2.26.2011

CATARATA: DIETA RICA EM CARBOIDRATOS É FATOR DE RISCO

Catarata: dieta rica em carboidratos é fator de risco
Estudo aponta que a ingestão de carboidratos em excesso pode aumentar o risco de desenvolver catarata.

Uma pesquisa realizada pela Tufts University, nos Estados Unidos, buscou compreender como se dá o processo que liga o metabolismo anormal da glicose ao risco maior de desenvolver diabetes e de catarata. Para isso, analisou cerca de 3 mil pacientes com mais de 40 anos, mapeando os possíveis fatores de risco para a catarata de 1992 a 1994.
Após cinco anos de estudo, os pesquisadores descobriram que apesar de o carboidrato ser a fonte mais importante de energia para o corpo humano, evidências consideráveis ligavam o desenvolvimento da catarata diretamente ao consumo excessivo dessa substância.
“A exposição prolongada ao excesso de glicose pode resultar em oxidação, cross-linking, agregação e precipitação das proteínas do cristalino, que modificado, leva ao aparecimento da catarata", explica o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
Mas, segundo especialistas, esse é um fator de risco que pode ser modificado. Considerando que uma dieta rica em carboidratos pode representar um risco para o surgimento da doença, a solução é simples: Diminua o consumo de carboidratos na dieta!

Mais informações
Instituto de Moléstias Oculares - IMO
www.imo.com.br

Nenhum comentário: