8.11.2010

Desejo sexual diminue com a idade?

Segundo pesquisa da fundação Saber (Saúde, Amor, Bem-Estar e Responsabilidade) 87% das pessoas acreditam que o desejo sexual diminui com a idade, o que é um preconceito contra os mais velhos.
De um modo geral os homens podem praticar sexo até o final da vida, se não houver algum impedimento físico.
As mulheres, com as terapias de reposição hormonal, géis lubrificantes e com os compostos vitamínicos também podem continuar a praticar sexo até o final da vida.

MAIS DE 80 ANOS
Pacientes mantêm relações semanais
Tanto é preconceito achar que a idade interfere no desejo sexual, que tenho pacientes com mais de 80 anos que mantêm uma vida sexual ativa. Alguns com auxílio de reposição hormonal e outros com auxílio das pílulas de impotência, mas todos têm pelo menos uma relação sexual por semana.

ACOMPANHAMENTO
Soluções incluem reposição hormonal

Os idosos, do mesmo modo que pacientes um pouco mais jovens, podem fazer reposição hormonal sem problemas desde que com o devido acompanhamento médico. Isso porque o médico não se atém somente à reposição hormonal, mas também faz uma avaliação global do indivíduo.

IMPLANTE
Prótese peniana ajuda a viver a vida
Recorrer a uma prótese peniana é uma forma de atender aos desejos, que não têm idade. Recentemente implantei uma em um paciente de 80 anos, que depois de 54 anos de trabalho árduo resolveu viver a vida. Separado da mulher ele tem algumas namoradas muito mais jovens e pretende curtir a vida.

IMPOTÊNCIA
Pílula surge como uma alternativa
Do mesmo modo que para as outras idades as restrições para o uso das chamadas pílulas de impotência são as mesmas para os indivíduos idosos. Só não devem usar aqueles que tomam medicações a base de nitratos e nitritos ou que não tenham condições físicas de manter uma relação sexual.

SERES ASSEXUADOS
Discriminação vem da sociedade
O preconceito também vem da sociedade que discrimina a pessoa idosa e a sua sexualidade vira motivo de chacota. Conversar sobre o assunto nem pensar! Um idoso falando de sexo é ridicularizado ou causa mal-estar aos ouvintes, uma vez que muita gente acha que seus avós são seres assexuados.

DEFICIÊNCIA FÍSICA
Com desembaraço restrição inexiste

Uma amiga sexóloga me contou sobre um médico plantonista embaraçado de ter que perguntar sobre a vida sexual de uma paciente de 76 anos com uma perna mecânica. Mas ela acabou falando antes que sua vida sexual era satisfatória e que desejava apenas fazer uma avaliação ginecológica.
Fonte:Sexo sem misterio

Nenhum comentário: