2.24.2011

Vitamina "D" pode regular o diabetes


Consumir iogurte com quantidade extra de vitamina D pode ajudar pessoas com diabetes a regular o açúcar no sangue, segundo uma pesquisa feita no Irã.
No estudo, 90 adultos com diabetes foram divididos em três grupos. Todos recebiam iogurte todos os dias: um grupo recebia iogurte natural; outro, iogurte com dose extra de vitamina D; e o terceiro, iogurte com quantidade extra de vitamina D e cálcio.
Após de 12 semanas, "nós observamos uma melhoria relativamente notável nos níveis de açúcar no sangue em grupos que receberam mais vitamina D, em comparação ao grupo do iogurte natural" disse o coautor da pesquisa Tirang Neyestani, professor do Instituto Nacional de Pesquisa em Nutrição e Tecnologia de Alimentos do Irã.
Estudos anteriores sobre o papel da vitamina D em pacientes com diabetes não foram capazes de mostrar causa e efeito.
Na diabetes tipo 2, a forma mais comum da doença, o organismo tem dificuldade em usar a insulina para processar a glicose dos alimentos, resultando em níveis excessivos de açúcar no sangue. A vitamina D pode ajudar a regular a sensibilidade do organismo para a insulina e a possível produção de insulina pelo pâncreas.
Nos anos 80, numerosos estudos relacionaram a vitamina D a um risco menor de diabetes, porém outros autores não encontraram nenhum benefício. Um relatório recente mostrou a relação entre os níveis de vitamina D no sangue das mulheres e o risco de desenvolver diabetes tipo 2, por exemplo.
No novo estudo, 55 mulheres e 35 homens foram divididos em grupos de 30, e todos beberam seu iogurte específico duas vezes por dia. O iogurte natural continha 150 mg de cálcio, o iogurte enriquecido tinha 500 unidades internacionais (UI) de vitamina D e 150 mg de cálcio, e o iogurte fortificado duplamente continha 500 UI de vitamina D e 250 mg de cálcio.
Depois de três meses, o nível de açúcar no sangue do grupo do iogurte natural aumentou de 187 mg/dL para 203 mg/dL (miligrama por decilitro de sangue). Em ambos os grupos dos iogurtes enriquecidos, o nível de açúcar no sangue caiu de 184 mg/dL para cerca de 172 mg/dL. Níveis de açúcar no sangue acima de 126 mg/dL são considerados diabetes.
As pessoas do grupo que recebeu o iogurte fortificado perderam uma média de 2 kg a 5 kg durante o estudo, enquanto o peso do grupo do iogurte natural permaneceu o mesmo.
Embora esta diferença possa parecer pequena, ela pode ter afetado os níveis de açúcar no sangue dos participantes, disse Anastassios Pittas, professor assistente de medicina na Tufts University School of Medicine, em Boston, que não fez parte do estudo.
"A perda de peso por si só, independentemente do que ela provoca, pode melhorar o diabetes", explicou.
Também é importante ressaltar que a vitamina D foi dada no iogurte, em vez de como um complemento. Tomar a vitamina por si só pode produzir resultados diferentes, segundo o professor.
"Iogurte contém probióticos, bactérias boas que nos ajudam a digerir os alimentos, e há alguns indícios de que também possam ser importantes para diabetes", explicou Pittas.
O estudo, publicado no "American Journal of Clinical Nutrition", foi financiado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Nutrição e Tecnologia de Alimentos do Irã. O iogurte foi doado pelas indústrias de laticínios do país e substituiu a quantidade equivalente de leite na dieta dos participantes.
Pessoas com diabetes tipo 2 devem seguir a atual recomendação do Instituto de Medicina de 600 IU de vitamina D por dia, Pittas disse.
O estudo é "um pouco bom demais para ser verdade", acrescentou ele, mas "fornece evidências adicionais para estudos de longo prazo. Eu ainda não diria que todos nós deveríamos tomar iogurte com vitamina."
Folha

Nenhum comentário: