou malformações graves como hidrocefalia e microftalmia, em alguns casos associadas com defeitos nos vasos sanguíneos.

Outros
Em não-gestantes, os outros possíveis efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem após o término do tratamento:

Ressecamento labial (ocorre em 100% dos casos).
Ressecamento das mucosas bucal, nasal, genital e ocular.
Queda e ressecamento de cabelo.
Sangramento nasal (devido ao ressecamento da mucosa).
Ressecamento intenso da pele.
Dores musculares e nas articulações.
Diminuição da imunoresistência.
Asma,bronquite,entre outras possíveis complicações respiratórias.
Dor de cabeça.
Aumento do colesterol e triglicerídeos.
Alterações das enzimas hepáticas.

Cuidados
Com o uso de isotretinoína a pele fica mais sensível ao sol, devendo ser protegida com o uso de filtros solares.
O ressecamento das mucosas deve ser combatido com cremes umectantes nos lábios, soro fisiológico no nariz, lubrificante ocular nos olhos e lubrificante próprio para mucosa genital feminina.
Usuários de lentes de contato podem necessitar de lubrificantes oculares com maior frequência.
Não tome antibióticos do tipo tetraciclina ou seus derivados, devido à possibilidade de surgirem efeitos colaterais resultantes da interação entre os medicamentos.
Tome o medicamento durante ou após as refeições.
Não se deve doar sangue caso tenha sido administrado o medicamento a menos de um ano.
Deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento
No caso de mulheres é extremamente importante que não fiquem grávidas durante o período de tratamento, tal gravidez será de alto risco e de grande perigo para o bebê.
Seus efeitos colaterais são bem conhecidos e podem ser controlados através de exames periódicos, que devem ser solicitados pelo dermatologista responsável pelo tratamento e de acordo com a evolução do paciente.

Superdose
Uma dosagem elevada de isotretinoína é irreversível, causando sintomas idênticos aos da hipervitaminose A. Contudo, é possível fazer lavagem gástrica, caso não se tenha passado muitas horas depois da ingestão.

PS:utilizar este ou qualquer outro medicamento com acompanhamento médico (boaspraticasfarmaceuticas)

Nenhum comentário: