8.09.2010

Decepção amorosa: quem não viveu?

Traição, abandono, mentira, problemas sexuais e falta de ânimo na vida a dois são muito mais comuns que se pensa
Percebo sempre muitos e-mails de pessoas contando suas decepções amorosas. Decidi então lançar a pergunta no meu site “Você já viveu alguma decepção amorosa? Como foi?”.
O placar foi: 92% Sim; 7% Não. Isso demonstrou que não viver decepção é coisa rara.
Selecionei algumas respostas:“Eu namorava um rapaz há mais de três anos e resolvemos casar. Construímos casa, mas ele começou a se endividar e a se complicar com as dívidas. Marcamos casamento, entretanto faltando dois meses ele arrumou outra com grana para saldar suas dívidas e se casou com ela um ano depois, exatamente no mesmo dia em que iríamos casar.”“Tive um relacionamento conturbado de cinco anos, mas eu achava que estava tudo sob o meu controle, que poderia pôr fim quando eu quisesse, já que era ‘a esposa perfeita’ e ele ‘o marido problemático’. Ia levando a vida até que um dia ele me disse: ‘Não te amo mais, estou conhecendo outra pessoa e vou embora’. E o chão sumiu pra mim...” "Eu era apaixonada pelo meu médico. Na primeira chance que ele teve de me levar pra cama, tive uma decepção tripla: o pênis dele é muito pequeno, ele teve uma ejaculação precoce e, no segundo tempo, ele ainda conseguiu broxar... Estou mal, mas ao menos sei que o problema não é comigo.”"Sou casado há 25 anos, e minha mulher me traiu com vizinho. Pediu perdão e perdoei, mas não esqueço. Minha vida hoje está voltada única e exclusivamente para me vingar.”“Namorei um rapaz por seis anos. De repente, fiquei grávida, mesmo tomando anticoncepcional... Achei que estávamos juntos nessa, mas ele disse que não gostava mais de mim e me culpou de ser irresponsável por ter engravidado. Foi a maior decepção da minha vida.”“Eu estava casada e meu marido foi fazer uma viagem. De lá ele ligou falando que não ia mais voltar pra casa. Sei que não estávamos bem, mas pensava que tinha me casado com um homem que pelo menos teria coragem de enfrentar essa situação cara a cara comigo.”“Minha esposa, após 20 de casamento, apaixonou-se pelo diretor de sua empresa. Mas, apesar de tudo isto, ainda desejo que ela fique em casa. É uma luta feroz contra todos os mitos, conceitos e tradições que recebi durante toda minha vida. Eu ainda a amo...”“Meu marido perdeu o desejo por mim logo que nos casamos e me levou na lábia por mais de 15 anos; nunca se interessava em sexo. Como ele era complicado e depressivo achei que eram os remédios. Daí descobri que ele procurou profissionais quase todos os dias do nosso casamento.”E você? Qual foi a sua maior decepção amorosa?
E na adolescência. É pior?
Todos nós sabemos que superar uma decepção amorosa não é tarefa fácil. Mas, durante a adolescência essas desilusões parecem ser piores.
Os pais que hoje passam por situações parecidas com seus filhos, certamente não conseguirão lembrar com clareza todas as aflições que já passaram na própria adolescência.
Pais, não se aflijam! “A adolescência é um período mágico em que num único dia, o jovem consegue ser quente e frio, pequeno e grande, alegre e triste, rápido e lento, medroso e valente, forte e frágil, preguiçoso e trabalhador, bruto e meigo. Tudo isso em apenas um dia!”, afirma a Maria de Lourdes da Cunha Sola, Psicóloga, especialista em terapia comportamental e cognitiva pela USP.
A adolescência é uma etapa transitória na qual o jovem entra no mundo do adulto e começa a se desprender do mundo infantil. Nessa fase, até mesmo por uma questão de maturidade, eles costumam apostar tudo em uma relação presente. “São muitas as transformações ocorridas na vida do adolescente e os amores vividos nesse período, representam um porto seguro diante das tempestades. É o momento no qual o jovem se auto-afirma”, explica a especialista.
Segundo a psicóloga, toda separação representa um luto. É uma fase de sofrimento tanto na vida do adulto como na do adolescente. Durante a essa etapa, as perdas são mais complicadas, uma vez que milhares de descobertas e mudanças estão ocorrendo juntamente com o sentimento de perda.
Ainda que na adolescência a sociabilidade seja maior que em outras fases da vida, a insegurança também é muito grande. Por isso, a atenção e carinho dos pais são essenciais. Se o seu filho passou por uma decepção amorosa e você não sabe o que fazer para ajudá-lo, muita calma e atenção. Saber valorizar e respeitar o sentimento e compreender a dor sentida pelo seu filho demonstrará que você está ao lado dele.
Para a psicóloga Maria de Lourdes Sola, acolher sem criticar é a melhor forma de ajudar o adolescente. “É um período em que não adianta os pais falarem frases do tipo ‘eu sempre percebi que ele (a) não servia pra você’. Atitudes como essas só irão piorar a situação. Em outras palavras, vocês estarão dizendo: ‘filho você é um trouxa e não percebeu o tipo de pessoa com a qual namorava e o sofrimento será duplo”, ressalta.
Se a relação entre você e seu filho sempre foi aberta, se o respeito e a amizade sempre existiram, o seu colo será o primeiro que ele irá procurar. Agora, se nunca existiu esta relação, não será no período de luto que os pais conseguirão esta aproximação. “Forçar uma conversa sobre um assunto que ele não quer falar e, principalmente, num momento em que tudo o que ele precisa é de respeito a sua privacidade, só piorará a situação”.

Um comentário:

Anônimo disse...

MERDA DE DECEPÇÃO AMOROSA!!
Mas porque diabos eu fui me apaixonar pela isabella?? Talvez ela nem exista... mesmo se existir, quem garante que ela me ame?
Mas se ela existir então eu sei que existe uma pessoa igual a mim, perfeita pra mim. Infelizmente dessa decepção eu vou lembrar por um bom tempo, aliás, ainda não está confirmado se ela realmente não me ama ou se ela sente, gosta, faz tudo o que diz. Até o momento eu considero isso uma decepção, acho que ela nem vai mais entrar no msn hj ;( Mas mesmo que ela entrasse eu não ia puxar conversa com ela, é sempre eu que faço isso. Alguem ai sabe se ela realmente me ama?