2.02.2010

Alergia também ataca no verão e um dos vilões é o ar-condicionado

Alergia também ataca no verão e um dos vilões é o ar-condicionado
Sujeira no aparelho e choques térmicos agravam problemas respiratórios no calor

Rio - Nariz coçando, olhos ardendo e lacrimejando, espirros sucessivos e chiado no peito. Os sintomas ‘atacam’ pessoas com problemas alérgicos e respiratórios não só no inverno, mas também no calor. O entra e sai da rua para ambientes com ar-condicionado e a interrupção do tratamento aumentam as crises. “No verão, muitos param de tomar o medicamento pois se sentem bem, o que é perigoso”.

Casas de praia e de campo também podem ser um problema. Como ficam fechadas por muito tempo, mofo e fungos se acumulam. Por isso, é preciso providenciar uma boa faxina antes de se chegar ao local e colocar móveis e outros objetos que acumulam poeira para ventilar, além de manter o imóvel arejado.

LIMPEZA E ÁGUA

“A recomendação para todos é limpar frequentemente ventilador e ar-condicionado, manter as narinas umedecidas com soro fisiológico, praticar exercícios físicos, que ajudam a melhorar a respiração e a saúde, e beber bastante líquido para manter o organismo hidratado”.

Outra dica contra a alergia é evitar varrer a casa, o que espalha a poeira. É preferível utilizar panos úmidos para tirar o pó do chão e dos móveis. Também é prudente não usar produtos químicos com odor forte, como água sanitária e cloro.

Saiba Mais:

Higienização do ar-condicionado evita danos à saúde

Limpeza do filtro de ar barra a proliferação de fungos, “A alergia respiratoria ataca sempre em ambiente climatizado, quando o local ou o aparelho de ar estão empoeirados”. Nesta época do ano, o calor é constante e o ar-condicionado passa mais tempo ligado. Por isso, é preciso conferir se os aparelhos estão limpos da maneira adequada.

Empresas especializadas em manutenção dos aparelhos de ar fazem a limpeza preventiva e ajudam a prevenir problemas respiratórios. Mas a limpeza pode ser feita por conta própria. Basta retirar o filtro do aparelho e fazer a higienização com uma escova para retirar o excesso de pó. Além disso, o manual que acompanha o produto oferece mais orientações.

Uma dica prática para os proprietários dos aparelhos é, antes de desligá-lo, mantê-lo funcionando por cinco minutos na função ventilação. Isso permite a secagem da bandeja e serpentina, reduzindo a umidade do aparelho, o que evita a proliferação de fungos e bactérias.

A manutenção periódica do aparelho condicionado deve ser feita no mínimo semestralmente. “Dependendo da frequência com que é utilizado, a limpeza dos filtros deve ser feita semanalmente”.

Problemas respiratórios - Quando não há manutenção do ar, como a troca do filtro, por exemplo, haverá acúmulo de germes, tais como vírus, bactérias e fungos na tubulação posterior ao filtro.

Com isso, os germes são expelidos pelo ar, fazendo com que sejam inalados, o que pode gerar problemas de saúde como sinusites, amigdalites, gripes, além de outras de cunho alérgico, como a asma.

Além disso, o ar frio pode paralisar os cílios que revestem a parede do trato respiratório e que são os responsáveis por eliminar impurezas.

Vale lembrar que em todas as estações do ano é importante manter a limpeza e manutenção do ar-condicionado em dia. Todos os sistemas de resfriamento (residencial, escritórios ou no carro) podem causar danos à saúde se estiverem sujos.

Jornais O Dia e a Tarde

Nenhum comentário: