2.26.2011

DOENÇA CELÍACA: SAIBA MAIS SOBRE O PROBLEMA

Doença celíaca: saiba mais sobre o problema
Especialista tira todas as dúvidas sobre o problema!

Uma em cada 100 pessoas sofre com a doença celíaca, uma reação do sistema imunológico a alimentos com glúten. De acordo com estudos, o número de doentes é quatro vezes mais comum do que há 50 anos. E o problema não para por aí. Os celíacos podem desenvolver outros distúrbios bastante graves.

Em pacientes com a doença celíaca, o glúten, uma proteína presente no trigo, cevada e centeio, provoca o ataque do sistema imunológico, danificando a estrutura vilosa da mucosa no intestino delgado. A vilosidade é um pequeno processo de protrusão vascular, que aumenta a área de superfície do intestino, o que facilita a absorção de nutrientes e a digestão.

“O dano causado pelo sistema imunológico ao revestimento intestinal resulta, enfim, na perda de vilosidade da mucosa e em menor capacidade das células de absorver nutrientes vitais”, diz o gastrenterologista e especialista na doença, John Cangemi.

Essa doença apresenta sintomas diversos, como diarréia, distensão abdominal, perda de peso, anemia, perda de dentes, osteoporose prematura e grave ou uma inexplicável infertilidade. A dificuldade, segundo John Cangemi, é que os sintomas da doença celíaca são variáveis e podem ser confundidos com os de outras doenças mais comuns, como a síndrome de intestino irritável.

“De fato, não há sinais ou sintomas específicos da doença celíaca. Alguns estudos têm sugerido que, para cada pessoa que foi diagnosticada com a doença celíaca, há outras 30, provavelmente, que sofrem da enfermidade, sem que seja detectada”, afirma o médico.

Contudo, uma visita ao gastrenterologista pode resultar em um diagnóstico preciso – através de um exame de sangue ou de uma endoscopia digestiva alta, para se examinar a vilosidade da mucosa.

Difícil diagnóstico

Os pacientes com doença celíaca podem obter melhores resultados se consultarem médicos com experiência no tratamento dessa enfermidade. “Com a mesma frequência que a doença passa despercebida em muitos exames médicos, os diagnósticos podem ser feitos sem comprovação suficiente, sujeitando os pacientes a uma dieta muito austera, por razões erradas”, diz John Cangemi. É necessário fazer uma biópsia para confirmar um caso de doença celíaca.

Dieta sem glúten 

Obter um diagnóstico correto é um alívio. Todavia, o tratamento não é tão simples como pode parecer. “Não é fácil fazer uma dieta sem glúten”, diz John Cangemi. “Trigo, cevada e centeio são componentes de muitos tipos de alimentos, além de fazer parte de alguns medicamentos, doces e outros produtos. A pessoa pode, simplesmente, não se dar conta da presença deles”, explica.

O aspecto mais importante do tratamento é a dieta. Geralmente, alimentação sem glúten alivia os sintomas da doença e restaura a aparência normal – ou quase normal – do intestino delgado.

Nenhum comentário: